Bem q poderia...

Hardware e Software

Moderador: 51

Bem q poderia...

Mensagempor mastk » 12 Dez 2006 14:51

Dando uma volta nas americanas, eu vejo esses computadores infantis, vendo aquilo me parece algo inutil, sei la, acho q é substimar a inteligencia da molecada, uma maquina como o MSX, com uma interface mais amigavel, e um basic em portugues, imagino q seria um produto muito mais inteligente :?

Era um bom produto o msx na epoca dele? imagino eu q era dificil de usa-lo...

Era muito potente? vcs tiveram acesso a jogos como metal gear, galaga?
mastk
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 12 Dez 2006 15:01

Dentro de suas limitações de hardware, sim, era uma máquina interessante. Tinha um gerador de audio, entrada para cassete ou drive de disquete, impressora centronics, ligava numa tv.

Jogos ? Sim, vários, o SuperNintendo é baseado no mesmo processador do MSX, entao voce tem uma ideia da cara dos jogos.

Saudades desta época.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor xultz » 12 Dez 2006 16:07

Hoje em dia um MSX seria olhado com cara torta.
Imagine a criança ligar e ver somente um Ok e um cursor piscando, e perguntar cadê o mouse?
Naquela época era simplesmente o máximo. Fazer um programa em Basic que fizesse qualquer coisa era do outro mundo, principalmente porque o MSX era o primeiro computador que a pessoa colocava a mão e os olhos...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 12 Dez 2006 19:41

Comparemos então com os controladores com que trabalhamos que nem display tem em muitas aplicações e que são programados em C ou Assembler.

Eu acho essas maquinas uma ótima plataforma para iniciar o aprendizado em programação.

Se for para digitar um texto, navegar, ou rodar um joguinho, ai pega o PC.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

MSX ainda vive

Mensagempor silverbolt » 17 Dez 2006 16:42

Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor brasilma » 17 Dez 2006 20:53

Boa Silver, esse artigo temos de eternizar por aqui:

Computador clássico MSX é relançado no Japão em versão compacta

Imagem

A D4 Enterprise anunciou que lançará no Japão o "1 Chip MSX" a partir de 11 de dezembro. O aparelho é uma versão compacta de um padrão de computador surgido em 1985, o MSX versão 2.0. O preço é de 20.790 ienes (cerca de US$ 180)

A produção está limitada a cinco mil unidades, que pode ser compradas online. Mas pelo menos duas lojas físicas nipônicas também venderão o produto: uma em Tóquio e a outra em Hokkaido. Um serviço de download de jogos também será iniciado ainda em 2006.

O 1 Chip MSX é compacto, graças a uma tecnologia de chips programáveis, que aglutina todos os semicondutores do aparelho original em apenas um. Ainda conta com portas USB e leitor de SD Cards, que, obviamente, não existiam na época.

O MSX foi um computador popular em seu tempo, principalmente no Japão, Coréia do Sul, Holanda, Espanha, em alguns países árabes e na extinta União Soviética - um MSX2 da Sony era usado na estação espacial MIR. O computador também teve bastantes seguidores no Brasil, com aparelhos comercializados pela Sharp e Gradiente.

O MSX foi o berço de alguns clássicos, como "Parodius" e "Metal Gear". O criador deste, o famoso Hideo Kojima, começou sua carreira fazendo games para o computador - na verdade, o game de Solid Snake foi o primeiro sob sua inteira responsabilidade.

A Konami, de longe, foi a produtora mais competente para a plataforma, lançando versões exclusivas e antológicas de séries como "Castlevania", "Gradius" e "Salamander". Esses games podem ser conferidos em coletâneas como "Konami MSX Antiques", para PSOne, ou no console virtual do Wii, que terá games feitos originalmente para o computador, mas ainda não foi anunciado nenhum título.
brasilma
Dword

Mensagempor mastk » 18 Dez 2006 11:14

Vendo a molecada hj largada por ai, vejo o pontencial de muito delas por ai, um maquina dessa aqui no brasil poderia mudar, pelo menos um pouco a cultura da nossa terrinha aqui...
mastk
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 18 Dez 2006 21:09

Linda, muito linda a maquina, exceto pelo chip da altera !

180 dolares no japao ? To fora ! Vai chegar aqui custando 600 dolares !
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor brasilma » 18 Dez 2006 21:38

Hum, o que tem demais os chips da Altera?

Nos nossos equipamentos, há um, fazendo toda lógica hibrida e nunca tivemos problema, na verdade o DSP da Texas é que quando há problema está com algum pino pifado.
brasilma
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 18 Dez 2006 21:45

Me desculpe se me expressei mau. Nada contra os chips da Altera, entretanto, nao é um MSX real, é um emulador bastante apresentável. Tem placas PC104 que tb rodam emulador de MSX, só me referi isso.

Pq o preço do brinquedo é um pouco salgado la fora. Se vendesse aqui pelo mesmo preço, até eu juntaria uma graninha pra comprar.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor chipselect » 19 Dez 2006 12:38

do que um MSX por 180 dólares, talvez compense o projeto Cowboy da UNESP que é um super PDA projetado aqui no Brasil. O custo ficou em U$250,00 pra fazer apenas um protótipo simples, mas se entrar em linha de produção como desejam, o preço deve cair.

[url]
http://www.ltia.fc.unesp.br/cowboy/infoad.htm
[/url]

Tem também o OLPC, previsão de ser U$100,00 mais barato que o Cowboy, mas tecnicamente é inferior ao Cowboy.
chipselect
Word

Mensagempor voltrix » 02 Jan 2007 11:52

:D

Só para endossar as opiniões. Que saudades do meu MSX ...
Quanto programar em basic ...
O duro era carregar os jogos em fita casssete. Além do barulhinho chato, no final podia dar a fatídica mensagem: " Erro sintaxe " e não funcionar.
Mas, em tempo, viva a Konami ...

[]
MSX 1.1
Tape recorder
Cartucho
DD 5 1/4
64 k
voltrix

Mensagempor Wagner de Queiroz » 02 Jan 2007 12:20

E a interface de Disquete ?

Serve pra que ? Enfeite ? O primeiro Drive de 3,5" que vi na vida era de um hotBit em uma lojinha que vendia programas aqui em SP Ao lado da Estação "Anhangabaú" e tava rodando um joguinho da konami. Eu sonhava em ter um hotbit. Um dia quem sabe ...

Ô POBREZA !
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor brasilma » 02 Jan 2007 14:49

De 3 1/2" seria bem legal, eu tinha um de 5 1/4", aqueles flexiveis, lebram?
brasilma
Dword

Mensagempor Maurício » 02 Jan 2007 17:20

ehehehehehe

Falar em velharias é com nóis, mês !!!
Vcs conheceram os disquetes de 8".
Eu trabalhei com eles e os discos pareciam capas de LPs de vinil, mantendo as proporções, claro, ehehehehehehe

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Próximo

Voltar para MSX