Linguagem para desenvoler aplicativos Linux / Windows

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor enigmabox » 21 Ago 2008 19:40

Aprendi C e Assembly, Pascal, Fortran para PC e C e assembly para microcontroladores e acho a linguagem de programação C, mais facil de transcrever o codigo fonte de uma arquitetura para outra.
Acho os aplicativos em Java muito carregados.
Se linguagem C não fosse boa e direta, tava cheio de kernel de S.O. rodando Java, pascal, etc...
No kernel do Linux tá tudo escrito em C e C++, fica facil fazer aplicativos e modulos para o kernel. No sistema já vem pré-instalado o GCC, quer coisa mais facil?
enigmabox

Mensagempor chipselect » 21 Ago 2008 19:54

Rinaldo
Eu classifico assim:
C/C++ -> foco em ferramentas e SO, onde performance é crítica. Em casos extremos, Assembly. Portabilidade pode até ser desejável, mas não é prioridade, e é conseguido "no braço". Tem muitas bibliotecas, mas não há um padrão adotado para todas, cada um fez de uma maneira diferente. Permormance sacrifica tempo de desenvolvimento da equipe, onde o programador é forçado a conhecer e programar detalhes de cada SO. Programar regras de negócio aqui pode até ser considerado burrice, COBOL exisitiu para isso. Existe a complexidade de manutenção de código por falta de adoção de padrões de código e outras coisas.

JAVA -> foco na aplicação. Portabilidade e foco na resolução do problema em si, tirando a atenção do programador sobre detalhes do SO. Regras de negócio são programadas aqui. O mais próximo de "bibliotecas" no java são as APIs, tem bastante coisa, tem organização e padrão. Suporte à deficiências de C++, como internacionalização. Muita coisa é de graça e performance não é o principal foco. Programar código "de baixo nível" é quase impossível, devido a restrições, faça chamadas JNI para código em C/C++ ou outro. Tenta facilitar a manutenção do código através dos padrões e dos benefícios da OO.

C# -> tentativa da Microsoft de desbancar o JAVA. Tem coisas interessantes, e é o concorrente mais sério do java. Ainda tem um pouco de terreno para percorrer, até alcançar maturidade que o JAVA conseguiu.

PASCAL -> faz tudo que C faz. A impressão que dá é que essa linguagem está seguindo para o mesmo fim de COBOL. Delphi é um "pascal com OO". Tem muita gente que usa no Brasil, mas acho que tá definhando também. Portabilidade é mais sofrível que C porque C/C++ tem muito mais opções de ambientes.

BASIC -> pra brincar é legal. Muitas vezes consegue ser mais portável que C, dá pra fazer pequenos aplicativos com grande velocidade de desenvolvimento, não é recomendado para aplicativos de porte médio pra cima. O código em basic ancestral virava uma macarronada, difícil de manter.

Fortran -> para os fanáticos por matemática. Esta é a linguagem de programação de alto nível mais antiga, tem certa deficiência de IO e pode ser muito complicado a manutenção de código.

Existem muitas linguagens, basta classificar a aplicação e escolher a linguagem mais apropriada. Pode-se até demorar para aprender algo novo, mas a atualização de conhecimento faz parte do cotidiano de um programador sério.

Marcelo, fala sério... vc deve ter trauma de java e windows... só pode, ou deve estar brincando pra falar tanta coisa inútil.
chipselect
Word

Mensagempor ivan » 21 Ago 2008 21:10

Siscomex é piada sim! Da mesma forma que java é pra leigos....

Trabalhei nêle com java/JSP/Servlet servidor de aplicações WebSphere rodando em ambiente Unix no mainframe IBM. Tudo coisa de leigo!

Bons estudos...
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor msamsoniuk » 21 Ago 2008 23:11

o siscomex nao roda em adabas/natural ? pelo menos eh o que diz o report q eu tenho com origem do proprio banco central, cujo sistema sisbacen esta conectado online ao siscomex (no site da receita vi uma confirmacao disso tambem: o siscomex roda em um mainframe com plataforma adabas/natural).

ah sim, para nao dizer que nao se usa java, tem o emulador de terminal:

https://acesso.serpro.gov.br/HOD900/index.htm

embora seja um mero emulador de terminal, pelo menos eles nao estao mais torrando nosso dinheiro de impostos fornecendo emuladores de terminal comerciais... mas dizer q ateh uma crianca de 7 anos faria o mesmo seria covardia, pois o x3270 emula o mesmo tipo de terminal e, associado a um ssh, certamente forneceria muito mais performance e seguranca que uma conexao via https. ok, minto... o meu sobrinho de 5 anos consegue instalar os packages do x3270 e bota o ssh no ar com chaves de 4096 bits... mas vamos tentar ver as coisas pelo lado positivo! bom, depois eu tento achar um.

enfim, eu nao tenho trauma de windows e java nao, soh nao gosto quando me obrigam a usar essas porcarias, pq elas me fazem perder tempo! sem medo algum, desafio a quem nunca viu o windows travar que atire a primeira pedra! droga, sobre o java nao tenho nada ruim para falar, exceto o fato dele consumir 20GB de memoria e rodar apenas em processadores intel dual core 2.5GHz (e falam que ele eh portavel! hahaha).

mas no fundo (bem lah no fundo!) o java nao eh ruim, de fato eu costumo recomendar java fortemente para as pessoas que ainda insistem em perder o tempo delas com visual basic e delphi. nao que o delphi ou pascal sejam ruins tambem, mas o tempo deles meio que jah passou neh wagner (ops, eu nao queria citar nomes). sobre o basic entao chipselect, sem comentarios! larga isso e seja feliz usando java!

e parem de jogar gasolina, senao eu faco como os russos na georgia e continuo o flame war! jah viram coisa mais divertida na internet que atormentar as pessoas ? :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 22 Ago 2008 07:30

Marcelo

sobre linguagens de programação, eu uso C/C++ e, quando o sistema é de maior porte para WEB, uso java, e para servidores eu dou preferência ao Linux, mas não tenho muita coisa contra windows server.

Não sou fã de nenhuma linguagem ou SO em particular, mas um programador de verdade é aquele que sabe resolver os problemas, escolhendo as ferramentas que mais se adequam à situação, e não as que ele quer usar. Nem sempre C/C++ é a melhor solução e em alguns casos, o Windows pode ajudar.

Para o pessoal que não gosta do java:
Java não é mais considerada lento em servidores de aplicações.

http://julianocarniel.blogspot.com/2007 ... hmark.html

A frase de "a melhor linguagem é a que você sabe usar" é bem limitada, não gosto dela porque isso não incentiva a atualização profissional. Tem "profissionais" que ainda usam e defendem o Clipper... chegam ao cúmulo de falar que é melhor que o Oracle... Eu aprendi C no início da década de 90, e não queria ficar só com ela, nem me imagino programando uma aplicação web em C, seria idiotice demais.

Pode ser que eu esteja errado, talvez na área de engenharia elétrica seja diferente do que você aprende na graduação em ciências da computação, mas isso só vou ter certeza depois que terminar minha graduação em engenharia elétrica.
chipselect
Word

Mensagempor ivan » 22 Ago 2008 09:59

Bem, o banco de dados(hierárquico) - coisa antiga... - é o Adabas e Natural é a linguagem de programação em que estão as rotinas de acesso ao banco.
O sistema "legado" é feito Adabas/Natural sim. Ainda, existe uma interface Natural para web, mas ela custa alguns $$$$$. Por isso optou-se pelo Java. Plataforma aberta, royalties free.

Note bem, não estou "falando" de algo que li. Estou AFIRMANDO porque participei da construção de alguns dos sites do Siscomex.

Em tempo, a empresa que faz os sistemas de informática do governo federal é o SERPRO, no caso do Siscomex a RECEITA é o outro canal de informações atualizadas.

Agora, onde está o problema se o BACEN ainda acessa o sistema legado? Poderia fazê-lo usando webservices(B2B). Se não o faz, não seria uma questão de economia?
Pelo que me consta, o Siscomex não surgiu com o Java, êle já existia bem antes. Antes mesmo do PC, por isso Natural/Adabas. Com a plataforma JAVA/Web apenas ficou mais fácil o acesso no mais variados locais, pois basta um PC e uma conexão internet. Não precisa mais de um terminal mainframe(IBM like) e linhas dedicadas para conectá-lo Brasil a fora, não é verdade?

Abra a mente e tome um copo de Java!
abs.

PS: O programa de IR pessoa física tb tem versão Java que ganhou prêmio no Java One - São Francisco.
O site www.publicidade.folha.com.br tb é feito em java e acessa BD Oracle usando as suas features Objeto-Relacionais. O setor de publicidade é o maior faturamento da Folha de São Paulo.
São outras afirmações.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor msamsoniuk » 22 Ago 2008 11:04

chipselect escreveu:
Para o pessoal que não gosta do java:
Java não é mais considerada lento em servidores de aplicações.

http://julianocarniel.blogspot.com/2007 ... hmark.html

pois eh, leia os comentarios na mesma pagina e descubra que java eh uma das piores linguagens disponiveis! de quebra um cara ateh indica que fizeram falcatrua nos benchmarks (usando outro benchmark o negocio vai lah no chao!). nao dah nem graca, para cada cara q fala bem de java vc encontra 100 que usaram e odeiam. eh como chutar cachorro morto! :)

Pode ser que eu esteja errado, talvez na área de engenharia elétrica seja diferente do que você aprende na graduação em ciências da computação, mas isso só vou ter certeza depois que terminar minha graduação em engenharia elétrica.

nao sei se tem relacao nao. francamente, no meu dia a dia eu vejo equipamentos embarcados de porte bastante variado, de telefones a switchs atm, rodando sistemas operacionais bastante variados e desenvolvidos nos cinco continentes, por times de desenvolvimento bastante gabaritados. a grande maioria roda aplicacoes desenvolvidas em C e alguma coisa em C++, mas nunca vi java.

alguem poderia argumentar que um telefone eh uma aplicacao muito simploria para rodar java. ao mesmo tempo, um switch atm eh uma aplicacao que requer muita performance para poder rodar java. e afinal, onde java se encaixa ? se ele nao serve para aplicacoes de pequeno ou grande porte, entao a verdade seria que ele nao serve para *nada* ?!?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 22 Ago 2008 11:22

ivan escreveu:Bem, o banco de dados(hierárquico) - coisa antiga... - é o Adabas e Natural é a linguagem de programação em que estão as rotinas de acesso ao banco.
O sistema "legado" é feito Adabas/Natural sim. Ainda, existe uma interface Natural para web, mas ela custa alguns $$$$$. Por isso optou-se pelo Java. Plataforma aberta, royalties free.

ueh, mas mudou-se tudo ou continua o banco de dados em adabas o acesso ao banco em natural ? pq o q eu vi no site da receita era um emulador de terminal burro 3270 feito em java. soh falta me dizerem que esse emulador de terminal burro soh funciona se for feito com OO (hahaha).

Note bem, não estou "falando" de algo que li. Estou AFIRMANDO porque participei da construção de alguns dos sites do Siscomex.

Em tempo, a empresa que faz os sistemas de informática do governo federal é o SERPRO, no caso do Siscomex a RECEITA é o outro canal de informações atualizadas.

Agora, onde está o problema se o BACEN ainda acessa o sistema legado? Poderia fazê-lo usando webservices(B2B). Se não o faz, não seria uma questão de economia?

vai ver eles nao sao burros e nao confiam nessas tecnologias de segunda mao.

Pelo que me consta, o Siscomex não surgiu com o Java, êle já existia bem antes. Antes mesmo do PC, por isso Natural/Adabas. Com a plataforma JAVA/Web apenas ficou mais fácil o acesso no mais variados locais, pois basta um PC e uma conexão internet. Não precisa mais de um terminal mainframe(IBM like) e linhas dedicadas para conectá-lo Brasil a fora, não é verdade?

no site da receita esta bem claro: emulador de terminal 3270 feito em java. a questao de linhas dedicadas era seguranca. hoje vc confia apenas na criptografia do SSL, que convenhamos nao representa o estado da arte em termos de criptografia.

Abra a mente e tome um copo de Java!

nao zoa, vai que eh veneno!

PS: O programa de IR pessoa física tb tem versão Java que ganhou prêmio no Java One - São Francisco.
O site www.publicidade.folha.com.br tb é feito em java e acessa BD Oracle usando as suas features Objeto-Relacionais. O setor de publicidade é o maior faturamento da Folha de São Paulo.
São outras afirmações.

depois eu dou uma zuada, digo, uma olhada nisso. agora vou almocar :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor polesapart » 22 Ago 2008 11:39

xultz escreveu:
eu nao sou totalmente contra java, mas acho que java devia ser colocado em seu devido lugar: eh uma linguagem para iniciantes.

Ah, se o Chun lê isso...

Fiz um forward :P
polesapart
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 22 Ago 2008 12:26

polesapart escreveu:
xultz escreveu:
eu nao sou totalmente contra java, mas acho que java devia ser colocado em seu devido lugar: eh uma linguagem para iniciantes.

Ah, se o Chun lê isso...

Fiz um forward :P

ueh ?! mas o chun nao eh iniciante ? +_+
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 22 Ago 2008 12:49

Já estou criando um login e senha pro Chun entrar aqui.
Esta briga promete!!!!
(só espero que fique por aqui, porque se vocês discutirem pessoalmente, o Marcelo vai levar a pior. Afinal de contas, o Chun é um monstro...)
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor polesapart » 22 Ago 2008 13:03

xultz escreveu:Já estou criando um login e senha pro Chun entrar aqui.
Esta briga promete!!!!
(só espero que fique por aqui, porque se vocês discutirem pessoalmente, o Marcelo vai levar a pior. Afinal de contas, o Chun é um monstro...)

O chun é um chinês baixinho, tem só uns 2m de altura. Se ele aparecer aqui pra jogar lenha na fogueira, eu ajudo a apagar (com gasolina) depois: é só convidar o binhara e dizer que o chun falou mal do MONO, e não precisa muito, basta dizer que C# é coisa de amadores [:P]
polesapart
Byte

Mensagempor chipselect » 22 Ago 2008 13:09

Marcelo, vc acha que só existe sistemas embarcados? Mas daí pra que saber de portabilidade de software e compatibilidade entre Linux e Windows, que é o foco deste tópico?

Sistemas grandes que são "legados", não é viável portar pra nenhuma linguagem ainda, pois isso custa caro. Mas se for adicionar ou fazer mais coisas, estão usando java, e não C/C++, não é mesmo? Acho que esses caras são burros, pois você tá pregando que C é a "linguagem universal, a top das tops, é a melhor pra qualquer coisa, é o bixo da goiaba..."

O java e o C tem seu lugar. Ou você faria um sistema tipo o "siscomex" hoje, do zero, inteiro em ANSI C??? Faria todo em C++??? do jeito que você prega, nem sgbd presta, vai tudo em file io mesmo...

aff cara, se liga, C não tem suporte nem a OO, nem dianta falar que dá pra praticar os conceitos de OO em qualquer lugar, não dá não, se der, eu gostaria muito de saber como se faz sobrecarga de operadores e funções em ANSI C... Assembly então... o resultado é pura gambiarra.
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 22 Ago 2008 13:12

polesapart escreveu:
xultz escreveu:Já estou criando um login e senha pro Chun entrar aqui.
Esta briga promete!!!!

O chun é um chinês baixinho, tem só uns 2m de altura. Se ele aparecer aqui pra jogar lenha na fogueira, eu ajudo a apagar (com gasolina) depois: é só convidar o binhara e dizer que o chun falou mal do MONO, e não precisa muito, basta dizer que C# é coisa de amadores [:P]

o chun nao dah nem pro comeco! a ultima vez que falei para ele que java era coisa de mocinhas, ele chorou e pediu pra sair! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor polesapart » 22 Ago 2008 13:14

chipselect escreveu:<cortei>
aff cara, se liga, C não tem suporte nem a OO, nem dianta falar que dá pra praticar os conceitos de OO em qualquer lugar, não dá não, se der, eu gostaria muito de saber como se faz sobrecarga de operadores e funções em ANSI C... Assembly então... o resultado é pura gambiarra.

Sobrecarga de operadores eu acho uma comparação injusta já que Java não provê, e nisto acho que eles fizeram bem, pelo menos nunca ouvi alguém sentir falta.

Quanto a uma implementação de orientação a objetos com polimorfismo e herança em C, vide documentação das bibliotecas glib/gobject (www.gtk.org). Só cito isto para afirmar que existe, por quê na verdade a implementação (embora 100% funcional) tem uma sintaxe assustadora e uma semântica exageradamente complicada. Mas funciona.

(Não me levem muito a sério neste topic, eu tou aqui apenas pra ver o circo pegar fogo mesmo).
polesapart
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )