por enigmabox » 15 Jul 2009 06:48
Kraft
Quando eu vi a foto do kit, pensei que fosse uma PIO que controlava o teclado alfanumerico e os displays de 7 seg. Deve ser então, um 8742 ou 8748 que faz essa função.
Francesco,
Outra vantagem é que é possivel usar junto com o Z80, logicas Zilog e Intel, isto é , pode ser utilizado uma Z80CTC ou um i8253/i8254, uma PIO 8255 ou um Z80PIO.
Na epoca diziam que o Z80 de 8 bits era mais eficiente que um 8088.
Hoje tem muitos aplicativos e placas funcionando com o Z80. Eu mesmo trabalho a mais de 10 anos com equipamentos com Z80 e MC68000.
Hoje a varias versões com o nucleo Z80, desde somente CPU até microcontroladores como a linha Z180.
Assim o sistema operacional e/ou monitor vai depender do hardware utilizado. Exemplo do que o Marcelo citou, maquina MSX rodando um mini Unix.
Se precisar tb, eu devo ter o codigo fonte do monitor do sinclair ZX80, com explicação em ingles, assim dá pra adaptar para outros sistemas.
Djalma,
Assim como o projeto do NEZ80, sairam muitos outros, eu tenho uma revista da Nova Eletronica que tem um projeto de um outro computador com o Z80, mas para o ramo industrial, como um PLC.
Eu não lembrava deste defeito da saida de gravação do NEZ80. Eu iniciei no mundo do Z80 um AppleII+ com placa CPMZ80 e depois parti para um TK95, assim varios problemas dos antigos Sinclair ZX80 e ZX81 foram solucionados.