por chrdcv » 02 Fev 2010 20:40
Se me permitem, posso dar alguns pitacos?
1). Que tal colocar os conectores nas bordas (escolhendo uma como referência)
2). O conector do SIMCARD, poderia ser um mais barado, esse com alavanca para retirar da Molex é um pouco caro. Há similares com preços mais módicos oferecidos pela matrixtecnologia (não sou revendedor deles ou empregado, apenas estou SUGERINDO)
3). Esse "componente" BGA está parecendo algum módulo GSM/GPRS da Wavecom ou Telit, se for o caso, seria interessante o mesmo ficar "grudadinho" na fonte de alimentação com o cuidado de ser devidamente posicionado para que não sofra interferência irradiada ou conduzida pela fonte (aliás, a frequẽncia do conversor chaveado deverá estar bem acima da faixa de áudio e cuidadosamente não um múltiplo da frequência do sinal de "RF").
4). Dependendo do tipo de USB usada, geralmente é feito um par diferencial com impedância controlada, então seria desejável tb. que estivesse o mais próximo possivel do módulo.
5). Por razões de desacoplamento e interferência, geralmente são realizados nesse tipo de aplicação ao menos uma pcb de 4 camadas, sendo as camadas internas deixadas para múltiplas referências e outra para alimentação (sobretudo para o possível "módulo" GSM).
Sei que é "macaco velho", mas acha mesmo que uma dupla face é possível?
christian