microfone de eletreto

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

microfone de eletreto

Mensagempor ganbiarra » 18 Nov 2010 15:02

olá pessoal sou novo aqui no forum e já vou logo pertubando!! já vi logo de cara um esquema justamente que eu estava procurando...pela data do assunto não sei se alguem ainda podera me ajudar sobre este esquema...trata-se de um esquema de microfone de eletreto..gostaria de saber se alguem tem algum esquema simples utilizando capsulas de eletreto para captar o som de um violão? eu detesto o som dos captadores usados normalmente em violões!! eles alteram muito a beleza do som de um violão, principalmente oa executar uma peça classica..se souberem de algo a respeito e quizerem me ajudar ficarei eternamente grato!!!! lhgtecnico2yahoo.com.br :lol: :roll:
ganbiarra

Mensagempor rcakto » 18 Nov 2010 15:09

o seu uso é bem simples, igual a um microfone comum, MAS voce obrigatoriamente deve usar um amplificador para ter um sinal a se trabalhar, pois sua variação é BAIXA demais
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Re: microfone de eletreto

Mensagempor jonowsky » 18 Nov 2010 15:24

ganbiarra escreveu:olá pessoal sou novo aqui no forum e já vou logo pertubando!! já vi logo de cara um esquema justamente que eu estava procurando...pela data do assunto não sei se alguem ainda podera me ajudar sobre este esquema...trata-se de um esquema de microfone de eletreto..gostaria de saber se alguem tem algum esquema simples utilizando capsulas de eletreto para captar o som de um violão? eu detesto o som dos captadores usados normalmente em violões!! eles alteram muito a beleza do som de um violão, principalmente oa executar uma peça classica..se souberem de algo a respeito e quizerem me ajudar ficarei eternamente grato!!!! lhgtecnico2yahoo.com.br :lol: :roll:

http://electroschematics.com/130/electr ... r-circuit/

http://freecircuitdiagram.com/2008/09/0 ... amplifier/
jonowsky
Byte

Mensagempor MOR_AL » 18 Nov 2010 18:20

Eu fiz um amplificador para aparelho auditivo.
Funciona com 1,5 a 1,3V.
O preamplificador dá um ganho máximo de aprox. 175. Tem um potenciômetro (logarítmico) que reduz o ganho, caso necessário.
O consumo em stand by é de 450uA.
A impedância de saída é típica de 1K Ohm.
O microfone é de eletreto. Mas afirmo que um microfone à cristal é bom também.
Montei o amplificador todo (aparelho auditivo) e funcionou.
Para apenas o pré teria que verificar a resposta em frequências, que acho que deve estar bem superior ao necessário.
Caso haja interesse pelo pré, poderei fornecer, após a tal verificação da resposta em frequência, mas só chegarei até a simulação, ok?!

Segue a simulação ...

Curva do Ganho x Frequência
Imagem

Curva da Resposta em Frequência (-3dB) Normalizada para 0dB (De 12Hz a 27kHz)
Imagem

Curvas de tensões e correntes no pré. V0, em azul, é a tensão de saída
Imagem
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos