Criando aplicativos gráficos para linux.

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Criando aplicativos gráficos para linux.

Mensagempor fabim » 04 Out 2011 11:26

Pessoal.
Depois de bater a cabeça, estudar muito, e rodar pra todo lado pra aprender mais sobre uma distro escolhida por mim, UBUNTU.

Pois bem, estou agora iniciando a pesquisa de como desenvolver aplicativos graficos em C++/#.

E estou com algumas pouquissimas varias duvidas.

Qual IDE utilizar ?
Tenho que saber qual GUI esta sendo usado em determinada distro, para criar um aplicativo gráfico ?
O Eclipse é a melhor opção ? Se sim. Além dele, mais o que eu devo instalar ?

Abraços e muito obrigado.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 04 Out 2011 14:21

fabim, pelo pouco que eu sei, existe um framework dedicado a isso... so nao sei exatamente qual pois foi meu professor que comentou na sala de aula sobre o assunto....
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 04 Out 2011 15:08

rcakto.
Isto é uma coisa que esta complicando muito meu aprendizado.
Veja, no WIN programando com o delphi ou C++builder.
Eu tenho uma DLL que interage com meu aplicativo e traduz entradas e saídas para a API do win..
Ou seja, independente de qual linguagem aquela DLL é o link entre aplicação e núcleo do SO.
Pode-se afirmar que o frame-work é extremamente dinâmico, e a DLL estática para todos, pois ela é programada em C, e nada mais é do que regiões de variáveis de entrada e saída de dados, ai sua aplicação que interpreta e separa os ditos dados do cabeçalho da mensagem que a API interagiu com a DLL, que por sua vez criou um evento no aplicativo que recebeu os dados, blablabla..

Bom, agora trocando por MIÚDOS, no Linux o frame-work é estático. Como aprender a usa-lo ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Francesco » 04 Out 2011 15:23

Fabim, não existe uma resposta satisfatória, vai de qual linguagem você prefere.

Se gosta de trabalhar na unha, C++ no GCC com bibliotecas GTK ou Gnome. O Java é uma boa opção também, ele também permite a criação de janelas e tudo mais.

Agora... tenho tido uma ótima experiência com QT, tanto em Windows quanto em Linux. É bem documentado e a compilação para ambos os sistemas é praticamente instantânea.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor rcakto » 04 Out 2011 16:43

Fabim... ao que estava me referindo, seria o GTK que o Francesco comentou... e pelo que eu achei no google, parece que voce codifica tudo e pelo chamado de uma função a tela é criada por ele.. ou algo do genero... ou pode usar alguma plataforma ja visada a parte grafica, como o JAVA ou Delphi....(espero que tenha me entendido nos exemplos)...

Mas de ante mao... boa sorte... to vendo que nao vai ser dana facil....

se for para voce aprender e tiver tempo para isso:

de uma olhada no codeblock, se nao me falha a memoria, tem uma versão para linux e para grafica procure um framework que possua bastante documentação como o GTK...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor xultz » 04 Out 2011 16:45

Eu sou um ignorante no assunto, mas até onde sei, se você pretende desenvolver em C++, Qt é uma boa opção. A IDE se chama QT Designer.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor polesapart » 04 Out 2011 17:52

O glade faz a mesma coisa para gtk que o qtdesigner faz para o qt, mas em linhas gerais, gtk é menos "lazy-programmer friendly" do que qt.
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor andre_luis » 04 Out 2011 19:31

xultz escreveu:Eu sou um ignorante no assunto, mas até onde sei, se você pretende desenvolver em C++, Qt é uma boa opção. A IDE se chama QT Designer.

As conexões dos eventos com a GUI no QT, ainda tem de ser feitos manualmente, mas acaba se acostumando.
Não fica nada atrás do Java Netbeans.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 05 Out 2011 08:21

bom. mimimi mimi mi mi mi..
Eu acho que talvez, pode ser que seja que talvez.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Progr ... se-e-Glade

Bom.
Imaginem da seguinte forma.
O cara só mexia com windows, e delphi, e windows, e delphi, e windows também.
Ai o cara começou a mexer com linux, e adotou o ubuntu como SO do dia a dia. Bom, blz. tranquilo.

Comprou 2 livros, que só deram nomes aos bois etc.

Agora ele quer criar aplicativos graficos, "nada de bash nem pra brincar".
E o uso vai ser.:

Softwares simples com pequenos bancos de dados.
Graficos meio que avançados, com plotagem carteziana de informações como se fosse um osciloscopio.
Comunicar com usb HID (host e device).
Acessar dispositivos de dados.
Botões, chekbox, raid, sliders, labels, textbox..

E, o Fabim.
Esta procurando uma forma independente de dolorosa ou não, criar aplicativos com qualidade, e confiabilidade, e rapides.

Qual seria a melhor saida generica, de forma que eu não precisa-se saber qual é a gui que o linux do fulano esta usando, se é KDE/gnome etc ?

Abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor chipselect » 05 Out 2011 13:57

outra opção que eu acho particularmente menos doloroso pra quem sai de Windows+CBuilder é Code::blocks + wxWidgets

para plotar "gráficos mais ou menos avançados" você pode tentar usar o wxMathPlot
http://wxmathplot.sourceforge.net/

outras opções são wxArt2D e talvez o wxChart
chipselect
Word

Mensagempor tcpipchip » 05 Out 2011 18:26

Meu aluno está escrevendo um TCC sobre portabilidade do linux para embediam (SAMSUNG), inclusive a ferramenta QT...
Final do semestre torna publico...
tcpipchip
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 05 Out 2011 20:09

fabim escreveu:bom. mimimi mimi mi mi mi..
Eu acho que talvez, pode ser que seja que talvez.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Progr ... se-e-Glade

Bom.
Imaginem da seguinte forma.
O cara só mexia com windows, e delphi, e windows, e delphi, e windows também.
Ai o cara começou a mexer com linux, e adotou o ubuntu como SO do dia a dia. Bom, blz. tranquilo.

Comprou 2 livros, que só deram nomes aos bois etc.

Agora ele quer criar aplicativos graficos, "nada de bash nem pra brincar".
E o uso vai ser.:

Softwares simples com pequenos bancos de dados.
Graficos meio que avançados, com plotagem carteziana de informações como se fosse um osciloscopio.
Comunicar com usb HID (host e device).
Acessar dispositivos de dados.
Botões, chekbox, raid, sliders, labels, textbox..

E, o Fabim.
Esta procurando uma forma independente de dolorosa ou não, criar aplicativos com qualidade, e confiabilidade, e rapides.

Qual seria a melhor saida generica, de forma que eu não precisa-se saber qual é a gui que o linux do fulano esta usando, se é KDE/gnome etc ?

Abraços

Bom, muitos torceram o nariz, mas pode usar C# e o Mono, ou ir de Java mesmo... O que as VMs não derem suporte, faz por fora.
É feio, mas funciona.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor andre_luis » 06 Out 2011 00:54

Aquino escreveu:...Bom, muitos torceram o nariz, mas pode... ir de Java mesmo...

É duro concordar com isso, mas é uma verdade.
No Java, tem muita coisa pronta nos métodos, nas APIs ou na Web, e o trabalho acaba andando mais rápido.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Francesco » 06 Out 2011 11:13

É... não existe uma só solução. A vantagem do Java é que você pode ir para Android depois. Eu aprenderia Java por isso...

Já o QT tem uma quantidade de bibliotecas enorme. Não é a toa que o lema deles é: "Codifique menos, desenvolva mais".

O GTK é para gente roots, que dorme abraçado com o TUX. Parabéns para quem consegue... mas eu prefiro algo multi-plataforma.

Antigamente a Borland havia feito um Delphi/Builder para linuxm o Kylix. Não seu que fim levou, mas se você vem do Delphi, vai sofrer menos se começar com algo assim.
Francesco
Word

Mensagempor Wagner de Queiroz » 06 Out 2011 13:34

Francesco, gostaria de fazer algun comentarios sobre seu post:

1)
Francesco escreveu:Antigamente a Borland havia feito um Delphi/Builder para linuxm o Kylix. Não seu que fim levou, mas se você vem do Delphi, vai sofrer menos se começar com algo assim.

Eu fui escravo do Delphi por muitos anos. No começo eu tinha saido do VB que era um saco pelas runtimes loucas que inseriam carga morta sob cada programa que eu criava. Até hj a microsoft insiste nessa idiotice (.net)

O delphi criava aplicacoes nativas pesando peso do executavel sem bagagem extra e que durante muito tempo sua rapidez e eficiencia me enterravam mais fundo no desenvolvimento.

Tudo era lindo e maravilhoso até o java aparecer com sua maquina virtual e de volta aquela ideia escrota de ter que se instalar o java para rodar seus aplicativos. a Ideia basica era que um codigo compilado para java rodaria sem modificacao em qualquer lugar, seja um pc com windows, ou linux ou no apple, ou em celulares, ou na TV com quase nenhuma alteração, a promessa era linda, mas a microsoft queria imitar a ideia e tentar dominar o mundo copiando novamente uma ideia copiada dela mesma (com o vbRuntime do VB) e sua ideia evoluida do pcode do visualBASIC.

Entao o criador do Delphi foi contratado pela microsoft e o Delphi começou a correr ladeira a baixo.

Neste meio tempo a Borland apostando no mundo linux criou o Kylix, Nesta época eu ja usava o linux e tentei instalar o Kylix. Afundei na lama pois o Kylix era complicado de se instalar. Era o mal do linux, cada disro tinha sua moda e é o mal da liberdade.

O kylix dava trabalho para criar aplicacoes e a filosofia do delphi nao deu certo no linux.

Neste meio tempo o freepascal foi evoluindo e comecou a poder compilar codigo do delphi. Dai para o Lazarus foi um passo

Hoje em dia o Kylix esta aposentadissimo e o Lazarus é uma real possibilidade opensource para WIndows e Linux. Entretanto seus executaveis sao muito pesados (grandes e demorados para carregar)

Francesco escreveu:O GTK é para gente roots, que dorme abraçado com o TUX. Parabéns para quem consegue... mas eu prefiro algo multi-plataforma.

Sobre o GTK, o GTK é multiplataforma sim.

http://www.gtk.org/download/win32.php

O problema do GTK é que ele tem uma abordagem totalmente diferente de tudo que ja foi visto antes, das IDEs que estamos acostumados a usar. Para comecar. Vc pode programar para GTK com quase qualquer linguagem!

Python, C, C++, Pascal, PHP e talvez outras mais.
quando abandonei o CorelDRAW quando fui para o linux, precisava de um substituto para trabalhar. Conheci o Inkscape (hoje nao largo o inkscape por nada) O inkscape é multiplataforma e usa o GTK.

O GTK foi criado para o GIMP (Gimp Tool Kit) o GIMP todo mundo sabe que funciona no Windows e Linux, (O gimp é poderoso e apesar de demorar para carregar, o inkscape por outro lado carrega rapidinho).

Agora o ubuntu tem uma nova ferramenta de desenvolvimento, vale a pena tentar usar, se chama Quickly

https://wiki.ubuntu.com/Quickly

Nao é em C ou C++, mas promete.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Próximo

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )