Grandes jogos msx

Hardware e Software

Moderador: 51

Mensagempor fabim » 20 Abr 2010 10:57

vtrx escreveu:Fabim,minha cabeça ta doendo...
Pensamento muito interessante para 2010,mas sem nexo nos anos 80,pergunte ao que sobrou da Microdigital...

ei, VáTomaRóXaropi. hehehe

Eu havia dito para esquecerem o meu post..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 20 Abr 2010 11:21

poutz, vou falar o que de uma maquina co-projetada pela microsoft? :)

pegue os esquematicos de um msx e um apple2 basicos e compare as solucoes tecnicas... ateh uma crianca de 12 anos projeta um msx, pq no fundo nao tem nada de inovador e as solucoes tecnicas sao bem meia bocas para falar a verdade, algo como pegar uma maquina de fliperama velha, trocar o 68000 por um Z80 e bingo, vc tem um msx.

o que me impressiona eh como a microsoft consegue promover coisas tao meia boca e o povo ainda gostar e defender! hehehe :)

vtrx escreveu:AUau,é Marcelo,fale sobre MSX,se puder...
...duas empresas decidiram fabricar cópias piratas do mesmo...

Corrigindo,se estava se refirindo a Gradiente e a Sharp,me parece que não foi pirata pois tinham autorização para isso.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor brasilma » 20 Abr 2010 12:30

Gostava do joguinho Goonies a musiquinha da Cindy Lauper era contagiante, não saia da cabeça.

Talvez eu não tenha mas nenhum software que funcione nele - pois tudo era em fita e flop-disk e pode ter desmagnetizado - porem o hardware eu tenho, tenho modem que usava para acessar video-texto de telebras, unidade de disco 5 1/4".

Foi neste hardware que comecei a aprender programação assembly, tinha o esquema eletrônico e o livro vermelho do MSX, e fiz várias interfaces, uma delas era um painel eletrônico com 128 leds, varrido por interrupção controlada por um 555.

Ô saudade...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor vtrx » 20 Abr 2010 13:01

pegue os esquematicos de um msx e um apple2 basicos e compare as solucoes tecnicas...

Como disse Bill Gates;"...Software é tudo...".
Por isso que ele fez aquele monopólio mundial,as pessoas ainda não 'captaram' essa idéia,mesmo em 2010...
vtrx
Dword

Mensagempor pbernardi » 20 Abr 2010 13:10

Tinha dois jogos que eu jogava, mas não lebro se os nomes são realmente esses:

O zanac, que era um de navezinha.

E tinha um, acho que era twin-bee, ou algo assim, que era de um carrinho que pulava em prateleiras e derrubava partes do carro para fazer outros carrinhos (EDIT: lendo agora o que escrevi, que bizarro! :shock: )

Tem algum site que mostras os jogos do MSX?
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor cmte » 20 Abr 2010 15:03

Eu tenho alguns computadores antigos. Meu critério para a coleção: Tem que ser algum modelo que eu tenha possuido ou que fosse objeto de desejo à época. Nisso se encaixam alguns TK85, uns TK90X, um TK95, um TK2000 e um Expert. Tive alguns outros modelos mas vendi. Ocupam muito espaço. Os que não vendo de jeito nenhum são os TK90X, os TK85 e o MSX. Inclusive o Expert fica montadinho na minha mesa, ao lado do PC. Tem Datacorder, interface DDX e Megaram. É um modelo igual ao que eu possuia no início dos anos 90. É um 1.1. Os jogos que mais me lembro e que eu mais gostava eram todos para Megaram, tipo o F1 Spirit, Penguim Adventure e a série Nemesis.
Na época, consegui a Megaram e a interface fazendo rolo com um amigo: Ele conseguiu um 2+ para comprar e nós o "rachamos". Como eu não tinha interface nem Megaram, foi com o que eu fiquei. Paguei um pouco menos e fiquei feliz. Quando vi o 2+ funcionando quase fiquei triste. Tinha scroll para tudo que é lado e também tinha trocentas cores. Só não fiquei pq aqui em Fpolis era difícil encontrar essas coisas e eu tinha ficado com a Megaram e o meu amigo sem, o que inviabilizava o potencial do 2+ dele. Volta e meia a Megaram era emprestada pra ele...
Logo depois ele comprou um A500. Era uma diversão para todos. Nos reuníamos na casa dele pra ver os gráficos impressionantes e o som poderoso do Amiga. Como eu achava um luxo ver a mensagem "Insira o disco 11" do jogo Monkey Island, hehehe. Mas apesar do Amiga ser muito superior, sempre gostei mais do MSX justamente pela simplicidade dele. Os jogos não precisam ser complexos para divertirem.

Abs!
cmte
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 20 Abr 2010 15:09

Bom, segundo se sabe, a Sinclair moveu um processo ao Tomas Kovari da Microdigital sobre quebra de patentes, parece que a sinclair perdeu a ação, nao lembro mais da microdigital depois disso.

Agora, sobre o MSX, agora sim o Marcelo S. disse algo decente sobre solucoes trecnologicas entre o MSX e o AppleII.

de saudade fui jogar o Artic Adventure no emulador. Eu tb tenho o Livro Vermelho do MSX e tinha o livro de programacao do Expert onde tinha musicas para escrever.

Agora, eu nao curtia muito o expert, mas até hj fico intrigado como eram os cartuchos do MSX, Do atari 2600 eu ja ganhei dinheiro copiando ROM. mas era muito moleque na época e nao fui pra frente depois que um colega meu, ja maior de idade ja tinha ido parar na delegacia pq copiava Jogo num gravador de Eprom que eu ajudei a montar. Usavamos um MSX para copiar uma ROM de um cartucho para a memoria RAM e depois gravar uma eprom com essa copia da memoria, levava longos 40 minutos cada copia pq o programa que fazia era lento nos 2Mhz do MSX.

as vezes funcionava a copia do jogo do Atari 2600 ...

Mas por outro lado. Alguem de SP costumava comprar programas na LaserSoftware que ficava na 24 de Maio ou na Lapa-SP?

boa época aquela das copias fita cassete. A gente ralava para colocar a fita na posicao certa antes do BLOAD "NomeDoPrograma";

A gente sofria mas era feliz. Hj basta ligar o pendrive na USB para copiar alguma coisa. Maldita inclusao digital!
EM TEMPO:

cmte escreveu: ... Mas apesar do Amiga ser muito superior, sempre gostei mais do MSX justamente pela simplicidade dele. Os jogos não precisam ser complexos para divertirem.

Falou bonito agora.

O atari 2600 divertia muito tb. eu achei na net o manual de servico dele. ficavamos procurando o fim do pitfall, hehe.

Mas a serie nemesis eu nao curtia. O Amazonia sim era bom. Tinha saido em BASIC na Microsistemas um RPG do Indiana Jones e a ultima cruzada. Levei 4 meses para digitar e adaptar para o MSX. Mas deu um prazer enorme quando joguei a primeira vez depois de completado. PQ ninguem mais da valor a estas coisas hj em dia?

A sorte é que nao é dificil achar o esquema eletrico do MSX hotbit e do expert. A placa do expert era feia, estranha. A do hotbit nao era tao feia assim tb.

Saudade do datacoder, hehe... Apagava as fitas de audio do meu pai para gravar jogo de msx e gravar copia de jogo do atari que copiava. Pena que nao dava para fazer um emulador de atari no msx, hehe...
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor enigmabox » 20 Abr 2010 15:57

Ainda tenho no meu museo, um TK95, que na epoca tinha mais jogos que o MSX e alguns aplicativos rodavam mais rapido, acho que pelo uso de uma ULA diferente.
Tenho ainda tb um Apple II plus que usei por varios anos até comprar um XT clonado, que PC original na época era como nota de 2 dolares.... :D
MSX já usei e reparei varios, ainda tenho alguns componentes como o Z80, o TMS9928, o chip Yamaha do som. Pra mim o MSX 1 da gradiente montaram dentro de um videocassete(Expert)...hehe
Se esquentava mais do que devia o Expert, a CPU Z80 ia pro vinagre....
Enquanto lá fora já estavam com o MSX2 ou superiores aqui devido a reserva de mercado colou somente o MSX1.
Tinha uma assistencia da Microdigital no bairro da Barra-funda-SP, estive lá varias vezes pra comprar aplicativos em fita cassete...hehe Eita tempo bão!!
O Apple II no inicio era mais eficiente e tinha mais aplicativos que um XT de 64K, até rodava Lotus e Dbase eu mesmo fiz varios testes na epoca com aplicativos similares.
No MSX eu conseguia apenas ler os discos do XT porque tinham formatações de disco parecidas.
Um dos fabricantes que tentou clonar e começou vender um MAC foi a Unitron, que teve que fechar as portas com pressão do governo americano, diziam que clonaram e melhoraram os chips usados no MAC512, mas nem conseguiram vender por falta de emprestimo do governo federal brasuca...hehe
O Amiga era raridade, já cheguei a usar um Amiga1200 para edição de video, com GenLook, mas o dono tinha importado esta maquina dos EUA porque tinha muita grana....
Os PCs da epoca com Z80 como TRS80, TKxx, MSX, tinham performance parecidas porque a maioria usava clk de 3,58MHZ. Alguns usavam 2 Z80 como no TRS80, que usa sistema de memoria e video parecido com a logica utilizada nos AppleII.
O MSX já entrou no mercado com chips prontos de diversos fabricantes, assim era só ligar os chips e já ter o micro funcionando. O circuito de conexão é muito simples, não chegando a ser como outros micros da de 8 bits da época.
O TK95 era mais simples que o MSX, porque somente tinha uma ULA para video, audio e teclado e usava o mesmo processador Z80.

Brasilma,
Tu disse livro vermelho do MSX?
Copiaram a ideia do Apple, porque na época já tinha o Red Book da Apple com as informações detalhadas do sistema operativo e hardware.
Nem vou falar que no Apple II plus, pode colocar placa com Z80, com MC68030, trabalhar com dois processadores e fazer assembler hibrido, senão vcs vão me expulsar do tópico...hehe

O problema é que aqui o MSX estagnou na versão 1, não tendo como expandir muito a arquitetura, assim com o tempo foi substituido pela arquitetura PC.

Ainda na net tem muitos sites que monstram novas interfaces como para cartão SD, placa de video novas, outros processadores, etc para Apple , TK e MSX.

Gravador bom para fita cassete era do Hotbit, fabricado no Brasil, eu

usei no MSX, no TK95 e Apple II, durou muitos anos....

Esta é pros véios de plantão: Quem lembra da radio USP, que transmitia programas para Apple, MSX, TK, pela radio, o programa chamava Clip Informatica. Ná epoca eu conectava o gravador do Hotbit no radio FM para gravar as fitas.....
enigmabox

Mensagempor Wagner de Queiroz » 20 Abr 2010 16:29

enigmabox escreveu:Esta é pros véios de plantão: Quem lembra da radio USP, que transmitia programas para Apple, MSX, TK, pela radio, o programa chamava Clip Informatica. Ná epoca eu conectava o gravador do Hotbit no radio FM para gravar as fitas.....

Eu escutava o Clip Informatica na radio USP-FM, nunca consegui fazer rodar um programa baixado pelo Rádio.

Agora tao velho quanto era o programa da TV Cultura chamado Revistinha que tinha um instrutor de informatica sentado na quina na mesa com um XT. Essa é para poucos heim!

Ainda terei meu Hotbit! nem que seja um num chip.

Saudosismos a parte. Confessa que nao era uma época boa, apesar da fita cassete que graças A Deus nao vingou no XT, senao hoje ainda teria nego usando GW-BASIC!
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor brasilma » 20 Abr 2010 16:43

Enigma,

É isso mesmo "O livro vermelho do MSX", trazia todas rotinas do firmware comentas e destrinchadas, era um prato cheio para quem desejava aprender programação.

Por falar nisso, outra excelente fonte de conhecimento era a revista Micro Sistemas, que saudade, como aprendia e se divertia com essas coisas.

O que acabou com sistemas como o MSX foram os PCs.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor enigmabox » 20 Abr 2010 17:08

Wagner,

Será que este programa da TV Cultura não era um que falava sobre computadores, era um programa traduzido da BBC de Londres, onde o cara demostrava alguns programas em basic e mostrava os recursos de varios micros como o PET, Comodore, Apple, TRS80, acho que MSX não tinha no programa nem TK95.
Alguns anos atras , em uma via paralela a Santa Efigenia-SP, tinha um monte de Hotbit por R$20,00, se procurar ainda acha. Agora se quiser montar a placa do MSX é facil, os componentes vc ainda acha para montar....
Acredite se quiser, mas o PC tinha interface pra fita, mas ninguem usava...
Perifericos como mouse, mesa digitalizadora , hard-disk, já tinha desde o Apple II, depois que colocaram em outros sistemas.

Brasilma,

Tenho digitalizado varios livros do MSX, depois coloco a lista aqui pra matar a saudade da velharada....
Devo ter este livro vermelho do MSX tb. O unico que estudei bastante foi o Red Book da Apple.
O problema foi a reserva de mercado que isolou o brasil da tecnologia, depois começou a entrar um monte de clone de PC xingling no inicio da decada de 90..... ai acabou com o MSX e com outros micros.
Lembro que uma vez fui na Telesp de Osasco, só usavam micros Cobra, parece que eram TRS80.
Na maioria das escolas de informatica da decada de 80, quando aprendi assembler, basic e cobol, só tinha Apple, principalmente os da Microdigital e Unitron, depois que começaram a aparecer outros como MSX e PC para o ensino. Delegacias aqui de SP só usavam MSX no inicio, pra cadastrar os Mano.....
enigmabox

Mensagempor Wagner de Queiroz » 20 Abr 2010 17:34

Enigma, diz onde é que eu vo correndo comprar hotbit.

O programa era um quadro no programa Revistinha. E era um cara do Brasil. Se nao me falha a memoria a maioria das vezes que ele aparecia no programa, tinha um Prologica Solution 16 na mesa. Esse PC era ruim que da dó! O teclado era encaixado na frente do monitor para guardar.

Tinha um outro PC que era parecido que vinha com impressora matricial, mas vamos voltar ao assunto do MSX. Vou querer saber onde é esse cara que tem Hotbit a 20 reais. Compro um por mes até conseguir juntar as peças para montar um funcional!
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor enigmabox » 20 Abr 2010 17:51

Wagner,

O programa no qual me refira é mais antigo, era o programa Bits and Bytes, em cada programa o instrutor pegava um micro e fazia programas nele, demonstrando o funcionamento do computador.

http://www.youtube.com/v/EntiJhQ9z_U&rel=1&fs=1&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1

http://www.youtube.com/v/wJ4dAFI7xLw&rel=1&fs=1&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1

Solution 16 "portátil" era fo..... Para abrir o PC da "tela verde" para manutenção, tinha que usar chave philips bem cumprida. Se não me engano rodava o sistema Sisne, clone do DOS.
Os MSX tão procurados tinham numa loja que ficava na Rua dos Andradas, paralela com a rua Santa Efigenia, nem deve existir mais, vi isso faz mais de 4 anos atrás.
Mas se procurar deve achar ainda algo, nas lojas de sucata da Rua dos Timbiras.
Peça para MSX deve ter bastante ainda, ano passado comprei varias do MSX e Atari para brincar, cada CI custava por volta dos R$3,00.

Aqui tem alguma coisa de livros para MSX:

http://msxlivros.blogspot.com/

http://www.tk90x.com.br/Livros.html

http://www.msxsampa.com.br/msxsampa/link.html

http://www.msxpro.com/

http://msx.retro8bits.com/
enigmabox

Mensagempor Wagner de Queiroz » 20 Abr 2010 22:32

enigmabox,

A respeito do Bits and Bytes, vc escavou o baú mesmo, lembro do programa, mas nao onde.

Agora, pode se dizer que sou emocional, acabei de chorar ao ver escaneado o manual do usuario e o manual do basic do msx. Que saudade dos livros da Editora Aleph.

O feriado vai ser proveitoso!
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor vtrx » 20 Abr 2010 22:52

Enigma, diz onde é que eu vo correndo comprar hotbit.

HotBit é muito feio...
DDplus da Gradiente era o melhor.
Os livros Z80 1 e 2 eu ainda tenho...
Microdigital e Unitron

Vendeu muito.
os TK85

Demorava horas programando jogos em Assembly (sem compilador),Peek e Poke,Peek e Poke...
Jogava muito aquele da 'cobrinha' que vai comendo letras e aumentando de tamanho,não lembro o nome.
Minha primeira 'interface' foi feita com um MSX,ligava uma placa nos Slots de expansão e fazia piscar umas Lampadas em sequencia que se programava no teclado,não durava uma musica inteira pois a memória 'não cabia'..hehe
vtrx
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para MSX