Discadora DTMF

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Discadora DTMF

Mensagempor Fandango » 18 Out 2008 13:37

Olá gente,

Alguém já mexeu com o HT9200A?
Bem, na realidade precisava construir uma discadora e ao que parece esse CI_zinho é bem supimpa (e baratinho). A dúvida que eu tenho é quanto ao estágio de interface com a linha telefônica.

Ocorre que encontrei as mais diversas arquiteturas possíveis e imagináveis, e não sei bem qual adotar. Em alguns circuitos vi que a saída DTMF (pino 7), via drive a transistor, vai conectada diretamente a uma ponte retificadora que está ligadà diretamente à linha (portanto sem isolação). Nas mais completas, o pino passa por um operacional e vai direto a um transformador de isolação (1:1 - 600R). Em alguns circuitos colocam capacitor e resistor em série com a linha telefônica, mas em outros o capacitor em série e o resistor em paralelo. Muito confuso isso tudo! :?

Bem, já viram que telefonia não é a minha praia :oops: , mas o mais legal é ter a chance de aprender, não é? Então, agradeceria todo tipo de ajuda esclarecedora a respeito. Aliás, imagino que deva ter muita gente interessada no assunto e que poderia aproveitar esse conhecimento.

Imagino que o ideal é isolar o circuito da linha através de um trafinho de isolação (1:1 - 600R). Pelo que sei, o capacitor que vai ligado à linha tem a função de bloquear a componente DC, e o valor que tenho observado normalmente é de 0.47uF/250V. Entendí que para "pegar" a linha preciso reduzir bem a sua impedância, de maneira que os 48V caiam para algo em torno dos 6V. Em alguns circuitos vi que simplesmente fecham um curto através de relé, em outros colocam uma carga de alguns Ohms (encontrei desde 10R/1W até 470R/0.5W). A maioria dos circuitos que encontrei possuem um varistor entre TIP e RING, e encontrei valores entre 150V e 250V, o que considero bem apropriado. Também observei que no secundário do trafinho geralmente se utilizam Zenners, de maneira a proteger o circuito contra surtos e especialmente contra a alta tensão de um Ring.

Pois bem, de maneira sintética, entendi que os elementos ideias seriam:
- Trafo de isolação (1:1 - 600R)
- No primário: capacitor de 0.47uF/250V, resistor digamos de 100R/1W, varistor de 250V e o contato NA do relé (curto-circuitando o capacitor :shock: ???).
- No secundário: 2 Zenners em série (em contraposição) digamos de 2V7
É isso mesmo? O que acham desses elementos e valores?

Bom, para não me tornar muito extenso vou aguardar vossos valiosos comentários.

Saudações.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor fabim » 18 Out 2008 18:09

Salgadinho, em primeiro lugar meu menino te adora,..rs

Fandango.

Assim.
Padrão telefônico,,,
Standby = -48V
em Uso =+13....18V

O padrão brasileiro aceita impedância que atenue a tensão de linha para a tensão que eu mensionei em Uso, qualquet tensão dentro disto, a central sabe que o cliente tirou o monofone do gancho.

Pois bem sua dúvida, é mais pelo seu medo de algum surto danificar o equipamento, .... Não se preocupe com isto..

Pense da seguinte maneira,
Relê, trafo, resistor, linha.

Quando atracar o relê, o conjunto trafo + Resistor, vai oferecer uma impedância a linha de tel, de forma que a tensão vai ficar dentro do que eu disse. 13...18V.

PAra que a central e o usuario possa ouvir o que esta enviando, o seu conjunto de buffer, tem que inserir no minimo 480mVpp na linha.

Deixa eu pegar um exemplo na net, ou um projeto que fiz para o frank. depois eu termino o raciocinio. peraí..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Fandango » 20 Out 2008 08:52

Olá Fabim,

Acho que hoje estou meio devagar... Deixa eu ver se entendi:

Do lado da linha o ideal é usar um resistor em paralelo com o primário do trafinho de maneira a que a tensão da linha caia abaixo dos 18V quando eu ligar o relé?

E o capacitor para bloquear o DC, posso mantê-lo em série com a linha?

Quanto ao buffer preciso garantir um mínimo de 0,5V (pico a pico) no meu DTMF, é isso?

Desde já te agradeço as dicas. Descurpe a ignhorança! :lol:
Fandango
Byte

Mensagempor fabim » 20 Out 2008 09:12

não não..
Teoricamente, a linha telefonica precisa de um resistor entre 600 e 850 ohms para que a tensão caia de -48 para +12...18V..

Os trafos acopladores para telecom...
Tem frequencia de operação com -3DB entre 300 e 3300 hz, que é o padrão internacional de audio para telefonia.

Eu até hoje não sei porque dizem 600 ohms, se até hoje a maior impedancia que eu achei desses trafos é de 130R....

Pois bém, suponha que você pegou um trafo de uma discadora pifada.
Meça a resistencia de fio do secundario, que vai ao par de fios da linha telefônica, suponha que resistencia de 85R.

Bem lembra que eu disse sobre os 600R para linha telefonica..

Se eu sei que o trafo tem 85R, e eu preciso de 600~..
600 - 85 = 515R em série com trafo..
mais aceitavel 470R "foi o caso que vocÊ tinha dito"

Existem inumeras formas de acoplamento, in e out.. para linha telefônica..
Depende exclusivamente, da forma que você achar mais conveniênte para sua aplicação..

Quer pior acoplamento que os telefones sem fio ??!! e funciona !!

FAbim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Sergio38br » 20 Out 2008 09:45

O que o fabim disse esta correto a unica duvida que fica é se o nivel que vc vai injetar pelo seu trafo sera suficiente, com o resistor de 560 ou 470R, vc pode tambem usar um indutor de alto valor para carregar a linha e indicar telefone fora do gancho para a central,neste caso o trafo que vai introduzir a modulação tem de ser isolado para CC , com o cap. que vc descreveu no inicio.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Fandango » 20 Out 2008 13:27

Poxa, obrigado gente, mas devo confessar que além de devagar também estou meio confuso :? .

Fiz as medições de uns trafinhos que tirei de uns modems velhos e só um deles era de fato 1:1. Pô véio, eu achava que todos eram :oops: (caí do cavalo!). Medi o seguinte:

SpecLin - CD1675 = 23R:23R
Midcom - D535 = 104R:118R
Gento - 94182 = 48R:117R

Será que é melhor pegar um trafinho de algum aparelho telefônico mesmo? E agora, :shock: ?

Bem, de todas maneiras o circuito que estava imaginando é algo assim:

Imagem

O que acham? Tem chance de funcionar? Fiz alguma orelhada?
Fandango
Byte

Mensagempor Sergio38br » 20 Out 2008 13:50

Sem querer ser chato , mas onde esta o controle de nivel de saida???Segundo o datasheet a impedancia minima de carga na saida dtmf é de 5K, seria melhor vc colocar um trimpot de 10k ou caso não queira, faça um divisor resistivo na saida. veja que no manual o saida DC do pino dtmf é variavel, melhor será vc isolar com um capacitor e usar o transistor com a polarização fixa. O sinal DTMF não pode ter muita distorção caso ele pode ser mau interpretado ou até não ser intepretado

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Fandango » 20 Out 2008 15:02

Boa Sérgio! Chatisse nenhuma, estou aqui para aprender.
De fato tens razão, a informação está no datasheet.
Pode xuxar, que se eu não aprender na boa, aprendo na marra mesmo!
Acha que assim melhorou?
Imagem
E quanto à interface com a linha e a questão do trafinho? Tem alguma sugestão? Alguma experiência para compartilhar?
Fandango
Byte

Mensagempor fabim » 20 Out 2008 15:10

pô vélho, é exatamente isto que eu tinha te explicado..
Nada mais a comentar, esta excelente.
Só acho disperdicio usar LM393..

e sobre a saida do pino DTMF 5K de carga..

Ele se referia que tu coloco um Resistor de 1.5K na base do excitador e tibuf.. mais nadegas...

Ele quis dizer sobre polarizado que.!!

Polarizar a base de um transistor, para corrente X.
E na base do transistor com a saida dtmf do gerador, você colocar um cap para desacoplar o DC.

Mais óia, ta chique bala o circuito.. lindão.. Congractulations..

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 20 Out 2008 15:12

áá. este variztor de óxido metálico aí para linha, esta de obiudo.. póde arrancar ele..

FAbim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Fandango » 20 Out 2008 15:31

Valeu Fabim, como te falei, tô meio devagar, mas acho que saquei.
Então você sugere arrancar fora o varistor e ao invés de usar um operacional, simplesmente ligar a saída DTMF do HT9200A à base do BC337 através de uma associação série de um resistor de 5K com um capacitor de 100nF? É isso? Mas e aí, como fica o controle de sinal que o Sérgio se referia?
Pô gente, desculpa mas estou meio confuso!
E quanto ao trafinho? O que me diz?
Fandango
Byte

Mensagempor barboza » 20 Out 2008 19:46

fabim escreveu:.....
Eu até hoje não sei porque dizem 600 ohms, se até hoje a maior impedancia que eu achei desses trafos é de 130R....

FAbim
......

Oi Fabim!

Uma coisa é impedância AC, no caso 600ohms. Define a impedância de entrada da linha, neste caso o seu circuito deverá ter a mesma para conseguir a melhor eficiência. Por isso os trafo são com saída em 600 ohms (AC).

Outra coisa e a impedância DC, que neste caso deverá ser menor que 300R e a tensão que ficará na linha é em função da distancia (impedância) da linha que estiver conectado. ~140R/Km. O alimentador da central é com -48V como falado, mas também tem sua impedância interna que deverá ser somada (serie) com o seu circuito e da linha para determinar a corrente e por sua vez a tensão que terá no seu aparelho. A corrente varia de 20ma a 80ma (do lado da central, rs) em uso e em repouso deverá ser menor que 480uA pois a impedância (DC) da linha em repouso deverá ser maior que 100K.

Tentei achar um post meu no fórum antigo que tratava desse assunto, mas lá esta difícil rancar informações.

p.s. Ahhh. Os aparelhos sem fio funcionam, porque (nacionais) foram feitos para isso, seguindo as resoluções da Anatel.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor Fandango » 21 Out 2008 07:52

Valeu Barboza, muito esclarecedor!
Tô aprendendo um monte com vocês!
Cuidado... eu me apaixono fácil! :lol:
Sério gente, tô curtindo muito este tópico, não só por interesse pessoal (sou completamente ignorante em telefonia), mas principalmente porque o nível está elevadíssimo e estou certo de que muitos outros colegas irão aproveitar os posts (com o perdão do moderador... só não devem aproveitar os posts para mijar :lol: ).
Abraços!
Fandango
Byte

Mensagempor fabim » 21 Out 2008 13:10

barboza escreveu:
fabim escreveu:.....

FAbim
......

Oi Fabim!

Uma coisa é impedância AC, no caso 600ohms. Define a impedância de entrada da linha, neste caso o seu circuito deverá ter a mesma para conseguir a melhor eficiência. Por isso os trafo são com saída em 600 ohms (AC).

Outra coisa e a impedância DC, que neste caso deverá ser menor que 300R e a tensão que ficará na linha é em função da distancia (impedância) da linha que estiver conectado. ~140R/Km. O alimentador da central é com -48V como falado, mas também tem sua impedância interna que deverá ser somada (serie) com o seu circuito e da linha para determinar a corrente e por sua vez a tensão que terá no seu aparelho. A corrente varia de 20ma a 80ma (do lado da central, rs) em uso e em repouso deverá ser menor que 480uA pois a impedância (DC) da linha em repouso deverá ser maior que 100K.

Tentei achar um post meu no fórum antigo que tratava desse assunto, mas lá esta difícil rancar informações.

p.s. Ahhh. Os aparelhos sem fio funcionam, porque (nacionais) foram feitos para isso, seguindo as resoluções da Anatel.

hum......
A controvérsias...

Meu forte em aplicações expecificas é telecom, "audio".
Mais tudo bem, e esses 300R na linha.. Experimente pra ver o que acontece...

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor barboza » 21 Out 2008 13:18

fabim escreveu: hum......
A controvérsias...

Meu forte em aplicações expecificas é telecom, "audio".
Mais tudo bem, e esses 300R na linha.. Experimente pra ver o que acontece...

Fabim

É realmente eu troquei o valor. Não são 300R, mas sim 400R.

Art. 29. O terminal deve operar corretamente quando alimentado pela linha telefônica conforme
especificado no Art. 17, independentemente da polaridade da linha, e com linhas de até 840 Ω de
resistência de enlace.
Art. 30. O terminal deve atender os seguintes limites de resistência em corrente contínua:
I – com o enlace fechado, a resistência deve ser menor ou igual a 400 Ω, medida na condição de
corrente de enlace de 20 mA e na máxima corrente de enlace possível. Este item não é aplicável ao
terminal que tenha a função exclusiva de identificar o acesso chamador;
10
II – com o enlace aberto, a resistência deve ser maior ou igual a 0,1 MΩ, quando o terminal for
alimentado com tensão de 48 V.
Art. 31. Na condição de enlace aberto, o terminal deve atender os seguintes limites de impedância:
I – quando submetido a uma tensão senoidal de 70 Vef e freqüência de 25 Hz superposta a 48 V, o
módulo da impedância deve ser maior ou igual a 4 kΩ;
II – na faixa de freqüência de 300 Hz a 3400 Hz, o módulo da impedância deve ser maior ou igual a
10 kΩ, medido com tensão de 0,388 Vef (-6 dBm em 600 Ω).
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Próximo

Voltar para Telecomunicações