GASAGUA

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

Mensagempor brasilma » 03 Mai 2010 11:18

Calma Xultz, desta vez concordei com vc, rs, rs

Por falar nisso, gostaria que alguém pudesse me ajudar a encontrar um gerador à alcool de uns 1200-1500W.

Se não encontrar estou pensando em adquirir um a gasolina mesmo e tentar transformar :-(

Mais um favorzinho, alguma alma caridosa poderia abrir o esquena do link que enviei (Lawton_Circuit.cwz em http://www.hyiq.org/library/hho.htm) e postar a imagem - no momento não estou com nenhum programa que abra este formato. Sei que deve ser um simples oscialdor com os dois 555 porem gostaria de ver.

Obrigadúuuuuuuuuuuuuuuuuu
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor albertorcneto » 03 Mai 2010 12:41

brasilma escreveu:Existe um tipo de motor, similar ao Diesel, já mostrado algumas vezes no Fantástico, que queima qualquer tipo de gordura - inclusive sebo e banha - calor para ele não é problema, quanto mais quente melhor.

Tbém gosto de carros elétricos, porem o problema são as baterias (custo e massa), depois a energia precisaria ser limpa, ou seja, não poderia vir da queima de carvão ou petróleo, senão dá tudo na mesma.

Na verdade existem motores bem melhores.

Pra falar a verdade, acho que esse topico deveria estar no Fontes Alternativas. La, se nao me engano, ja teve um bocado de discussoes sobre isso.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor brasilma » 03 Mai 2010 12:56

Tbém acho Alberto, já solicitei ao moderador. Olá, onde estou, como vim parar aqui, rs, rs obrigadúuuuuuuuuuuuuu Guest!!!
brasilma
Dword

Mensagempor NEON » 03 Mai 2010 15:20

brasilma escreveu:Calma Xultz, desta vez concordei com vc, rs, rs

Por falar nisso, gostaria que alguém pudesse me ajudar a encontrar um gerador à alcool de uns 1200-1500W.

Se não encontrar estou pensando em adquirir um a gasolina mesmo e tentar transformar :-(

Mais um favorzinho, alguma alma caridosa poderia abrir o esquena do link que enviei (Lawton_Circuit.cwz em http://www.hyiq.org/library/hho.htm) e postar a imagem - no momento não estou com nenhum programa que abra este formato. Sei que deve ser um simples oscialdor com os dois 555 porem gostaria de ver.

Obrigadúuuuuuuuuuuuuuuuuu

Tem que baixar o programa Circuit Wizard descrito no link http://www.hyiq.org/library/hho.htm no último parágrafo para visualizar este formato.

Este programa eu não conhecia vale a pena testar Circuit Wizard.
NEON
Nibble

Mensagempor brasilma » 03 Mai 2010 16:12

Obrigado NEON!!!
brasilma
Dword

Mensagempor brasilma » 19 Mai 2010 08:23

Caros Colegas,

Nossa troca de ideias sobre o HHO foi encontrada em pesquisas na NET, e um colega que faz estudos sobre ele me fez algumas considerações sobre o ponto mais polêmico.

"Pelas leis da física, é impossível se retirar de um sistema mais energia do que o sistema recebe. Isto seria o moto-contínuo, que foge ao domínio da ciência, e fica no universo dos sonhos, nem tampouco o Gasagua pretende ser o sistema que fará o "motor movido à água".

Quando utilizamos H² e O² em motores a combustão interna, o que fazemos é aproveitar as características químicas destes dois gases, que tem a propriedade de, juntos, queimarem 1000 vezes mais rápido do que o combustível líquido convencional (e mais ainda, se for em comparação com o Gás Natural), ou seja, utilizamos H² e O² como catalisadores da queima dos combustíveis tradicionais.

Veja o que acontece em um motor com turbo-compressor: Drena-se energia termo-cinética dos gases de escapamento, o que a princípio reduz a capacidade do sistema moto-propulsor. Mas esta energia é utilizada para comprimir uma maior quantidade de ar em direção ao tubo de admissão, o que faz com que, ao final, o motor ganhe potência.

No sistema HHO não é diferente: Drenamos corrente elétrica do sistema, fornecida pelo alternador do veículo. Utilizamos esta energia para quebrar as moléculas de água, obtendo H² e O². A seguir, levamos estes gases produzidos para serem queimados, misturados à mistura ar-combustível. O gás produzido não é suficiente sequer para manter o motor em marcha lenta.

Dentro do cilindro, quando a combustão se inicia, o H² queima muito mais rápido do que as partículas de combustível que o circundam, e o efeito é a queima de partículas que antes não seriam queimadas, dentro de um contexto estequiométrico.

E o motor, sofre com isso? O motor sofreria, caso houvesse empobrecimento de mistura, pois neste caso, a temperatura pode chegar ao ponto de danificar as válvulas e sedes de válvulas, furar o pistão, ou trincar o cabeçote.

No caso, a queima mais eficiente e completa, que ocorre em um intervalo de tempo muito menor, DIMINUI a temperatura de escapamento (EGT), a ponto de o catalisador parar de funcionar. Aliás, não funciona e nem precisa, porque a queima de H² junto com os hidrocarbonetos resultam em zero de CO, reduz em 78% a emissão de sólidos e de CO², e reduz os óxidos de nitrogênio a ponto de ficar fora da escala dos equipamentos convencionais.

Um dos colegas da lista mencionou as grandes montadoras: Diga para ele estudar o fenômeno denominado "Detroit Fever", para entender porque os carros atuais consomem tanto combustível. Realizando estudos dentro do laboratório de uma montadora ( e faço isso com frequência), vi a orientação, por escrito, de que deve se priorizar as emissões e garantir o funcionamento do catalisador (o que inclui o devido suprimento de combustível para ativá-lo), sendo a questão de economia de combustível o último item a ser considerado, ou às vezes, nem é levado em conta.

É por este motivo que recebi um Fiat Strada Cabine Dupla da Fiat, mês passado, e ele veio consumindo tanto quanto meu Fusca 1.6 1977 gastava."
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 19 Mai 2010 08:57

Como havia dito anteriormente, a idéia não é de todo ruim, Brasilma.
Note que a pessoa diz que "Drenamos corrente elétrica do sistema, fornecida pelo alternador do veículo". Essa energia tem preço, e ela vem do motor. Porém, ele afirma que a queima do H2 e O2 no motor é muto mais eficiente que da gasolina, não sei se é verdade, mas eu acho muito provável. O problema é que a eficiência do sistema de eletrólise é muito baixo. Se alguém conseguir desenvolver uma eletrólise de alta eficiência, aí com certeza a conta fecha, mas na forma atual, acaba gastando mais energia para quebrar a aguá do que o motor fornece queimando o H e o O.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 19 Mai 2010 13:35

Então Xultz, pelo que já havia comentado em outros posts anteriores, e o colega confirmou agora, a queima do H-O junto com o combustível, altera e melhora a eficiência do processo de combustão, disto é que advem o ganho, entendeu?
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 19 Mai 2010 14:39

Entendi.
E da onde vem a energia para fazer a eletrólise?
O ganho do motor é maior que o gasto de energia para fazer a eletrólise?
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 19 Mai 2010 14:50

Xultz, perceba que não estamos falando aqui de moto-contínuo ou substituição de combustível, mas de economia de combustível, o colega deu uma boa explicação de como e porque isto ocorre, dá uma lida lá.
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 19 Mai 2010 15:47

Eu também não. Eu sei que o motor do carro tem uma média de 15% de eficiência apenas, e acredito que injetar H e O na gasolina possam fazer esse rendimento aumentar.
Mas responda as minhas perguntas, ao invés de mandar um RTFM prá mim.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 19 Mai 2010 16:38

Olá Xultz, a alteração no processo de combustão, em que o HO é utilizado como catalizador da reação, é a resposta as tuas perguntas.

Tenho interesse em desenvolver o tema neste sentido, e em assuntos relacionados a métodos mais eficientes para a eletrólise, como aquele link que postei onde é utilizada uma tensão alternada mais elevada.

De onde vem a energia para fazer a eletrolise todo mundo sabe.
brasilma
Dword

Mensagempor albertorcneto » 20 Mai 2010 04:47

Alem do que o Xultz falou, tem outra coisa. Se a melhora da queima se da instantaneamente, que eh o objetivo principal (aumentar a temperatura maxima do sistema para melhorar a eficiencia termica), ela vai ser perdida basicamente en desgaste do eixo virabrequim. Facam as contas com a geometria do motor. Alem disso, uma maior temperatura na camara de combustao pode detonar mais rapido o cabecote e outras partes.

Existem outras coisas que realmente funcionam e que nao agridem o motor nem sao voodoo. Brasilma, pesquise um pouco sobre motores Elko (ou Elsbett). Eles sao motores de alto rendimento (ca. de 42% de eficiencia) somente mudando algumas coisas no motor. E que ainda funciona com qualquer tipo de oleo. Ou entao sobre um motor chamado Gun engine de um doidao canadense chamado Stan Holubowicz (ou algo assim). Esses sim sao motores que tem uma teoria bem embasada de melhoria da eficiencia. So nao sei ainda porque as industrias automotivas nao adotaram eles ainda.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor brasilma » 20 Mai 2010 08:16

Olá Alberto, talvez este aumento de temperatura não seja tão grande quanto vc esteja imaginando, ou esteja restrito a câmara de combustão, depois o motor possui um sistema de refrigeração e lubrificação.

Perceba que estamos falando de aumento de eficiência, isto significa que haveria uma redução no consumo de combustível.

Também é importante lembrar que toda a discussão segue no campo da teoria, não testei um sistema assim e não sei dizer se isto funciona ou não.

Sabemos que existem outros tipos de motores, porem isto foge do tema que está sendo discutido.
brasilma
Dword

Anterior

Voltar para Fontes de energia alternativa