Usar ventilador para gerar energia Eólica?

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

Mensagempor jorgeluiz » 13 Ago 2010 01:03

funciona sim. Desde que voce coloque capacitores para entrar em ressonancia com a bobina.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor albertorcneto » 13 Ago 2010 04:05

Na verdade funciona sim, desde que ligada na rede e que o rotor gire em velocidade MAIOR que a nominal. O funcionamento do motor eh o seguinte: a corrente da rede vai gerar um campo magnetico inicial no estator que vai induzir tensao nas bobinas do rotor que vai gerar uma corrente que vai gerar um campo magnetico defasado que vai criar uma forca que vai "puxar" o rotor a acompanhar o campo magnetico "movel" da rede. E, se nao me engano, se o rotor girar a uma velocidade maior que a velocidade sincrona, o fluxo de corrente se inverte e o motor passa a funcionar como gerador. O problema eh o fator de potencia que eh um lixo nesse caso.

Bom, Joao, a solucao mais "facil" seria a ideia do enigmabox com motor DC de ima permanente. Eh mais eficiente e mais pratico. E depois, voce pode usar um inversor GTI (do outro topico que voce criou) e jogar a energia na rede. Na Inglaterra isso eh permitido, mas no Brasil acredito que ainda nao.

PS: fabim, nao existe motor asynchrono de 2500 RPM. Pelo menos nao pra 60 Hz.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor joao » 13 Ago 2010 05:40

Valeu pessoal pelas respostas!

Estou estudando um pouco mais sobre energia eólica e estava tentando achar uma maneira mais barata de gerar a mesma.
Nos EUA, existem kits que geram 900W por 699 dolares e gostaria de tentar fazer algo parecido, mas muito mais barato. :)

http://cgi.ebay.com/Hybrid-Solar-Wind-T ... ltDomain_0

Então, pelo o que eu entendi, o melhor mesmo seria usando um dinamo para fazer o mesmo.

Vi que o alternador é diferente de dinamo. Mas o que gera mais energia com mais baixo custo? O dinamo? No brasil quase não se acha dinamo para vender(Ok, eu não fiz uma busca muito grande, mas nunca achei quando estava procurando). E alternador usado é até que bem acessivel. O que seria necessário para se poder usar um alternador? Ou ele não seria muito potente?

[]'s Joao
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor fabim » 13 Ago 2010 08:32

albertorcneto escreveu:Na verdade funciona sim, desde que ligada na rede e que o rotor gire em velocidade MAIOR que a nominal. O funcionamento do motor eh o seguinte: a corrente da rede vai gerar um campo magnetico inicial no estator que vai induzir tensao nas bobinas do rotor que vai gerar uma corrente que vai gerar um campo magnetico defasado que vai criar uma forca que vai "puxar" o rotor a acompanhar o campo magnetico "movel" da rede. E, se nao me engano, se o rotor girar a uma velocidade maior que a velocidade sincrona, o fluxo de corrente se inverte e o motor passa a funcionar como gerador. O problema eh o fator de potencia que eh um lixo nesse caso.

Bom, Joao, a solucao mais "facil" seria a ideia do enigmabox com motor DC de ima permanente. Eh mais eficiente e mais pratico. E depois, voce pode usar um inversor GTI (do outro topico que voce criou) e jogar a energia na rede. Na Inglaterra isso eh permitido, mas no Brasil acredito que ainda nao.

PS: fabim, nao existe motor asynchrono de 2500 RPM. Pelo menos nao pra 60 Hz.

Beto, foi exatamente isso que eu estava explicando, só que da minha forma!! hehehe

tics tics
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor enigmabox » 13 Ago 2010 11:38

João,

Tu ainda pode encontrar aqueles dinamos usados em veiculos antigos (fusca, brasilia, kombi, etc), mas não terá a eficiencia de um alternador. Se for usar alternador, terá que usar uma pequena bateria para criar o campo do estator para que o alternador funcione. Mas com o tempo terá que carregar esta bateria......
Para brincar sugiro usar um motor DC, pesquise aqueles motores utilizados em automóveis, como o do vidro elétrico, limpador de parabrisas, etc. São faceis de encontrar e baratos.
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 13 Ago 2010 12:02

aqui diz que nao funciona:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equações_de_Maxwell

eh algo obvio... se vc parte do principio que o estator nao esta alimentado, entao nao existe campo magnetico. e se nao existe campo magnetico, nao circula corrente no rotor. partiu desse principio, nao tem outra saida: pode girar na velocidade que quiser, nao vai funcionar.

mas tem um monte de gente que prefere ignorar, daih vai no laboratorio e acha que descobriu a roda pq tem um circuito que "tira energia gratis do vacuo", porem:

a) fez uma medida qq e esqueceu que o ohmimetro fornece uma pequena corrente
b) fez uma medida e esqueceu que existe campo magnetico na terra
c) fez uma medida e esqueceu que tem um cabo de 220V passando embaixo da bancada bem no lugar do experimento
d) fez uma medida e esqueceu que existe efeito fotoeletrico.

e essa foi a melhor que eu jah vi: o experimento do cara soh funcionava a noite, quando ele ligava as lampadas fluorescentes! :D

a solucao para o problema do joao eh muito mais simples e obvia: basta usar uma bateria e um alternador. a bateria vai alimentar o estator e permitir que o alternador funcione e carregue a bateria quando tiver vento.

quando nao tiver vento, vc vive apenas da bateria. soh nao pode deixar ela descarregar totalmente, senao o alternador para de funcionar e nao consegue mais recarregar ela.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 13 Ago 2010 13:18

Marcelo Samsoniuk escreveu:aqui diz que nao funciona:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equações_de_Maxwell

eh algo obvio... se vc parte do principio que o estator nao esta alimentado, entao nao existe campo magnetico. e se nao existe campo magnetico, nao circula corrente no rotor. partiu desse principio, nao tem outra saida: pode girar na velocidade que quiser, nao vai funcionar.

mas tem um monte de gente que prefere ignorar, daih vai no laboratorio e acha que descobriu a roda pq tem um circuito que "tira energia gratis do vacuo", porem:

a) fez uma medida qq e esqueceu que o ohmimetro fornece uma pequena corrente
b) fez uma medida e esqueceu que existe campo magnetico na terra
c) fez uma medida e esqueceu que tem um cabo de 220V passando embaixo da bancada bem no lugar do experimento
d) fez uma medida e esqueceu que existe efeito fotoeletrico.

e essa foi a melhor que eu jah vi: o experimento do cara soh funcionava a noite, quando ele ligava as lampadas fluorescentes! :D

a solucao para o problema do joao eh muito mais simples e obvia: basta usar uma bateria e um alternador. a bateria vai alimentar o estator e permitir que o alternador funcione e carregue a bateria quando tiver vento.

quando nao tiver vento, vc vive apenas da bateria. soh nao pode deixar ela descarregar totalmente, senao o alternador para de funcionar e nao consegue mais recarregar ela.

samsonite, vai fazer modulos de telefonia vai. hehehe Sua praia é outra
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor proex » 13 Ago 2010 15:47

Joao, a titulo de experiencia, pegue um motor de passo, um bem parrudo.

Prenda o eixo dele numa furadeira eletrica. Faça a furadeira girar e meça a tensao nos fios do motor de passo. Isso sim é gerador.

Mas lembre-se que vc estará medindo a tensao em vazio.

Coloque depois uma lampada de filamento, de 20W, como carga.

Vc irá aprender algumas coisas básicas bem interessante como por exemplo:

Se não houver campo magnético, nada feito. Esse campo magnético pode ser gerado por um imã ou pela bobina energizada do estator.

No caso desse motor de passo, dentro dele tem imãs.

Fora isso meu filho, nao tem milagre.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 13 Ago 2010 16:46

proex escreveu:Joao, a titulo de experiencia, pegue um motor de passo, um bem parrudo.

Prenda o eixo dele numa furadeira eletrica. Faça a furadeira girar e meça a tensao nos fios do motor de passo. Isso sim é gerador.

Mas lembre-se que vc estará medindo a tensao em vazio.

Coloque depois uma lampada de filamento, de 20W, como carga.

Vc irá aprender algumas coisas básicas bem interessante como por exemplo:

Se não houver campo magnético, nada feito. Esse campo magnético pode ser gerado por um imã ou pela bobina energizada do estator.

No caso desse motor de passo, dentro dele tem imãs.

Fora isso meu filho, nao tem milagre.

Cara, quando fui em itaipu. Eu juro que não vi o imãns nas paredes. daquele negocio gigantesco.

Bom, seguinte.
Geradores sincronos ferro magneticos.
Mesmo quando não existe um campo magnetico fixo imãn, ao movimento mecanico entre estator etc... acontece um pequeno campo, que este pequeno campo é o bastante para alimentar a excitatris de campo.
Ao que a excitatris aumenta o campo eletro magnético, isso excita ainda mais, que volta e alimenta mais etc. bom.

chemos então a conclusão, que um gerador sincrono aproveita a energia que ele gera para criar um campo defasado, etc. á.

Todo mundo sabe disso.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor ivan » 13 Ago 2010 18:47

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor albertorcneto » 17 Ago 2010 05:03

Bom, eu ia deixar quieto porque o topico na verdade ja esta respondido. Mas como eh um tema interessante e que gera muitas duvidas, ai vai:

http://www.google.de/url?sa=t&source=we ... 9TLTBU5r6A

http://www.flender.com/_upload/asynchro ... erator.pdf

Se voce girar um motor de inducao sem conectar a nada, como o proex falou, eh obvio que voce nao vai medir nada na saida. Mas se houver uma corrente no estator, nao importa o sentido (gerando ou fornecendo), essa corrente ira criar uma emf no rotor que ira criar uma corrente que ira criar um campo que, como esta a frente do campo girante do estator, faz com que a corrente no estator flua ao contrario.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 17 Ago 2010 11:42

o problema esta em colocar na cabeca do fabim que sem alimentar o estator, nao existe campo magnetico e, portanto, nao adianta girar o rotor! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Ago 2010 21:58

fabim escreveu: ... Cara, quando fui em itaipu. Eu juro que não vi o imãns nas paredes. daquele negocio gigantesco.

Bom, seguinte.
Geradores sincronos ferro magneticos.
Mesmo quando não existe um campo magnetico fixo imãn, ao movimento mecanico entre
estator etc... acontece um pequeno campo, que este pequeno campo é o bastante para
alimentar a excitatris de campo..

Correto Fabim
Isso ocorre porque fica uma imantação remanescente no Rotor

Uma vez um Gerador lá da Aviação deixou de gerar pois perdeu, não sei porque motivo,
essa imantação residual
Foi o bastante ligar uma Bateria de 12 V ao Rotor por um instante para restabelecer o gerador.

Imagem
Supondo o material desmagnetizado, o aumento progressivo
(a partir do zero) da intensidade H até o valor de saturação Bs produz a
curva inicial 01. Se o valor de H é reduzido até zero, o caminho é a curva
12, diferente da inicial.

No ponto 2, não há nenhuma corrente de magnetização (H = 0) e o valor
de B não é nulo, significando uma magnetização residual Br (ímã
permanente).

Fonte: http://www.mspc.eng.br/elemag/eletrm0260.shtml

Resumindo: a Magnetização inicia a Partir do Ponto Zero e nunca retona a esse Ponto
a menos que o Núcleo seja Desmagnetizado.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Anterior

Voltar para Fontes de energia alternativa