12Volts no RESET

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

12Volts no RESET

Mensagempor bug » 04 Mar 2010 12:14

Com essa de 12 Volts no reset já quemei um Tiny 85, agora ele ” puxa “ 150mA no pino 1 a 12 volts!. Falha minha é claro! Não sei qual!
Quem assina os projetos do Takeshi é o gato ChaN, então acho que nos é permitido tentar alguma modificação. Aí pergunto: Se colocar um R de 1K entre o coletor de Q1 e a entrada do reset(depois do r1 e r2 ) vai prejudicar o funcionamento do circuito? Só para limitar a corrente.
Por favor opinem!
Grato.
buG

http://elm-chan.org/works/avrx/avrxp8.png
bug
Bit

Mensagempor RobL » 04 Mar 2010 13:03

Rapaz!!! Você não observou que os transistores usados são transistores polarizados internamente. Eles tem 2 resistores em cada um.
Veja no manual dos transistores RNxxxx e use um BC547(NPN) ou BC557(PNP)mas com resistores por fora.
RobL
Dword

Mensagempor brasilma » 04 Mar 2010 13:41

Olá Bug,

Creio que o prblema não sejam os transistores e também que você possa adicionar os resistores.

Vou dar mais uma pesquisadinha e retorno...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor RobL » 04 Mar 2010 15:27

Sem os resistores, o transitor Q1 terá Base Emissor ligado direto para a referência. Isto pode (deve) causar avalanche térmica e Q1 perderá o controle. Ficará fechado mantendo os 12V sobre o reset mantendo um alto consumo de I.
Q1 deve ter um R de 10K na base e Q2 também. Q2 sem esse R pode danificar a porta paralela do PC que também fará Q1 perder o controle.

Se após colocar os resistores o problema continuar, verifique a integridade de Q1, Q2 e infelizmente se o pino 1(porta PC) está variando durante a programação (hi /low).
RobL
Dword

Mensagempor brasilma » 04 Mar 2010 15:45

Ops, com certeza Robl, fui muito suscinto, não se pode ligar os dois transistores sem resistores, pois provavelmente queimarão.

O que quis dizer é que mesmo com os resistores o problema (de queimar o controlador)não deve ser esse.

O manual do Tiny diz o seguinte sobre a programação com Alta Voltagem:

The following algorithm puts the device in High-voltage Serial Programming mode:

1. Set Prog_enable pins listed in Table 20-14 to “000”, RESET pin and VCC to 0V.
2. Apply 4.5 - 5.5V between VCC and GND. Ensure that VCC reaches at least 1.8V within the next 20us.
3. Wait 20 - 60us, and apply 11.5 - 12.5V to RESET.
4. Keep the Prog_enable pins unchanged for at least 10us;s after the High-voltage has been applied to ensure the Prog_enable Signature has been latched.
5. Release the Prog_enable[2] pin to avoid drive contention on the Prog_enable[2]/SDO pin.
6. Wait at least 300us before giving any serial instructions on SDI/SII.
7. Exit Programming mode by power the device down or by bringing RESET pin to 0V.
brasilma
Dword

Mensagempor RobL » 04 Mar 2010 16:38

Uma das possibilidades é o programa rodar após gravar e a porta do reset; for configurada como saída, pelo programa.
Se os 12Vcc não sair de lá, pode fundir o diodo de proteção interno ou a própria saída.
RobL
Dword

Mensagempor bug » 04 Mar 2010 18:31

RobL escreveu:Uma das possibilidades é o programa rodar após gravar e a porta do reset; for configurada como saída, pelo programa.
Se os 12Vcc não sair de lá, pode fundir o diodo de proteção interno ou a própria saída.

Cara... será que não estou entendendo direito, no meu entender Q1 e Q2 funciona apenas como uma simples chave liga/ desliga assim: Q2 recebe nível 1 da porta e fica saturado aterrando a base de Q1 que sendo PNP também vai saturar fazendo acender o LED indicador e aplicando 12 Volts durante a programação à toda carga no pino 1 reset (digo a toda carga porque Q1 saturado funciona como uma chave ligada, pois não há resistores em serie no coletor nem no emissor de Q1. )
Pelo que sei se não estiver equivocado. sinais pulsados só trafegam nas linhas de clock miso e mosi.
Será!? Que pode ter dado um revertério dentro do tiny que configurou o pino 1 como saída? Se for isso o bichim pode ainda estar funcionando, acho mui dificer, depois vou testá-lo.

Quanto aos resistores estão de acordo com o esquema.
Usei bcs 547 e 557 com os devidos resistores.
bug
Bit

Mensagempor RobL » 04 Mar 2010 19:37

A possibilidade acima só existiria se os 12V não saísse, da porta, por falta dos resistores e seu programa tivesse como configurar a porta como saída.
Como os resistores estão lá, não há nada que possa faze-lo estragar.

Há uma observação importante, quando se usa portas paralelas para gerar os sinais. O chip deve ser posto somente após inicializar a porta pelo programa. Pois o estado dos pinos da porta são quaisquer, antes de inicializar e aí pode haver alguma conjugação imprevisível.
RobL
Dword

Mensagempor brasilma » 04 Mar 2010 22:44

De onde está vindo os seus 12V? É estabilisado?
brasilma
Dword

Mensagempor bug » 04 Mar 2010 23:24

brasilma escreveu:De onde está vindo os seus 12V? É estabilisado?

De um 7812.
5 v sai de um 78L05 cuja entrada é alimentada pelo 7812.
bug
Bit

Mensagempor brasilma » 05 Mar 2010 08:05

Ok.

O que poderia ser feito é verificar com um osciloscopio se o programador está acionando a gravação da forma indicada pela Atmel, principalmente a questão de alimentar o uC com VCC antes de injetar os 12V.

Não resolvendo também é possivel tentar outro projeto.
brasilma
Dword

Mensagempor bug » 05 Mar 2010 08:53

brasilma escreveu:Ok.

O que poderia ser feito é verificar com um osciloscopio se o programador está acionando a gravação da forma indicada pela Atmel, principalmente a questão de alimentar o uC com VCC antes de injetar os 12V.

Com certeza o algoritmo da Atmel não estava sendo seguido pois o ledinho ficava aceso direto durante o teste, não por falha do projeto mas sim por algum erro meu.
Não estava tentando gravar nada, apenas tentando ler os fuses.

O PIC só grava com 12V no pino do reset e nunca pifou um PIC.
Estou vendo outros esquemas , mas não vou desistir deste.

bug
Bit

Mensagempor bug » 05 Mar 2010 12:02

bug escreveu:
brasilma escreveu:Ok.

Com certeza o algoritmo da Atmel não estava sendo seguido pois o ledinho ficava aceso direto durante o teste, não por falha do projeto mas sim por algum erro meu.

Espúrios; parasitas; etc. podem pifar o uC ?

Fazendo testes na plaqueta com fonte estabilizada e com indicação de corrente, percebi que ao ligar , o consumo da plaqueta era normal (5 mA) , e ao dar um leve toque com a chave de fenda na base de Q4 o consumo subia para 45 mA, desligando a plaqueta a corrente voltava ao normal.
Moral da estória: o circuito tem que ser montado com os RNs originais, ou com BCs e uma placa melhor elaborada.
Não desisti do Resistor, acho que se tivesse, o chip não teria pifado.
Como diria um Amigo: Em eletrônica 1 metro a mais ou um kilometro a menos não faz diferença
Acho qui to pricizano dum ispequitro ana laize.
Brigado pessoal!

Mais uma: Se os gravadores da Atmel fossem mais baratos eu não compraria um, gosto de montar.

bug
Bit

Mensagempor bug » 06 Mar 2010 16:36

[quote="bug"][quote="bug"][quote="brasilma"]Ok.

Espúrios; parasitas; etc. podem pifar o uC ?

Fazendo testes na plaqueta com fonte estabilizada e com indicação de corrente, percebi que ao ligar , o consumo da plaqueta era normal (5 mA) , e ao dar um leve toque com a chave de fenda na base de Q4 o consumo subia para 45 mA, desligando a plaqueta a corrente voltava ao normal.
Moral da estória: o circuito tem que ser montado com os RNs originais, ou com BCs e uma placa melhor elaborada.
Não desisti do Resistor, acho que se tivesse, o chip não teria pifado.
Como diria um Amigo: Em eletrônica 1 metro a mais ou um kilometro a menos não faz diferença
Acho qui to pricizano dum ispequitro ana laize.
Brigado pessoal!

Mais uma: Se os gravadores da Atmel fossem mais baratos eu não compraria um, gosto de montar.

Vejam mais um erro que cometi na construção do programador para 8 e 14 pinos do Chan

Observando o esquema do gravador paralelo HV completo do Chan, e lendo melhor a documentação:

http://elm-chan.org/works/avrx/avrxp.png

Programming voltage generator
-----------------------------
For parallel programming operation, the devices require +12V programming
voltage on the RESET pin to enter programming mode. Therefore, parallel
programmer has a DC-DC converter to genarate the programming voltage.
The drawn current into the RESET pin is less than 1 mA. When replace any
other voltage source, its output current is required only several mA.

Não se deve usar uma fonte comum com um 7812 por exemplo, que é capaz de fornecer até 1 A !
No entanto, sendo que a corrente drenada no pino do reset é menor que 1 mA (da ordem de uAs ), um resistor de 500 ohms em serie com o coletor de Q1 após R1 e R2 ( no esquema do gravador para 8 e 14 pinos) iria causar uma queda de tensão insignificante na voltagem VPP, e em caso de curtos a corrente seria limitada em 24 mA e não danificaria o uC.
bug
Bit

Voltar para AVR