Fonte de bancada

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Fonte de bancada

Mensagempor Fabio777 » 31 Ago 2010 09:07

Olá pessoal

Estamos precisando comprar para o laboratório da empresa uma fonte de bancada variavel de 50V / 5A

Alguem poderia me indicar alguma? Não precisa ser de grande marca.

Abraços
Fabio777
Nibble

Mensagempor Iran » 31 Ago 2010 09:39

Iran
Word

Mensagempor rona123 » 08 Set 2010 13:17

Fabio777

Cuidado com fontes de baixo custo para aplicações criticas. Andei lidando com umas fontes baratas e só complicaram a minha vida. (O barato sai caro quando não funciona direto - caso do produto Xing Xing)

Explico: Para contornar o problema de dissipação de calor no transistor série, o pessoal usa tape no trafo chaveado por rele por um sistema de controle muito grosseiro para baixar o custo. Quando voce tem variação dinamica da carga, esse rele comuta e a regulagem da fonte vai pro vinagre...

Para essa faixa de tensão uma tecnologia muito funcional é a soma de pre-regulador para manter o VCE do transistor de passagem relativamente constante e sistema de controle flutuante operando em modo corrente e tensão. São fontes mais caras, mas tem uma funcionalidade e estabilidade muito boa.

Elas possuem 3 malhas de controle, sendo que duas estão operando sempre. O parametro critico delas é a resposta a pulsos da corrente da fonte e peça ao fornecedor para informar o tempo de resposta e o erro que vai aparecer na saida. De preferencia na forma de oscilogramas.

Andei achando uns sites com esse tipo de produto no Brasil, andei fazendo cotações mas o atendimento foi terrivel, quando começei a pedir as informações sobre resposta a degrau o pessoal fugiu. Ai resolvi fazer o projeto de uma e talves venha a comercializa-la.

Espero ter lhe dado ao menos algum parametro para pesquisa, não vou indicar fornecedor pelo motivo que descrevi.

Abraço

rona123
Editado pela última vez por rona123 em 10 Set 2010 09:51, em um total de 1 vez.
rona123
Byte

Mensagempor Fabio777 » 10 Set 2010 08:42

Obrigado pelas respostas
Rona eu não sabia desses problemas em fontes xing-ling
Acabamos optando por uma minipa MPL3303M, acredito ser uma boa opção
Fabio777
Nibble

Mensagempor rona123 » 10 Set 2010 09:56

Olá Fabio777

Existem diversos produtos de origem Chinesa. Alguns de muito boa qualidade. Por isso inveitei a categoria Xing Xing que são so qua não funcionam e a gente Xinga Xinga.
Eu tenho produtos Minipa em meu laboratorio são de boa qualidade e possuem um suporte bom.
Abraço
rona123
rona123
Byte

Mensagempor FuHr3r » 04 Out 2010 13:22

Agora tambem preciso comprar umas fontes novas, estava buscando por modelos bons e novos no mercado e não encontrei nenhum que aparenta confiança !!

Aqui temos umas fontes GRANDES, com cabinete todo de METAL, dissipadores e transformadores ENORMES, etc, talvez com 10 anos ou mais de uso sem problemas. São da marca DAWER, modelo FSCC-3005D e FSCC-1503D. A 3005D vem até com um medidor de corrente e tensão pra kilo volts e 200A ! Tenho plena confiança nessas fontes !

Agora uma minipa MPL-3303 que temos aqui, igual a que o colega acima comprou, clássico modelo chines com o chaveador e tudo mais, já deu problema duas vezes e agora encontra-se com um canal quebrado. Não confio mais nos modelos de fonte da minipa.

Outra GoldStar, modelo menor com um canal só e tal, é um horror quando tá perto do ponto de chaveamento, vc puxa um pouco mais de corrente, ela começa chavear, depois cai, as vezes fica igual uma metralhadora!

Recomendo fortemente a Dawer, até encontrei modelos usados para venda... mas como regulamento aqui, não posso adquirir materiais usados!

Alguem me recomenda alguma fonte de bancada, na faixa de 0~30V, 5A, dupla com mostrador de tensão e corrente, que ainda posso encontrar no mercado ?
FuHr3r
Bit

Mensagempor brasilma » 04 Out 2010 13:58

Tenho uma destas Ching-Ling comercializadas pela Instruterm há 4 anos e até hoje o único problema foi a iluminação dos displays LCD que parou de funcionar (eram mini lâmpadas incandecentes e não interferem na leitura).

No mais tudo ok, elas usam trafos e componentes comuns na regulação.

O que acho interessante nestas soluções simples é que caso ocorra algum problema o reparo é simples.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor rcakto » 04 Out 2010 14:12

FuHr3r, eu tenho uma IP-302S da impac so que é 2x 0-30V/0-2A + 1X 5V0-3A

*EDITADO*

ACHEI O SITE DOS CARAS: http://www.loadingpower.com/
rcakto
Word

Mensagempor FuHr3r » 04 Out 2010 14:47

a da instrutherm é muuuuito parecida com a da minipa, assim como a da impac. Acho que hoje em dia não vou conseguir fugir muito desses modelos...

Quando a fonte da Minipa deu problema, arrumaram aqui mesmo... não reclamo por ela ser complexa. Agora por exemplo, ela esta com um canal queimado, ninguem arrumou por falta de tempo. Acho F*** isso, sendo que enquanto tou aqui (quase 2 anos) nunca aconteceu nada com as Dawer, que são até mais judiadas.
FuHr3r
Bit

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos