Termo Anemometro.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Termo Anemometro.

Mensagempor fabim » 04 Out 2010 11:00

Estoy a que, lendo-te, mas no compreendo.

Alguém aqui ja fez um tcc, ja leu algo sobre, ou sabe exatamente como essa coisa funciona ?
Estou completamente frustrado, por não conseguir entender o que uma coisa tem de haver com outra.

Abraços :?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor tcpipchip » 04 Out 2010 11:25

Ola...

Voce assina a CIRCUIT CELLAR ?

A numero 186...

Com certeza vais achar em PDF...

Tem um projeto legal...se nao me engano com ATMEGA64

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor rcakto » 04 Out 2010 12:23

Fabim, eu ja fiz meu TCC sobre energia solar... mas sobre o "Termo Anemômetro"... voce quer fazer a leitura da temperatura de acordo com a velocidade do vento?? e que eu nunca ouvi falar desse nome.. mas anemometro se emde a velocidade do vento e termo vem de temperatura... mas se for o caso voce pode colocar um tipo de catavendo para medir a velocidade do vento e proximo voce coloca um cone onde ira passar o vento em cima de um sensor de temperatura.. e claro que ambos dever girar de acordo com o sentido do vento...
rcakto
Word

Mensagempor albertorcneto » 04 Out 2010 12:29

Se nao me engano, sensor lambda de automovel funciona com o mesmo principio.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor fabim » 04 Out 2010 12:43

ai que tá. Seguinte.
Os anemometros mecânicos, precisam de uma minima força de vento para começarem a se mover.
Ou seja, eles medem de X != 0, a Y<=maximo.

O termo anemometro, faz a medição de deslocamento de ar, pelo resfriamento de um corpo, a energia necessaria para aquecer novamente este corpo e manter em dada temperatura, é proporcional ao deslocamento de ar, que feito um calculo chega-se a velocidade deste ar.
Isto foi o que eu entendi.

Agora, imagina um pinscher no meio de um tiroteio!!! To pior que ele, e olha que adoro matemática, e termo dinâmica.rsrs
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 04 Out 2010 12:59

olha se voce for por em pratica voce vai gastar uma boa grana para ter precisao nisso... para dar certo voce teria que ter um nivel exato de calor a adcionar por grau C e ter um valor da velocidade do vento em exatos valores de temperatura que va mudar esse objeto que quer controlar a temperatura.. sendo que a temperatura ambiente muda constantemente sem contar que pela velocidade do vento e umidade tambem interfere na variação da temperatura em relação ao tempo de luz (dia) e sem (noite)... cara voce vai ter de analisar MUITAS variaveis para ter precisao no assunto... não seria melhor procurar outro assunto não??
rcakto
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Out 2010 13:08

Principio de funcionamento :

Dois Sensores de Temperatura com seus respectivos Sistena de Aquecimento.

Um deles exposto ao vento

O obetivo é manter a Temperatura dos Sensores iguais
de modo que a Diferença da Potência de aquecimento é diretamente proporcional a Velocidadedo Vento

Como são dois Sensores a Temperatura Ambiente esta em "modo comum",
isto é, não afeta.

( Em Fabinês : O que o vento remove de Calor é o Calor que se adiciona tendeu ? )

Abraço Fabim , bons Ventos

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 04 Out 2010 13:38

tcpipchip escreveu:Ola...

Voce assina a CIRCUIT CELLAR ?

A numero 186...

Com certeza vais achar em PDF...

Tem um projeto legal...se nao me engano com ATMEGA64

TCPIPCHIP

Miguel, achei a revista em digital. Aquilo não é o que eu precisa, e aquilo também não funciona de 0 a X. Tem um limite inferior para começar a medir.

Muito obrigado, mesmo assim !!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor albertorcneto » 05 Out 2010 03:44

Na verdade o sensor lambda eh so um fio com uma liga metalica especifica. Voce controla a potencia que passa por esse fio e mede a tensao. Porque? Porque a resistencia eh mais ou menos proporcional a temperatura (depende da temperatura minima e maxima que voce quer medir). E para medir a resistencia..... ah! voce ja sabe como.
So que eh um bocado dificil calibrar e medir isso por causa da precisao. Alem disso, transformar esse valor de tensao para temperatura nao eh uma coisa muito facil. Depende da temperatura do ar e uma porrada de outras variaveis, como o rcakto falou.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor fabim » 05 Out 2010 07:46

ai meo Deus, to fruidido mesmo.
O que eu quero, é só fazer algo que colocado dentro de um corpo, eu consiga medir a passagem de ar dos diferentes pontos.
Só que exte fluxo de ar é tão baixo, que jamais iria girar as hélices de um anemometro. Quando eu consultei um cara do setor, ele me disse que para ar parado ou pouca coisa maior, o unico que me serve é o termo anemometro de fio. Que mede velocidade de 0,001Ms, até uns 28Ms.
Ai que veio minha vontade de fazer esses manés.
Acho que seria legal nós nos unirmos aqui no forum, pro pessoal descobrir como worka esse negocio.
Claro que eu tiraria proveito disso, mais todos também. O uso é pessoal mesmo.

Abraços, Fabim.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 05 Out 2010 08:59

De fio é?

Pegue o filamento da Lâmpada e coloque bem no centro o Termopar bem fino
o resto é como coloquei na msg acima.

Esse é também o Processo de se Medir Alto Vácuo

Talvez vc consiga medir apenas com Termopar , já vi nos Catálogos Termopar tão
finos que medem temperatura de plantas ou insetos.

E vc mesmo pode construir o seu: Cobre / Ferro

Bons Ventos
DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor ELFS » 05 Out 2010 12:41

Fabim

Algo parecido com isto é o medidor de fluxo ou massa de ar utilizado nos sistemas de injeção eletronica.

ELFS
ELFS
Byte

Mensagempor jorgeluiz » 06 Out 2010 00:50

outro dia vi um projeto desses num desses foros de energias alternativas. Usava dois transistores como sensores de temperatura, um exposto ao vento, outro protegido. Funcionava baseado na diferença de temperatura na junçao. Deve ser bem sensivel. Dificil deve ser calibrar.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor albertorcneto » 07 Out 2010 08:30

Prestencao. Voce pega um fio e soca uma corrente I nele. E mede a tensao V dele. Pronto. Ai eh so calcular. Como calcula:

A potencia V*I que voce soca no fio eh absorvida pelo ar que passa por ele. Essa potencia eh transferida na forma de calor e obedece a equacao:

q=h(Tfio-Tambiente)

Onde q eh a potencia perdida pelo fio, h eh o coefficiente de conveccao, Tfio eh a temperatura do fio e pode ser medida pela resistencia do fio (ja que voce mediu V e I) e Tambiente eh a temperatura do ar que passa pelo fio. Essa voce tem que medir separado, como o DJ sugeriu. O coeficiente de conveccao h tem relacao com a velocidade com que o ar passa pelo fio. Entao, voce calcula a velocidade a partir dele. Pra calcular o fluxo eh so multiplicar a velocidade pela area da secao transversal do tubo. Em tempo, a formula para o coeficiente h voce encontra em livros de termodinamica eh para conveccao forcada perpendicular a um cilindro. A ideia do DJ eh boa e simples, mas para calculo ela complica um pouco. A nao ser que voce pegue isso, esqueca a matematica por tras e simplesmente faca uma tabela V x I x Fluxo.

Tendeu?
albertorcneto
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Out 2010 08:55

jorgeluiz escreveu:outro dia vi um projeto desses num desses foros de energias alternativas. Usava dois transistores como sensores de temperatura, um exposto ao vento, outro protegido. Funcionava baseado na diferença de temperatura na junçao. Deve ser bem sensivel. Dificil deve ser calibrar.

Dificil não . O coeficente é de - 2mV / °C para Transitor , (ou Diodo) de silicio
e o Circuito Fonte de Corrente Constande para IBE de cada transistor.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos