BIOS.

Programação Delphi e Pascal

Moderadores: 51, guest2003

BIOS.

Mensagempor fabim » 20 Ago 2008 13:17

Psual, algum delpheiro como eu.
Sabe uma forma de ler a bios da maquina ?
Memoria, temperatura, tensões etc.?

Ja testei um punhado de dica.. nenhuma funcionou.
Inda mais porque o endereço de ofset que todos disponibilizam é do 2000 pra baixo. :(

Help ? Help ? .. soluço de necessitado brasileiro.rs

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 20 Ago 2008 13:45

Tem uma pagina que diz como obter informaçõesl da BIOS, mas nem sei se dá certo, olha aí:

http://www.latiumsoftware.com/en/delphi/00050.php
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor fabim » 20 Ago 2008 15:03

é jorgim.
Infelizmente, mais um site mentirozo.rsrs

Cara to arrancando os cabelos.. e esta porqueira num funfa.

da erro de leitura proibida, endereço inesistente, valor não setavel.. cada vez um erro diferente.rs

Fabim

Mais ajuda ieu aí prucura mais umas porqueiras dessa, que eu quando achar vou postando aqui também.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 20 Ago 2008 15:06

Olha, tinha um problema com windows XP, dava um erro de privilégio. Nem tem como testar agora, mas se eu conseguir depois te falo.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor proex » 20 Ago 2008 15:10

Sei que pra ler a Bios atraves de qualquer programa rodando sob o Windows, este programa precisa ter um monte de privilégios sem os quais o windows nao vai liberar o acesso.

Sem fosse simples e facil, qualquer um poderia fazer um virus para corromper a bios.

Mesmo assim, desconfio que valores de tensao devam ser lidos diretamente no chip conversor AD respectivo, e nao através do chip da bios.

Nao sei o que a bios tem a ver com isso.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 20 Ago 2008 15:14

intão.
Sabe quando voce entra no setup da maqui em hardware manangement.
TEMP MB
TEMP CPU
V LOGIC
V CPU
V WORK

Esses valores são lidos da Bios.

FAbim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor proex » 20 Ago 2008 17:22

Nao fio, esses valores estao sendo lidos pelo programa que esta editando os dados da bios na tela.

Bios nao é um programa.
Bios é uma regiao da memoria onde estao gravados a configuraçoes do seu hardware.

O programa que edita a bios é que lê os valores de tensao e temperatura num conversor A/D, e mostra esses valores na mesma tela, juntamente com os dados da bios.

Por exemplo: a Intel chama de BIOS Setup Program, o programa que edita os valores da bios.

The BIOS Setup program can be used to view and change the BIOS settings for the computer.
The BIOS Setup program is accessed by pressing the <F2> key after the Power-On Self-Test (POST) memory test begins and before the operating system boot begins.

Minha placa Intel usa o chip EMC6D101 pra monitorar as tensoes e temperatura da placa. Os dados sao lidos atraves de um barramento I2C pelo Asic de I/Os da placa.

Agora, nao faço a minima idéia de como acessar essa Asic pra ler esses dados no chip.
proex
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 20 Ago 2008 18:39

Mas que dá pra fazer dá, senão o Everest Home nem existia!!!
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor tcpipchip » 24 Set 2008 18:41

"Bios nao é um programa. "

Hummmm??????
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 24 Set 2008 19:04

intão mano.. é e é também.
Tipo nóhra que o bixo boota..

perto o butão.
Processador pega dados da eeprom "bios" e joga na ram.
periféricos, ck, etc etc..

quando o bixim ja esta rodando o SO, tem uma parte da ram que ninguém tasca, pois as informações da bios fica ali naquele setorziu.

purcauzudissu, dis-se por lenda ler a bios.

Infelizmente não é tão simples ler este maldito setor, existem técnicas para isto. O SO por ser proibido de mexer neste setor, da mesagens de erro e outras coisitas mais.
Másss não é impossivél, existem técnicas e até componentes para isto no delphi. Pelo q eu pude perceber, o aplicativo faz um espelho deste setor aí sim você pode fuçar nas inf´s.

Sabe DEUS lá como fazer isto.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 24 Set 2008 22:22

Vamos parar de lorota. Em primeiro lugar a temperatura, velocidade do ventilador, nivel de bateria nao sao dados para se ler diretamente da area de Dados da BIOS. O acesso direto a memoria requer privilégios de RING 0 que vc e sua aplicacao nao tem. Só para relembrar e para a turma que nasceu ontem:

A partir do processador 386 temos os RINGs (nao os do Senhor dos Aneis e não me venha com piadinhas do Frodo e Acesso ao RING0 da CPU) Os RINGS 0,1,2 e 3. O RING 3 é onde sua aplicacao roda. O RING 2 fica as DLL's. O RING 1 ficam os drivers e o RING 0 é o hardware propriamente dito.

Uma aplicaco do RING 3 nao pode falar com RING 0 ou RING 1. Somente pode falar com o RING 2 (que sao as DLL´s) As DLL´s por sua vez podem falar com os drivers e servicos do Windows que rodam no RING1. Estes drivers tem acesso direto ao RING0.

Para resumir. esquece aqueles tutoriais de acessar a porta paralela com um Array de ports. Vc tem que ter um Driver de hardware que acessa o que vc quer e saber que DLL esta atrelada a ele. No ACPI temos o driver ACPI que conversa com os recursos de gerenciamento de energia e que tem acesso aos dados de temperatura do processador, etc. Ou pode usar o WMI que tb pode obter estes dados. Capitche?
Como no programa do Silvio (Pergunte a Maisa) temos no Windows o programa (Pergunte a API)

De toda forma se vc quer ler a temperatura e é tao preso ao Delphi (como eu) isso aqui poderá clarear a mente(Infelizmente nade de delphi por aqui pq a turma tem mente fechada neste aspecto)

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa394493.aspx

Do link acima vc pega o fio da meada. O sistema em questao se chama Windows Management Instrumentation (WMI). Pelo ACPI vc le tambem temperatura, velocidade dos fans, etc

De toda forma, leia os links abaixo, cada um deles tem algo interessante para voce. Sinto, nada de delphi.

http://www.zd7000forums.com/viewtopic.p ... hlight=vbs
http://www.alcpu.com/CoreTemp/

Este sobre ACPI

http://forums.microsoft.com/MSDN/ShowPo ... 1&SiteID=1
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor fabim » 24 Set 2008 22:51

nossa waguin...

num entendi esse larga de lorota...
Releia o que eu bostei,,,,
É Exatamente o que oC disse só que sem linguiça cheia..
os soft´s e dll´s ou componentes, simplesmente pegam não sei como o espaço ring 0 "seja dito por ti" e fazem um espelho em uma outra parte da ram "variavel" que seja. Nesta variavel o SO permite oC fuçar.

Maguei coC. :?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Set 2008 23:31

tem um programinha na Net que o pessoal usa para liberar acesso àos I/Os do PC, ele "quebra " essa história de precisar de privilégio, só num lembro o nome do bicho, mas alguem já falou dele aqui no forum...

o pessoal usa esse programinha para liberar acesso, para poder acessar a porta paralela.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor joao » 25 Set 2008 06:32

Renato,

Provavelmente este carinha que vc está falando é uma DLL. Que dai vc simplesmente joga lá no windows\system32 e faz chamadas de função.

Acabei de editar a mensagem porque eu achei um link que ajuda vc a fazer isso:
http://www.delphi3000.com/articles/article_3118.asp?SK=

Nunca usei esse código pq nao uso Delphi, mas como vc pode ver, é possível. :)

[]'s
joao
Byte

Mensagempor tcpipchip » 25 Set 2008 11:29

eu começaria lendo assunto sobre Microsoft WMI Scripting v1.1 Library, mas a maioria dos exemplos sao em VB...
Tem uns metodos/atributos como

VoltageCaps,CurrentClockSpeed,CurrentVoltage, L2CacheSpeed, etc,etc,etc

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Próximo

Voltar para Delphi e Pascal