Habilitar ou Desabilitar RX e TX do PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Habilitar ou Desabilitar RX e TX do PIC

Mensagempor rocknroll » 23 Nov 2006 13:54

Buenas Galera,

Tenho uma pergunta simples... Eu consigo utilizar somente o Tx ou Rx de um PIC e usar seu inverso com entrada?

EX: Usar somente o TX de um PIC para enviar dados, porem usar o RX para ler um botão...

Consigo?

Obrigado a todos.
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Re: Habilitar ou Desabilitar RX e TX do PIC

Mensagempor andre_luis » 23 Nov 2006 14:19

E se voce usasse o RX como RX, só que gerando uma interrupção na recepção ? ( independente do valor que fosse recebido ). Teria de fazer um pull-down da chave para o GND. Provavelmente, ao invez disso, teria de monitorar o flag de erro da UART, caso a interrupcao nao fosse gerada.

Tem como voce fazer este teste, ou o circuito ainda está na concepção ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rocknroll » 23 Nov 2006 14:39

Oq acontece é que preciso usar um PIC16F628 lendo 15 teclas. Esse teclado já existe e infelizmente não é em matriz, para facilitar irei jogar cada tecla em um I/O do PIC. Meu circuito só ira transmitir informção e por isso gostaria de saber se consigo usar o RX como um I/O normal, no caso configurado como entrada. Este PIC tem 16 I/Os se voce usar o cristal interno e usar RX e TX como I/Os. Não quero inventar moda, o circuito terá que ser o mais simples possivel.

Valeu
Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor andre_luis » 23 Nov 2006 15:02

Sim...Minha dica seria ( caso sua proposta não seja possível de implementar ) usar o pino de RX, configurado como UART mesmo. Só que quando o teclado mudar o estado lógico do pino, isso de algum modo será detectado pela UART.

Não vejo, em princípio complicação no HW, mas de fato o tratamento do teclado no Firmware vai ter alguma complexidade, sim.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor zielpunkt » 23 Nov 2006 15:57

Eu acho que quando se habilita o módulo da USART (bit SPEN do reg RCSTA=1 e TRISB<2:1>=1) vc perde o controle sobre os pinos RB1(RX) e RB2(TX). Talvez, num caso desses, fosse melhor implementar a sua transmissão por software.

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor rocknroll » 24 Nov 2006 10:23

Obrigado a todos,

Não tinha pensado na idéia de fazer a serial por firmware... Vou ver a viabilidade.

Obrigado novamente
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor Cláudio » 24 Nov 2006 10:34

rocknroll,
Tenta aí cara, sinceramente não acredito que vc não poderá utilizar o pino de RX como I/O, se utilizar somente a função de TX serial. Desabilita tudo que é relativo a RX serial, incluindo interrupção, creio que o pino fique livre pra você sim.
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor rocknroll » 25 Nov 2006 16:37

Fiz alguns testes e programando em C (CCS) configurei a comunicação serial e não especifiquei o pino de recepção. No caso configurei somente o pino TX como saída e o restante como entrada. Funcionou sem problemas. No final somente o TX funcionou, oq era eu precisava.

Obrigado a todos
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor zielpunkt » 28 Nov 2006 09:22

Humm...boa dica. Valeu.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Voltar para PIC