Bora montar um?

Hardware e Software

Moderador: 51

Bora montar um?

Mensagempor mastk » 02 Jan 2011 17:28

Imagem

Quase tudo eh facil de fazer ou comprar.
Alguem tem vontade de fazer um tambem?
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 02 Jan 2011 20:01

Mastk,

Eu consegui os CIs principais facilmente, faltou conseguir as antigas memorias TMS4416 do TMS9128.
Acho que boa parte do CKT da pra reduzir em CPLD e utilizar memorias mais novas.
Mas tu pensa em montar o CKT original ou quer o mesmo em FPGA?
enigmabox

Mensagempor mastk » 02 Jan 2011 20:19

Pensei em pegar tudo na sucata e montar para ver no que dar rs.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 03 Jan 2011 07:19

Mastk,

Ainda é possivel achar peças novas do MSX. Como foi fabricado aqui no Brasil pela Sharp e Gradiente, ainda é possivel encontrar algumas peças na rua Santa Efigenia. Antigamente eu vi varios MSX Hotbit serem vendidos como sucata, nao sei onde foi parar isso, se foram depenados ou vendidos.
Eu tb gostaria de ter um, já que na epoca meu dinheiro só podia comprar um AppleIIplus.
A CPU Z80 fabricam até hoje, é possivel encontrar esta CPU para trabalhar em até 10Mhz, com encapsulamento DIP40.
Não é dificil montar, tu poderia montar como modulos, como no seu projeto do 68K.
O teclado pode ser adaptado, vê se consegue o esquema do MSX da Gradiente, pois este possuia mais slots para expansão.
Se quiser dar uma melhorada na coisa, aproveite o hardware do 68K e conecte os CIs perifericos de som e video do MSX.
Ai fica uma coisa hibrida, porem incompativel com o padrao MSX.
enigmabox

Re: Bora montar um?

Mensagempor Red Neck Guy » 03 Jan 2011 10:47

mastk escreveu:Imagem

Quase tudo eh facil de fazer ou comprar.
Alguem tem vontade de fazer um tambem?

As vezes me dá vontade é de fazer um projeto de computador de 8 bits com Z80. O que acha de um projeto desses?
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 03 Jan 2011 11:05

eu tbm acho que seria mais legal usar FPGA, além de implementar o MSX, quem fizer isso vai aprender muito sobre o uso de FPGA e adquirir muita prática.

parece que já tem várias CPUs Z80 implementadas em VHDL, e acho que daria para aproveitar no projeto.

eu num entendo muita coisa de FPGA, mas seria um bom projeto para estudos, além de vc ter um MSX que caberia na palma da tua mão, daria até para coloca rum lcd depois heheh, aí vc teria um msx portátil!

ou, talvez para iniciar seja melhor usar um Z80 mesmo, e fazer a interface de memória, e o restante do HW no FPGA, facilitaria a implementação, e deixar para implementar o Z80 no final

olha só o projeto deste cara, num é um MSX, mas ficou legal:

http://www.retroleum.co.uk/electronics- ... ed-laptop/
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor mastk » 03 Jan 2011 11:33

Projetar um do zero aquino? Sempre que olho para o 68K eu penso se fazer um sistema com Z80 teria a raiz da dificuldade para sua confeccao. Se for algo novo mais simples ainda.

Enigma mano, o que eh ckt?
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 03 Jan 2011 11:39

Mastk,

Minha giria, CKT é abreviação de circuito......
:wink:
enigmabox

Mensagempor Red Neck Guy » 03 Jan 2011 12:03

Eu pensava em fazer algo com Z80 ou 80186 que são faceis de encontrar por aí. Utilizar CPLD ou FPGA para implementar um "chipset" e coprocessador de video. Minha idéia era implementar vários bancos de 64k de RAM que podem ser alocadas para cada "processo" através do "chipset". Assim além do hardware seria necessário criar um kernel. E minha idéia era criar um kernel unix like.
Sei lá, só idéia mesmo.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor marcelo_asm » 03 Jan 2011 12:04

qual a finalidade ?

Curiosidade apenas.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor mastk » 03 Jan 2011 12:12

Porque eh divertido horas.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 03 Jan 2011 12:20

concordo! alem do ganho que vc vai ter praticando VHDL ou verilog, usar componentes modernos eh muito mais facil e compativel com perifericos modernos (teclado, mouse, monitor, cartao MMC, etc).

Rodrigo_P_A escreveu:eu tbm acho que seria mais legal usar FPGA, além de implementar o MSX, quem fizer isso vai aprender muito sobre o uso de FPGA e adquirir muita prática.

parece que já tem várias CPUs Z80 implementadas em VHDL, e acho que daria para aproveitar no projeto.

eu num entendo muita coisa de FPGA, mas seria um bom projeto para estudos, além de vc ter um MSX que caberia na palma da tua mão, daria até para coloca rum lcd depois heheh, aí vc teria um msx portátil!

ou, talvez para iniciar seja melhor usar um Z80 mesmo, e fazer a interface de memória, e o restante do HW no FPGA, facilitaria a implementação, e deixar para implementar o Z80 no final

olha só o projeto deste cara, num é um MSX, mas ficou legal:

http://www.retroleum.co.uk/electronics- ... ed-laptop/
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 03 Jan 2011 16:49

Depois de montarmos o MSX, vamos atras do RENATO D'GIOVANNI :)
tcpipchip
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 03 Jan 2011 16:57

tcpipchip escreveu:Depois de montarmos o MSX, vamos atras do RENATO D'GIOVANNI :)

Fiquei boiando. (Não como boia fria, mas tipo ficar sem entender).
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor mastk » 21 Jan 2011 10:17

Que diabos eh esse cara TCP?
mastk
Dword

Próximo

Voltar para MSX