por MOR_AL » 26 Jun 2008 22:35
Fabim. Boa esta sua colocação hehe!
Andre_Teprom e MTC.
Abri a tal válvula. Ela é a Emicol.
Agora compreendi que precisa de um pouco de pressão de água para poder abrir a passagem. O solenóide retrai um pino que mantém o disco de borracha (com plástico) vedando a passagem. O detalhe é que isso não impede que o disco vedante permaneça no local, vedando a passagem. Aí uma pequena pressão de água empurraria este disco e passaria para a saída.
MTC. Não sei até que ponto este problema é importante para você. Acho que teria uma solução relativamente simples.
Bastaria que a ponta do pino estivesse acoplada à parte central do disco vedante. Aí, quando fosse energizado o solenóide, o pino seria retraído e levaria consigo o disco de plástico com as bordas de borracha, abrindo a passagem de água.
Como fazer isso?
O curso do pino é de aprox. 1 cm.
Alargue o furo central do disco de plástico para passar um parafuso fino. Algo em torno de 1/16".
Faça um furo rosqueado de 0,5 mm de profundidade e com a rosca do parafuso na ponta do pino.
Prenda o disco no pino com um parafuso. Pronto.
Quando o solenóide for energizado atrairá o pino que moverá o disco vedante, abrindo a passagem de água sem pressão hidrostática.
Esta solução não é cara e, dependendo de sua ferramentaria, poderá ser feita por você com um custo quase nulo. Apenas duas brocas, uma furadeira de bancada, um fazedor de rosca (não tenho certeza do nome cossinete) e alguns parafusos.
Será que daria certo? Se você tentar, dê um retorno, falou?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain