Como ler todas as teclas de um teclado padrão?

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Como ler todas as teclas de um teclado padrão?

Mensagempor chrdcv » 27 Abr 2011 12:41

Saudações!

Gostaria de saber como posso ler todas as teclas de um teclado padrão (keycodes) no linux sem a necessidade de ser um superusuário para alterar a permissão de acesso em: "/dev/tty0" e tb. sem utilizar a lib. curses.h

Agradecido,
Christian
chrdcv
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 27 Abr 2011 16:40

ja tentou criar rules para o udev?

http://reactivated.net/writing_udev_rules.html
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor chrdcv » 18 Mai 2011 12:41

Valeu Wagner, mas acabou que tive que usar o ncurses mesmo, escrevendo um makefile na unha para compilar tudo estaticamente. Funcionou e muito bem em distribuições Fedora e Ubuntu (versão igual ou inferior a 10.04).

Atualmente estou com problemas em rodar a aplicação no Ubuntu v11 e v10.10 (acho que essa é a Maverick Merkaat), o problema é que fala que não há o xterm instalado e/ou configurado, porém ao procurar por tais módulos relacionados a configuração e a instalação do terminal nas máquinas, é possível perceber a existência do mesmo, bem como os arquivos de configuração:

puc@linux:~/tmp$ find /usr -name terminfo
/usr/share/doc/screen/terminfo
/usr/share/terminfo

puc@linux:~/tmp$ find /usr -name termcap
/usr/share/vte/termcap

puc@linux:~/tmp$ echo $TERM
xterm

Se alguém por gentileza puder informar mais alguma coisa, agradeceria e muito!

Christian
chrdcv
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 18 Mai 2011 17:29

vc esta procurando no lugar errado: terminfo e termcap podem existir em qualquer maquina com unix, incluindo valvuladas com maquinas de escrever eletricas acopladas. a variavel de ambiente tb nao indica nada, pq vc pode setar a variavel sem que alguem realmente use.

para saber se tem xterm, vc precisa fazer:

find / -name xterm

normalmente esta em no /usr/X11R6/bin/xterm, raramente colocam em um lugar diferente. se vc nao encontrar, eh fato de que provavelmente nao esta instalado. de qualquer forma, existe o risco pequeno de nao terem instalado o xterm e terem substituido por outro. e daih eh complicado achar.

por exemplo, durante uma epoca era moda usar o rxvt. mas eu nao sei qual eh o nome da moda... talvez gterm ou kterm, kconsole, sei lah.

chrdcv escreveu:Valeu Wagner, mas acabou que tive que usar o ncurses mesmo, escrevendo um makefile na unha para compilar tudo estaticamente. Funcionou e muito bem em distribuições Fedora e Ubuntu (versão igual ou inferior a 10.04).

Atualmente estou com problemas em rodar a aplicação no Ubuntu v11 e v10.10 (acho que essa é a Maverick Merkaat), o problema é que fala que não há o xterm instalado e/ou configurado, porém ao procurar por tais módulos relacionados a configuração e a instalação do terminal nas máquinas, é possível perceber a existência do mesmo, bem como os arquivos de configuração:

puc@linux:~/tmp$ find /usr -name terminfo
/usr/share/doc/screen/terminfo
/usr/share/terminfo

puc@linux:~/tmp$ find /usr -name termcap
/usr/share/vte/termcap

puc@linux:~/tmp$ echo $TERM
xterm

Se alguém por gentileza puder informar mais alguma coisa, agradeceria e muito!

Christian
msamsoniuk
Dword

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )