por xultz » 21 Jul 2010 10:27
João, se pensar em nível DC de 12V como você disse, existe sim um componente para isso, se chama diodo.
Em se tratando de misturar energias, deve haver um elemento no sistema que é a tensão em função da corrente: quanto mais corrente você puxa, menor deve ser a tensão que ele fornece. Se você pensar numa fonte de tensão DC fixa ideal (aquela que a gente desenha no diagrama esquemático, mas que na verdade não existe de forma tão perfeita) com um resistor em série, você tem uma fonte com tensão em função da corrente. Quanto menor for o valor dessa resistência, maior é a corrente que vai puxar do sistema.
Aí o que acontece: suponha que duas fontes de energia diferentes (por exemplo, uma usina a base de flatulência e outra usina de TPM), cada uma tem uma potência diferente. Uma fornece, sei lá, 10A e a outra 80A (TPM costuma gerar muito mais energia que isso). A resistência série deve ser calculada de tal forma que, quando aplicada uma carga em ambas, a proporção de corrente entre uma usina e outra seja de 10/80 (essa conta é facinho de fazer). Assim, quando você aplicar plena carga no sistema, uma usina vai fornecer 10A e a outra 80A.
Porém, você pode querer que só a usina de TPM forneça energia (supondo que tua esposa fique de TPM o mês inteiro) e só use os flatos se tua carga precisar de mais do que 80A. Para isso é necessário um sistema inteligente, que monitore a corrente da carga. Enquanto estiver abaixo dos 80A, a tensão da usina de flatos se mantém abaixo da tensão da usina de TPM. Como tem um diodo, não virá corrente para dentro da usina de flatos. Quando a carga exigir mais de 80A, a usina de flatos aumenta a tensão (ela vai ficar ligeiramente maior a de TPM) e vai começar a sair corrente dela também. Se a carga pedir mais de 90A, derruba o sistema porque deu m****.
Em se tratando de rede AC, a coisa é parecida. O único porém é que ambas energias devem estar perfeitamente em fase (dos 60Hz), e se teu gerador tiver um tiquinho de tensão a mais que a tensão da rede, vai começar a fornecer corrente para a concessionária, e controlando essa diferença de tensão, controla quanta corrente tua usina pode fornecer à concessionária.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.