Afinal qual o melhor microcontrolador???

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 13:58

Marcelo Samsoniuk escreveu:eu achei um ranking soh do segmento de microcontroladores, que deve estar realmente certo, pelo fato de ser tambem da isupply, a mesma que divulga os rankings mais oficiais por ae:

os piqueiros e armeiros vao cair no choro: freescale na frente da nxp e da microchip?! :D huahuahua

Até ai, sem novidades, freescale sempre foi muito maior que a Microchip e a NXP nunca decolou de verdade no mercado.
Att,
André M de Oliveira
.oO ineptire est juris gentium Oo.
http://int2float.blogspot.com
andremo
Bit

Mensagempor fabim » 03 Mar 2010 13:58

hehe, poizé andremo. nunquinha mesmo...

por dois simples motivos.

1° não uso auto router."esse é o mais importante de todos"
2° trabalho com estudos de EMI/RFI, então experiencia em PCI.
3° não fui direto para uC, sendo assim conheço muito bem. analogicos, fontes, reguladores, cuidados, táticas, macetes.
4° como conheço pic a anos, sei o que ele gosta e não gosta, aí meo amigo junta com o que tem ai encima.. Ja era..

ops, eram 2.. na verdade são 4..

Á intão. O renesas é imune a emi/rfi ? isso não ecsiste isto é fanactismo de personas desacreditadas...
Pega um power-pc fudidão, de centenas de dolares. Faz um layout de qualquer geito "pela falta de experiencia e conhecimento para fazer o mesmo". O bixim vai dar pau kinem doido.....

Em 2001 fiz um projeto usando um uC da holtek de 1K e 64 bytes de ram. ele era alimentado por uma fontezinha bulk de 12 a 48vdc..
eu fiz a parte de controlador, e interfaces, e o paulo fez o bulk e eu só passei a bola dos tipos de capacitores, trilhas, formatos, por onde passarem etc. ele fez 15 placas destas dedicadas ao cliente dele. Nunca nenhuma deu disparo em falço ou qualquer outra coisa por ruido ou campo magnetico induzido.

Quer ver outro FDP bom bagarai, pra fazer layout que é macaco velho bagarai porque veio da uXip ? o Junior "Putex".
não sei se ja viram algum layout que ele projetou ? mesmo aqueles com centenas de pads.. Pergunta pra ele se ja teve problema com ruido em PIC, pergunta pra ele se ele pelo menos em sonho pensa em usar o alto router do altium..? Nem em sonho.... fica 1 semana desenhando, mudando tirando, mais faz trilha a trilha com todos os cuidados possiveis, de separação de sinal e source, evitando paralelismo, de malha de terra, de equipotencialização de componentes de corrente de alimentação, etc etc..

é exatamente isso que eu faço,,, tudo na unha.. Por isso nunca tive problemas..

Abraços..

OBS: 68K-powerpc-blackfin é tudo porcaria que não presta pra nada..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 03 Mar 2010 14:00

http://www.zilog.com/docs/z180/appnotes ... ration.pdf

se procurar melhor, encontra tb 68000 fabricado pela hitachi e 8086 fabricado pela mitsubishi... alem dos classicos V20 da nec (q deve fazer parte da renesas em breve). na decada de 80 os japas nao conseguiam projetar microprocessadores, mas tinham grana, entao simplesmente licenciaram para aprender como funcionava.

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Renesas 32 tem semelhança, guardadas as devidas proporções, com o Z80

DJ
msamsoniuk
Dword

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 14:14

fabim escreveu:hehe, poizé andremo. nunquinha mesmo...

3° não fui direto para uC, sendo assim conheço muito bem. analogicos, fontes, reguladores, cuidados, táticas, macetes.
4° como conheço pic a anos, sei o que ele gosta e não gosta, aí meo amigo junta com o que tem ai encima.. Ja era..

Á intão. O renesas é imune a emi/rfi ? isso não ecsiste isto é fanactismo de personas desacreditadas...
Pega um power-pc fudidão, de centenas de dolares. Faz um layout de qualquer geito "pela falta de experiencia e conhecimento para fazer o mesmo". O bixim vai dar pau kinem doido.....

Em 2001 fiz um projeto usando um uC da holtek de 1K e 64 bytes de ram. ele era alimentado por uma fontezinha bulk de 12 a 48vdc..
eu fiz a parte de controlador, e interfaces, e o paulo fez o bulk e eu só passei a bola dos tipos de capacitores, trilhas, formatos, por onde passarem etc. ele fez 15 placas destas dedicadas ao cliente dele. Nunca nenhuma deu disparo em falço ou qualquer outra coisa por ruido ou campo magnetico induzido.

Quer ver outro FDP bom bagarai, pra fazer layout que é macaco velho bagarai porque veio da uXip ? o Junior "Putex".
não sei se ja viram algum layout que ele projetou ? mesmo aqueles com centenas de pads.. Pergunta pra ele se ja teve problema com ruido em PIC, pergunta pra ele se ele pelo menos em sonho pensa em usar o alto router do altium..? Nem em sonho.... fica 1 semana desenhando, mudando tirando, mais faz trilha a trilha com todos os cuidados possiveis, de separação de sinal e source, evitando paralelismo, de malha de terra, de equipotencialização de componentes de corrente de alimentação, etc etc..

Abraços..

Certo, layout realmente é mandatório não importa a MCU usada no projeto, quanto mais cuidado, menos problema! Auto router realmente é coisa do capeta! Eu também não uso.

Mas mesmo assim, PIC é complicado, entra ruído por tudo que é canto, e, é claro que dá para proteger, mas e o custo disso? Um capacitor a mais, um indutor na linha de alimentação, mais não sei o que lá, multiplica isso por 100k peças, já ficou caro demais!

Agora, realmente, nenhum micro é imune a EMI, mas alguns aguentam menos desaforos que os outros! E tem também o caso da emissão, que nos micros da Renesas também é muito baixa.

Mas me diz uma coisa, por que tanto ódio com o Blackfin? Também já teve problema com entrada de ruído pelo AD que trava até o watchdog?
Att,
André M de Oliveira
andremo
Bit

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 14:16

Marcelo Samsoniuk escreveu:http://www.zilog.com/docs/z180/appnotes/hd64180-migration.pdf

se procurar melhor, encontra tb 68000 fabricado pela hitachi e 8086 fabricado pela mitsubishi... alem dos classicos V20 da nec (q deve fazer parte da renesas em breve). na decada de 80 os japas nao conseguiam projetar microprocessadores, mas tinham grana, entao simplesmente licenciaram para aprender como funcionava.

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Renesas 32 tem semelhança, guardadas as devidas proporções, com o Z80

DJ

Marcelo,
Você está certo, eu tenho um cliente que adora os micros H8S da Renesas pela semelhança deles com o 68000!
E que venha a NEC!
Att,
André M de Oliveira
andremo
Bit

Mensagempor msamsoniuk » 03 Mar 2010 14:17

usa um destes ae que vc nunca vai ter problemas de EMI:

http://www.baesystems.com/BAEProd/group ... _pc_mp.pdf

agora, soh nao sei como iria fazer roteamento manual de um bicho destes:

http://www.freescale.com/files/shared/d ... 10748D.pdf

com um array 36x36, eu chutaria no minimo 18 layers! :)

fabim escreveu:hehe, poizé andremo. nunquinha mesmo...

Abraços..

msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 03 Mar 2010 14:20

duplicou...
Editado pela última vez por msamsoniuk em 03 Mar 2010 16:16, em um total de 2 vezes.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 03 Mar 2010 14:23

duplicou...
Editado pela última vez por msamsoniuk em 03 Mar 2010 15:59, em um total de 1 vez.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 14:24

Marcelo Samsoniuk escreveu:usa um destes ae que vc nunca vai ter problemas de EMI:

http://www.baesystems.com/BAEProd/group ... _pc_mp.pdf

agora, soh nao sei como iria fazer roteamento manual de um bicho destes:

http://www.freescale.com/files/shared/d ... 10748D.pdf

com um array 36x36, eu chutaria no minimo 18 layers! :)

Ah, não se preocupe, você jamais vai conseguir comprar um micro destes no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo [rs].
Att,
André M de Oliveira
andremo
Bit

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 14:25

Duplicou.
Editado pela última vez por andremo em 03 Mar 2010 18:50, em um total de 1 vez.
Att,
André M de Oliveira
andremo
Bit

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 14:27

Duplicou.
Editado pela última vez por andremo em 03 Mar 2010 19:16, em um total de 1 vez.
Att,
André M de Oliveira
andremo
Bit

Mensagempor xultz » 03 Mar 2010 16:27

ele pelo menos em sonho pensa em usar o alto router do altium

Alguém em sã consciência usa?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 03 Mar 2010 17:18

porque nao gosto de powerPC ? e blackfin ?

ué o tchelo não gosta dos meus arm´s, e dos meus PIC´s. Porque eu tenho que gostar dos pwpc e blfin dele ? Quero que os 68K dele, caiam na bolça de valores e se transformem em 0,50.. hahahaehehehhehe

!!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 03 Mar 2010 17:32

A última vez que vi uma discussão desse tipo resultou em morte, torcedores invadindo o campo, o Couto (felizmente) fechado prá cumprir suspensão, torcida organizada invadida pela polícia.
Apesar que invadirem a torcida organizada dos PPC ia ser legal... e ver torcedores de PIC e PPC se matando ia ser muito mais divertido ainda...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 03 Mar 2010 17:39

xultz escreveu:A última vez que vi uma discussão desse tipo resultou em morte, torcedores invadindo o campo, o Couto (felizmente) fechado prá cumprir suspensão, torcida organizada invadida pela polícia.
Apesar que invadirem a torcida organizada dos PPC ia ser legal... e ver torcedores de PIC e PPC se matando ia ser muito mais divertido ainda...

hehehe, o forum ia fechar as portas... hehehe ia ser 16f e 18f voando pra todo lado.. hahahahaha

tire base no seguinte, olha quantidade de postangem semanal no forum de pic, e nos outros foruns..
e todos os novos cadastrados vão logo direto ao uXip. Que na minha inutil opinião, de todas as arquiteturas de mercado, é a mais simples e com melhor documentação para aprender micro eletronica. dai pra 32 bits é um pulo..
Mano, ve só.
fabim
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos