Radio Controle Proporcional

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor phophollety » 28 Dez 2006 15:32

Poutz... sem equipo complica bastante hein!

Já pensou em montar aquele projeto de freq que vai até 50MHz? Usa um F84 e só...

Bom.. você poderia montar aquele circuito e fazer multiplas divisões com contadore em cascata. pode usar um 4040 que vai de T0 até T11, dá para dividir por até 4096.. monte o oscilador com portas que eu passei no ultimo post, ligue no CLK do 4040 e pegue na saida T9 que divide por 1024, veja qual é a freq e multiplique por 1024..... pronto!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 28 Dez 2006 15:38

Vou tentar que vc falou. Fazer um divisor de frequencia com 4040....ainda este ano eu faço!!!
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 31 Dez 2006 17:44

Beleza.. assim que conseguir avise :wink:
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 02 Jan 2007 07:59

Blz..como foi a passagem do ano?

Então...pensei que tinha um 4040 sobrando em casa e quebrei a cara..mas a hipótese do cristal está descartada...troquei eles por uns de 10Mhz que tinha e nada....acabei por fazer o seguinte: isolei o RF de ambos( Tx e Rx) e liguei via cabo o circuito oscilador do Tx no BA ...blz..funciona perfeitamente, acelera e "vira" como teria que ser....então o prblm está mesmo no RF....estive pensando e me diga se estou certo, se eu adquirir esses módulos de RF (tipo telecontrolli) e fazer a conexão, será que irar funcionar? em meu ponto de vista sim...mas como nunca manipulei um destes....fico receoso em adquirir um par de módulos pra ficar jogado aqui em casa....o q vc acha?
Gostei do projeto de freq com f84..vc tem ele ai disponivel?
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 02 Jan 2007 09:43

Depende...

Tem que ver se a transmissão do seu sinal é digital ou analógica, visto que os módulos de RF telecontrolli e similares operam apenas em modo digital.
E também temos que analisar o circuito do transmissor então nada melhor do que o esquemático do transmissor para checarmos pois no datasheet não comenta nada dos sinais que o BA tem que receber para funcionar...

O freq pode-se pegar esse do site do Renie:

http://www.reniemarquet.cjb.net/eletronica.htm
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 02 Jan 2007 09:59

No esquematico são 2 flip-flops a transitores, imagino que seja digital..., vou ver se consigo reproduzir o esquemático....eu tirei numa cartolina.....ainda não passei pro Proteus....

se ficar mais facil o contato por e-mail, o meu é abreucarlos@gmail.com
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 02 Jan 2007 10:02

Não precisa passar em nenhum software que nada.. scanneie a cartolina e poste ai..até então parece ser digital, se for mesmo os módulos são viáveis.
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 03 Jan 2007 09:58

Ai está o esquema do Tx:

Transmissor

Imagem

Desculpe pela imagem tosca....
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 03 Jan 2007 11:33

Analisando por cima creio que não será muito legal colocar um módulo híbrido telecontrolli....

Mas se você tem o esquemático do transmissor (e do receptor...) não vejo motivos em modificar o circuito se ele é consertável... eu sei que sempre tem aquele defeito mais chato.. mas nesse caso eu preferiria manter a originalidade que funcionava bem... então a minha sugestão é para você quebrar mais um pouco a cabeça na etapa de RF do receptor... meça novamente todo mundo e se tiver dúvidas troque algum cap.. pode ser que esteja fora de sintonia, tente ajustar isso.... (monte o freq com pic... ajudará muito!)
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 03 Jan 2007 12:50

Vou tentar...mas fujo do RF como diabo da cruz!!!!

Não possuo nenhuma experiencia em RF, vc tem algumas dicas para

analisar esta etapa? além de montar o frequencimetro?
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 08 Jan 2007 00:08

Circuitos de RF são chatos de serem projetados, manutenção é como qualquer outro tipo de circuito... poderam haver componentes danificados, soldas frias, fugas.. esqueça que é RF, pense que é só uma parte do circuito que está defeituosa e e precisa ser reparada...se tiver querendo dar aquela reformada.. troque todos os capacitores.... verifique os transistores... e só!
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 08 Jan 2007 07:01

Essa semana foi corrida....é isso que eu irei fazer...trocar os capacitores, pois os transistores estão perfeitos...
estou tentando montar o frequecimetro que eu achei neste link:

http://members.cox.net/berniekm/super.html

é bem parecido ao do Renie....mas esta semana foi triste..cheio de "tarefas" e não pude dar atenção ao meu "brinquedo"!!!!
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 18 Jan 2007 22:35

E ai.. montou?
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 19 Jan 2007 07:07

Tudo bom...

Montei o super probe (http://members.cox.net/berniekm/super.html), que surpreendentemente funciona!!, mas tive alguns compromissos durante a semana e não pude mexer no "brinquedo"....quero ver se este final de semana eu consigo algo..

Falta eu trocar os capacitores...quero tirar um fds e ir a st efigenia para comprar alguns componentes..pois aqui onde moro/trabalho é muito fraco em termos de componentes eletrônicos...

Mas obrigado pela atenção...e qq novidade eu posto aqui!!
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 19 Jan 2007 12:13

Legal.. já tinha visto esse site... quem sabe não monto um. ainda mais agora que você disse que funciona mesmo!
phophollety
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos