68K ou coisa assim, again

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor msamsoniuk » 23 Ago 2010 12:44

bom, eu vi pela foto que vc tem um processador ali com um BDM pendurado nele, um banco de memoria, uns buffers e uma CPLD. eu imagino que a CPLD nao possui pinos suficientes, entao vc colocou contadores externos para gerar a varredura e deixou a CPLD apenas para gerar os tempos de video.

voce disse que o problema ocorre apenas na operacao de escrita, entao estou entendendo que apos a escrita ocorrer e vc parar de escrever, o controlador de video volta ao normal e consegue exibir corretamente o que foi escrito, certo? neste caso, nao deve ser problema de integridade de sinal, do contrario a escrita falharia, mas sim problema de contencao de barramento, ou seja, a escrita esta tao demorada que se sobrepoe com o ciclo de leitura.

como sugestao eu diria para vc ligar o sincronismo vertical a um pino de interrupcao do processador e testar fazer as escritas apenas quando ocorrer um sincronismo vertical, de modo que durante a varredura da tela vc nunca acessa a memoria de video. durante o sincronismo vertical vc tem tempo para fazer alguns acessos sem se preocupar com contencao de barramento justamente pq nao vai nada para a tela.

se essa solucao resolver o problema, eh pq realmente esta ocorrendo um problema de contencao de barramento e tem q melhorar a logica para poder escrever o tempo todo sem gerar interferencia.

mastk escreveu:Sao basicamente um DB, contadores e latchs para todo o lado.
Ao realizar operaçoes de escrita, acontece de piscar a tela.
Pode ser duas coisas ou eu Soldei algum fio errado ou o sinais de controle estao sendo muito deteriorados.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 23 Ago 2010 15:47

Mastk,

Faz um diagrama em bloco pra entender melhor qual sua logica de video.
O BDM tá ligado em um MCU hc08 que esta colocando os dados na RAM de video?
O CPLD deve ser o XC9536.....

:wink:
enigmabox

Mensagempor mastk » 05 Set 2010 13:00

Todos os CIs sao HC enigma.

Sam, sim, sao contadores externos para nao precissar de um CPLD/FPGA maior, foi um dilema que durou tempo demais se fazia essas placas ou se esperava conseguir uma logica programavel que atenda a nescessidade de pinos e recursos.

O problema era durante a operacao de escrita e foi mais um erro elemental da minha parte. Os latchs de entrada sao alimentados a 3V3 e estava escrevendo com 5V nas entradas, por sorte eles nao queimaram, isso nada mais eh de reflexo da minha infatilidade e empolgacao com esse projeto, precisso me acalmar, mais ao trabalhar com esse projeto.

No presente momento, a escrita acontece sem problemas, porem a capatitancia parasita esta sendo catastrofica para a escrita, em alguns pontos foi notavel, e solucionando-os o resultado foi muito animador, entretando, todos os pinos carecem de terminacao, assim sendo estou refazendo a placa de ram para adequar devidamente os sinais.

O que esta sendo controlado pelo BDM eh um MC9S08SE que esta simulando o MCF5270, que ja esta pronto e rodando a meses, mas ver o video rodando e colorido ja me deixa elforico, infartaria de ver ter todo o sistema em funcionamento, mesmo que nao pleno.

Logo, tal como jack estripador, vamos por partes.
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 07 Set 2010 19:00

Porcamente.

Imagem
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 09 Set 2010 22:00

O problema agora pessoal eh isso ai:

Imagem

Por algum motivo, esta aparecendo o pulsinho na saida do latch, mesmo quando ele esta com seu OE negado.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 09 Set 2010 23:57

imagino que a linha azul eh OE e a linha amarela eh o bus. obviamente, se vc esta controlando OE para ir para tri-state, eh que o bus eh compartilhado com outro dispositivo, talvez outro latch. bom, quando vc joga OE para 0, o bus vai para 1 refletindo o que estiver na entrada do latch. quando OE vai para 1, possivelmente vc ativando outro OE com 0, assim o bus passa de 1 para 0, pois se nenhum outro dispositivo estivesse no bus, ele tenderia a manter o valor 1.

se isso for verdade, o q eh possivel concluir eh que o OE do outro dispositivo esta indo para 1 um pouco mais cedo. com isso, o bus efetivamente fica em tri-state totalmente e comeca a fazer uma curva tendendo lentamente a nivel 1. mas nao chega a ir muito longe pq, OE vai para 0 e entao outro sinal com nivel 1 vai para o bus. minha sugestao seria dar uma olhada no OE do outro dispositivo e comparar eles.

alguma coisa assim:
Código: Selecionar todos
         ___________         ___     
OE1 ____/           \_______/     
    ____         ___________             
OE2     \_______/           \___   
    ____                     ___   
BUS     \_______/XXX\_______/   

eu diria que nao eh motivo para preocupacao, desde que o dispositivo que estiver a frente esteja sendo clockado no tempo correto. o que preocupa eh justamente se aquele ruido estiver passando adiante! uma coisa que facilita eh usar flip-flops ao inves de latches! ou seja, substituir os 74373 por 74374... a diferenca eh sutil:

Imagem

ou seja, o flip-flop pega o que ele amostrar na borda de clock e filtra glitches que ocorrerem depois, enquanto o latch repassa glitches junto.

mastk escreveu:O problema agora pessoal eh isso ai:

Imagem

Por algum motivo, esta aparecendo o pulsinho na saida do latch, mesmo quando ele esta com seu OE negado.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor guest2003 » 10 Set 2010 20:46

Comprou um Rigol Mastk ?!!?

Passou ele pra 100Mhz?

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor mastk » 12 Set 2010 20:55

Sim, peguei um rs, mas nao passei para 100Mhz ainda nao.

Imagem

O que aparece.

Imagem

O que deveria ser.

:D :D :D :D :D :D :D

Vamos indo, uns ajustes e acho que agora, finalmente vai.
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 12 Set 2010 21:20

Imagem

**** que o pariu, eu to chorando de felicidade.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 12 Set 2010 22:42

parabens mastk! que resolucao e quantidade de cores vc esta conseguindo ae?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 14 Set 2010 13:49

Muito bom Mastk, quanto tem de memoria a placa de video?
Está usando resolução 640x480 ou 680x400?
enigmabox

Mensagempor mastk » 14 Set 2010 17:41

Valeu galera, a resolucao eh de 320x200x16bpp.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 14 Set 2010 20:19

Mastk,

A resolução 320x200 não é CGA? Como seu monitor VGA esta apresentando esta imagem? Qual freq. de horizontal tu tá usando?
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 17 Set 2010 23:09

hahaha dah uma olhada nisso: http://www.youtube.com/watch?v=s1eNjUgaB-g
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 18 Set 2010 08:26

enigmabox

AnteriorPróximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))