Aplicações "Windows" em Linux

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Aplicações "Windows" em Linux

Mensagempor jeanfernandes » 11 Dez 2008 19:32

Carma, foi apenas pra chamar atenção.

A parada é a seguinte. Estou migrando em definitivo pro mundo linux no que diz respeito às aplicações de janela. Já que hoje tudo roda no server via browser e tals, não vejo mais sentido ficar gastando 30% da grana no Windows. Vai ficar mais pra uso nos demais processos da empresa.

Do ponto de vista de servidor já temos algma coisa rodando la em browser. O problema são os programas clientes.

Hoje utilizo com sossego a plataforma delphi, com um ambiente excelente pra desenvolvimento rapido, apresentavel e um sem numero de componentes pra fazer de tudo (tudo mesmo).

Bom, dai começo a pensar. Oras, meu mundo hoje é difusao de midia em streamming. Preciso de coisas pra montar as janelas, inserir tags de midia tirar e por e tals.

Vi algumas coisas por ae em QT, GTK, Java, porem achei tao tosco que fiquei com medo de nao encontrar nada decente pra fazer o desenvolvimento. Me pareceu a priori que a galera nao costuma muito a fazer coisas em linux assim...pra essa area. Vi muita aplicacao de janela tipo formulario e tals. Mas muito pouca coisa na parte visual mermo....

Ficou a duvida tambem sobre o desempenho e disponibilidade de recursos (vi umas SDK tipo a Helix que parecem prometer coisa boa).
Mas e ae ?

Ir para um Kylix da vida seria um retrocesso e dor de cabeca. Lazarus nossa, eh tosco demais. Como eh que faz ?

Nao queira ter que desistir da ideia por falta de informacao.
Viciados em linux, abram meus olhos...
Grato.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor joao » 11 Dez 2008 20:07

Já ouviu falar do wxWidgets com GUI de desenvolvimento chamada CodeBlocks?

Eu comecei a uns 2 meses atras a usar ele com um drag and drop para windows apenas, mas agora peguei a idéia e to usando apenas texto, sem usar nenhum drag and drop. Mas pelo o que eu li, o CodeBlocks faz drag and drop.

O wxWidgets roda tanto em windows, como linux e também Mac OS.

Ele é em C++, compilando com o g++.

Se não gostar, parte para java dai, que eu sei que o eclipse tem drag and drop. Mas eu particularmente não gosto, por ser muito pesado e pelo pouco tempo que usei não gostei do modo drag and drop dele. Mas depois aprendi e até achei fácil de usar, mas no Perl.

Realmente drag and drop achei poucas soluçòes, mas seilá. Depois de um tempo fica tão fácil aprender a usar sem isso que não se tem motivo para usa-los mais. Principalmente se vc está pensando em fazer reaproveitamento de código. Pois aprendendo "na unha" fica fácil reaproveitar uma classe inteira em outro projeto.

é isso! Quem sabe alguém apareça com mais alguma idéia por ai! :D

[]'s
joao
Byte

Mensagempor jeanfernandes » 11 Dez 2008 21:16

O problema nem eh desenvolver em si.
Mas o resultado final.

Imagine que precise criar objetos run time (movie) ....usar multicast fazer e acontecer ehehehe no delphi eh facil pensar em como....sei que quando nao tem um ambiente visual fica mais complicado ....porem a flexibilidade eh poder juntar bibliotecas diferntes de audio, video essas coisas num canto só.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor joao » 12 Dez 2008 05:05

Então eu acho que o wxWidgets é uma boa solução, pois ele segue as janelas do OS e, caso vc queira, pode fazer a sua própria janela(IMPORTANTE ISSO!!! PQ VC PODE DEIXAR O PROGRAMA IDENTICO EM TODOS OS Sistemas Operacionais!!!). Ou ainda simplesmente usar diretamente o framebuffer, sem um gerenciador de janelas(KDE, GNOME e etc). De uma lida nele e veja os exemplos de programas feitos por ele aqui:
http://www.wxwidgets.org/about/screensh.htm

Eu achei legal trabalhar com ele, mas foi o que eu te disse. Só estou a 2 meses trabalhando e apenas no windows ainda. Mas fiz teste no linux e rodou beleza!

Quanto ao suporte, eles respondem rápido no forum para perguntas que eles sabem as respostas, e caso seja muito complicado, vc tem que pentelhar um pouco.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 12 Dez 2008 14:06

Jean,

Bem vindo ao mundo das dúvidas. Aconteceu e ainda acontece essas dúvidas comigo. wxWidgets é uma boa, o F*** é transportar tudo o que se fez, para este mundo ainda desconhecido por mim. Se a CodeGear(ex-borland) fizesse algo como: Compilar para: ( )Windows ( )Linux. Ia ser uma maravilha,hehehehe.

Abraço
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Dez 2008 14:56

Jorge_Francisco escreveu:Jean,

Bem vindo ao mundo das dúvidas. Aconteceu e ainda acontece essas dúvidas comigo. wxWidgets é uma boa, o F*** é transportar tudo o que se fez, para este mundo ainda desconhecido por mim. Se a CodeGear(ex-borland) fizesse algo como: Compilar para: ( )Windows ( )Linux. Ia ser uma maravilha,hehehehe.

Abraço

Na minha opnião o que aconteceria é o que aconteceu como Kylix. os kras investiram, depois ng queria comprar, pois o linux é baseado em open source, e tudo que é ferramenta feita para ele e que você for cobrar, a maioria dos desenvolvedores não aceita e não vai querer pagar.

como eu disse e friso, isso é minha opnião.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Dez 2008 15:00

mais uma coisa, eu estava lendo sobre o mono ( implementação do DOTNET Microsoft para outras plataformas ) e tem desenvolvedor linux mandando "boicotar" eles, e desinstalar o mono, só pq o DotNet foi criado pela MS.

tem gente até querendo boicotar a interface gnome, pq se num me engano o gnome está sendo desenvolvido agora sob o mono....

então, essa história vai longe
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 12 Dez 2008 15:01

Rodrigo_P_A escreveu:
Na minha opnião o que aconteceria é o que aconteceu como Kylix. os kras investiram, depois ng queria comprar, pois o linux é baseado em open source, e tudo que é ferramenta feita para ele e que você for cobrar, a maioria dos desenvolvedores não aceita e não vai querer pagar.

Sim, mas não seria uma ferramenta para Linux, mas para Windows, que poderia gerar código também para Linux, ou seja, compilar e gerar dois programas diferentes, não estou falando de interpretação como o Java faz.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Dez 2008 15:05

Jorge_Francisco escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:

Sim, mas não seria uma ferramenta para Linux, mas para Windows, que poderia gerar código também para Linux, ou seja, compilar e gerar dois programas diferentes, não estou falando de interpretação como o Java faz.

sim , eu entendi, mas o que eu quiz dizer é que você pode observar que quem usa Linux, não quer comprar ferramenta nenhuma, e muitas vezes cria uma barreira, se alguém tentar criar um ambiente multiplataforma, por exemplo, o mono, que roda no Windows, Linux, e Mac, tem gente da própria comunidade Linux que vai querer boicotar, é muito esquisito isso !
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor veioloko » 12 Dez 2008 15:40

QT é tosco?..........

so se for tosco porque você tem que pagar

porque senão o google é tosco e muitas outras empresas também pois usam qt
veioloko
Byte

Mensagempor Paulo » 12 Dez 2008 15:51

veioloko escreveu:QT é tosco?..........

so se for tosco porque você tem que pagar

porque senão o google é tosco e muitas outras empresas também pois usam qt

Concordo com vc...e tb acho que as coisas feitas em java não são toscas, a questão de ter uma aparência boa ou não, depende de n fatores, dentre eles o conhecimento do desenvolvedor sobre heurísticas de usabilidade, ferramentas, padrões, etc...
Acredito que o java seria uma boa solução, e com relação ao eclipse, ele não tem um drag and drop nativo, ele possui alguns plugins para isso, mas não são muito bons, o melhor é fazer na mão, mas por outro lado o NetBeans possui um sistema de drag and drop já bem consolidado e que vem evoluindo cada vez mais, mas aí são ferramentas, vai depender muito do gosto, objetivo, mas não do custo, pois tudo é free, esse é o lado bom.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 12 Dez 2008 17:12

acho que nao vende por outro motivo muito mais simples: que utilidade teria delphi em um servidor unix ? delphi funciona via ssh ? nao vejo nenhuma logica :)

Rodrigo_P_A escreveu:
Jorge_Francisco escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:

sim , eu entendi, mas o que eu quiz dizer é que você pode observar que quem usa Linux, não quer comprar ferramenta nenhuma, e muitas vezes cria uma barreira, se alguém tentar criar um ambiente multiplataforma, por exemplo, o mono, que roda no Windows, Linux, e Mac, tem gente da própria comunidade Linux que vai querer boicotar, é muito esquisito isso !
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Dez 2008 17:24

Marcelo Samsoniuk escreveu:acho que nao vende por outro motivo muito mais simples: que utilidade teria delphi em um servidor unix ? delphi funciona via ssh ? nao vejo nenhuma logica :)............

Marcelo, eu acho que teria utilidade para difundir o LINUX como sistema não só de servidor, mas como ambiente para usuários comuns, pois com certeza que se existisse uma IDE amigável, funcional e eficiente para criar programas para linux, setups, etc... acredito que com o tempo iria ter muito mais programas para Linux, para uso "comum" não somente para servidores.

mas como eu disse anteriormente, essa é minha opnião, vai aparecer um monte de gente tentando dizer que tem razão nisso, naquilo etc.... mas eu só respondi esse tópico para expressar a minha opnião em relação à este assunto.

eu mesmo uso o Linux como servidor

mas não suporto usar ele no dia a dia, pois falta tudo pra mim, pelo menos 90% do que eu uso, ele num tem.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Dez 2008 02:24

bom, antes de mais nada, eu acho que tem que separar bem o que eh sistema operacional e o que eh interface grafica. o linux eh um sistema operacional unix-like e certamente soh eh um sucesso pq eh assim. se ele fosse um ms-dos (ou seja lah como se chama o prompt do msdos), certamente ele nao faria sucesso algum: o ms-dos nunca fez muita coisa e certamente hoje nao faz sucesso algum... o linux, por outro lado, eh sucesso em funcao das killer applications orientadas a rede que ele disponibiliza: apache, sendmail, ssh, inetd, named, dhcpd, etc.

nada que vc nao encontre em outro unix, claro. eu uso indiferentemente linux e solaris no meu dia a dia sem grandes problemas. a vantagem obvia do linux eh o custo: eh mais barato que uma configuracao equivalente do solaris. por outro lado, apesar da disponibilidade, 90% do que eu uso no dia a dia nao existe no windows, o que o torna profundamente inutil para mim... e eu nem uso nada avancado, muito pelo contrario, o negocio eh mais grave ainda pq o windows nao faz nem o basico: eu nao consigo simplesmente abrir um arquivo texto no email pq o notepad nao abre corretamente arquivos .c ou .h se as quebras de linha nao forem em formato \r\n... situacoes basicas de manipulacao de arquivos, entao, sao praticamente impossiveis de se fazer com o mouse: quero abrir todos os arquivos de um diretorio e trocar printf por fprintf...no windows nada, nao imagino como se faz...no unix um for i in * e um sed resolvem.

bom, nao eh a praia do windows. quase nada eh a praia do windows. nao tem um tcpdump que preste, nao tem inetd, nao tem netcat, nao tem sequer um ifconfig ou route cuja sintaxe mostre alguma decencia minima (ou o route do windows provavelmente foi feito por idiotas ou eu fui o unico usuario dele nos ultimos 10 anos!)... tenho certeza de que pouca gente usa comandos de prompt do windows ou funcionalidades obscuras, entao acho que o linux nao tem muitos motivos para ser como o windows neste aspecto! :)

sobrou a interface grafica: a interface grafica adotada em 9 de cada 10 unix (inclusive o linux) eh o X e ele nao esta relacionado a nenhum sistema operacional em particular. se vc quiser, vc roda no windows (a unica aplicacao que conheci que rodava nativa no windows, mas usava X, era o mentor), da mesma forma que se roda no OSX (cujo display nativo nao eh X, mas sim pdf/postscript)...bom, soh que o X eh a camada de baixo nivel do negocio. eh tao antiga quando o windows e macos, mas melhor projetada como arquitetura, visto que opera nativmente em cima de rede.

na camada mais acima existem os toolkits e ambientes. se vc quer que o linux seja mais parecido com o windows, vc tem que reclamar para estes caras: kde e gnome... se eles forem parecidos com o windows, nao soh o linux vai ser parecido com o windows, como qq outro unix (kde e gnome rodam em qq unix). o fato do background ser um unix eh um tanto quanto indiferente se vc nao conhece a diferenca do prompt do msdos e o prompt do unix, exceto que o ultimo eh mais robusto e, portanto, muito melhor... o OSX eh um bom exemplo de interface grafica avancada em cima de um unix.

bom, a camada de interface grafica do windows nao eh aberta e nunca vai ser usada no linux. a solucao inversa tb parece dificil: os desenvolvedores windows poderiam usar X e assim desenvolver 1x para ambos os sistemas, mas existe uma imensa mah vontade por parte de todos e a propria microsoft evita adotar o mesmo padrao que todos os outros adotam... obvio, querem defender o monopolio deles! mas isso eh problema do linux ? do lado dele nao tem o que fazer: ele adota padroes, resta os outros seguirem...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor jeanfernandes » 13 Dez 2008 12:47

Bom li tudo e entendo os pontos em questao.
Nao esta aqui a discussao do windows x linux.
Vamos partir de que ja tenha se optado pelo segundo.

Dai fazer o desenvolvimento de aplicacoes em janela.
Nao to muito preocupado em pagar por um ambiente de desenvolvimento em linux. Isso eh o de menos.
A questao é a escolha de qual baseado tao somente em 3 pilares
- Desenvolvimento de aplicacoes de midia em rede (streaming com RTP e tals).
- Desenvolvimenot de sistemas que rodem com banco de dados single ou em rede.
- Desenvolvimento de sistemas que tenha facilidades de criacao de IHM's para as aplicacoes.

- Fazer aplicacoes clientes rodando como clientes browser isso eu ja to ligado. Funciona e bem.

- Problema é por exemplo, ce tem um monte de sdk para construir coisas (em Java, C++, Perl, meus zovos). Dai essa parnafernalha tem que estar disponivel pra misturar se for o caso e criar uma aplicacao (de janela), com alguns daemons por baixo.

Eu ja tenho aplicacoes clientes de midia que rodam sozinhas, baseadas em scheduling, media stream...beleza... feitas com delphi e tals....rodam em rede ...

Quero fazer uma versao linux, claro com algumas melhorias.
Por exemplo....
Um terminal de media, voce pode acessar ele "por baixo" e reconfigurar seus parametros se for necessario (SSH, SNMP, etc...)

Minha ideia inicial agora eh fazer isso pra minha casa, para poder ganha experiencia.
Hoje eu tenho um NAS, com dois HD's Sata de 500 GB, rodando num Windows Home Server, com XBMC. Roda legal e tals.....

Ia comprar um D-LINK NAS de 4 portas SATA e um Wireless player pra por nos comodos da casa pra ver na TV. Ia custar um tubo, mas ai eu nao iria poder extender isso pra vender a coisa eheheheh

Bom a viadagem fica por minha conta. Agora falta as ferramentas.
Vou ler sobre as que oces indicaram e algumas que vi na net.

Só para voces entenderem onde quero chegar ....por exemplo
eu posso ta com o meu celular e pegar um canal de musica do servidor via stream, na rede wifi. Hoje eu consigo fazer isso assim so na brincadeira.

Ou seja, eu ja tenho uma motivacao, agora so farta fazer a coisa funcionar.
jeanfernandes
Word

Próximo

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )