MpLab 7.5

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

MpLab 7.5

Mensagempor fadupont » 25 Nov 2006 22:23

Bom... após umas semanas catando informações sobre a nova versão do MpLab, percebi que ao que parece ela saiu com uma quantidade relativamente “boa” de bugs. O primeiro que me chamou a atenção foi a confusão de cores que o editor fazia com arquivos .inc. Depois com a simulação de macros, em que mesmo rodando step-by-step o editor age como um step-over. Além disso, parece que esta versão gosta de dar umas travadas de vez em quando. Ainda no trabalho com os includes, a opção Edit -> Advanced -> Comment Block comenta com ‘ ao invés de ; como é de se esperar em assembler.

Pra maioria dos problemas, parece que vamos ter de esperar pela versão 7.51 mesmo...
Já pra corrigir o problema das cores e dos comentários dos includes, a informação que encontrei (e que funcionou pra mim) foi habilitar o editor da 7.4 rodando o batch localizado em:
C:\Program Files\Microchip\MPLAB IDE\Core\Editor\Register Old Editor 9x.bat

Alguém mais tem encontrado esses problemas? Algum outro? Soluções?

Abraço
fadupont

Mensagempor proex » 26 Nov 2006 08:47

Desisntale essa versao e instale a versao anterior que funcionava.
proex
Dword

Mensagempor Bin Laden » 26 Nov 2006 13:32

É vero!

Essa versão tem bastante bug em relação a anterior ... as vezes não referencia os includs. Desistalei e voltei pra 7.4.

"Ao término do jogo o rei e o peão voltam para a mesma caixa."
-Provérbio Italiano
Bin Laden
Bit

Mensagempor ric_vas » 26 Nov 2006 21:29

Instalei a pouco tempo esta versão e até o momento não tive problemas. Vou testar com os itens que vocês colocaram.

Em relação ao "Edit -> Advanced -> Comment Block" aqui as linhas são comentadas com ; como era de se esperar.

Ric

P.S. Não sei se tem algo a ver mas nas properties minha a opção selecionada em "National Language Code Page" é 1252 (ANSI - Latin I)
ric_vas
Nibble

Mensagempor leoabubauru » 04 Dez 2006 11:19

Instalei essa versão e, depois de alguns travamentos (WIN XP SP2) desisti e voltei pra 7.42. Esta tem um bug que me atormenta quando uso o CCS. Quando mando compilar o menu Configuration bits não respeita o #fuses do projeto. Fica tudo diferente...
Daí compilo e, antes de descarregar o soft no micro, abro a janela do Confi bits, faço as alterações, e prossigo com a gravação!

Vivendo e aprendendo!
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor ric_vas » 04 Dez 2006 11:29

No forum da própria Microchip o pessoal tem reclamado bastante desta versão. Como colocou o colega fadupont, alguns itens só serão resolvidos na versão 7.51...esperar para ver.

Ric
ric_vas
Nibble

Mensagempor lpagano » 10 Dez 2006 18:17

Eu instalei o MPLAB 7.50 hoje e já tive 2 problemas: um com fechamento do MPLAB (do nada!!!) e uma mensagem do Windows que ouve uma violação de endereço de memória pelo MPLAB.

Vou voltar ao 7.40
lpagano
Byte

Mensagempor Aerroc » 10 Dez 2006 21:30

AINDA não tive problemas com a versão 7.5, mas como vocês estão dizendo vou voltar para a anterior.

O Proteus v6.9 tem uma interface dentro do MPLab para simulações usando circuitos... Alguém já conseguiu usar? Pra mim não aparece a opção do Proteus no MPLab.
Aerroc

Mensagempor lpagano » 11 Dez 2006 09:55

Só um detalhe: quando fui tentar voltar para a versão 7.40 deu o maior rebú por aqui. No final das contas tive que desinstalar o MPLAB por completo e reinstalar a versão 7.40 do zero. Após isso tive que reinstalar o compilador CCS pois ele não era reconhecido pelo MPLAB.
lpagano
Byte

Voltar para PIC