Criando aplicativos gráficos para linux.

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor Francesco » 06 Out 2011 13:54

Olá Wagner,

Não que eu esteja discordando de você, mas você por acaso já viu algum programa feito com GTK para Windows? Os que eu conheci são muito ruins. Desculpe, mas empresa nenhuma vai desenvolver algo com GTK comercialmente para Windows.

Já o Kylix, concordo inteiramente com você. Eu nem sabia que ele tinha sido descontinuado pela Borland. Dei como opção porque o fabim disse que programava com Borland.

Quanto ao Java, acho que você está sendo um pouco negativo. Ele é um sistema bom. Nunca vai ser multiplataforma da forma com que eles prometem, mas é estável e bastante robusto. Para quem vem do C/C++ sofre um pouco, mas dá para trabalhar com ele.

Agora, dentre todas as opções, eu prefiro o QT. Estável, open, completo... e sim, já vi aplicações comerciais com ele. Ele é só um conjunto de bibliotecas, no Windows compila com o Mingw w no Linux com o GCC.

Agora, linguagem, distribuição Linux, Time de Futebol... cada um escolhe o seu.
Francesco
Word

Mensagempor fabim » 06 Out 2011 13:59

Bom, depois de tudo que foi dito então todos concordam que.

Linux é uma bosta, um lixo que não presta pra nada senão gerenciar rede ou acessar a net...
Desenvolver aplicativos é extremamente complexo, sem futuro, sem nada possivel de fazer com qualidade e confiabilidade e portabilidade.

Sendo assim devo desistir de investir no linux ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Francesco » 06 Out 2011 14:18

De maneira nenhuma... ninguém aqui disse que o Linux era ruim não!!!
Se não acreditasse no linux, não teria gasto 800 mangos numa Beagle-Board.

É o seguinte, se um cara viveu a vida programando em Linux, ia reclamar muito de programar em Windows... e o contrario também é verdade. Se você programasse para Apple, ia falar que tanto o Windows quanto o Linux eram ruins.

O negócio é o seguinte... qualquer uma das alternativas vai dar trabalho, mas no final vale a pena.
Francesco
Word

Mensagempor Wagner de Queiroz » 06 Out 2011 14:49

Fabim, voce esta coberto de razao. Voce pode voltar a viver feliz com o Windows. O Linux é um sistema para loucos pirados. Nao é a toa que o Windows domina o mercado e continuará dominando o mercado.

Deixa o Linux para eu e o Marcelo Sams que somos loucos.

Francesco, acho que vc nao leu direito o meu post.

O gimp e o inkscape tem versoes para Windows e foram feitos com GTK. São realmente bons programas. Comercialmente falando estou nem ai com windows. Nao programo mais para ele a muito tempo, de toda forma, quem ja programa comercialmente para o Windows ja tem suas ferramentas compradas ou pirateadas, nao quero entrar no merito de discutir sobre isso, eu infelizmente estou feliz com o Linux e nao sei a quanto tempo nao entro mais no windows.

Só quero deixar claro que o QT e o GTK permitem escrever aplicacoes para windows ou linux. Agora se são boas ou não, depende de quem desenvolveu.

Nao fui negativo em relação ao java, ele roda em quase qualquer lugar, apesar da maquina virtual ser um pouco lenta em alguns lugares é uma façanha sensacional de programação.

Nao posso defender o linux como melhor opção pq para mim é mesmo a melhor opção em quase todos os aspectos e fico feliz em nao depender mais dele no momento, tudo bem que tive que abrir mão de muita coisa, mas nao me arrependo. Assisto meus filmes, jogo na internet sem problema, faço minha declaracao do imposto de renda tb (O progama do Imposto de renda é feito em Java e funciona bem, embora podia ser menos complicado)

Nao falo para vc, Francesco, mas para quem quiser espiar o que ja foi feito com GTK, pode visitar este site:

http://gtk-apps.org/

Ele nao fala se as aplicacoes sao comerciais ou free, se sao só pra linux ou pra windows. Vc pode fazer aplicacoes comerciais com GTK ou com QT. Cada um usa o que é mais facil ou mais pratico no momento, acho complicado desenvolver com GTK pq fui educado desde cedo usando IDE para tudo, mas o Quickly pode fazer aplicacoes com GTK tb.
É apenas questao de tentar um novo paradigma, seja usar o qt designer ou o Ajunta. Conheco nego que faz janela no editor de texto, cada louco com sua mania.

Sei que defende seu peixe, o mal da liberdade é que vc é livre para escolher, assim como ja vivi minha fase slackxiita, depois de viver sob a bandeirinha do chapeu vermelho, nao sei ainda quanto tempo vou viver sobre o ubuntu, vamos vivendo e evoluindo.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor chipselect » 06 Out 2011 20:00

fabim escreveu:Bom, depois de tudo que foi dito então todos concordam que.

Linux é uma bosta, um lixo que não presta pra nada senão gerenciar rede ou acessar a net...
Desenvolver aplicativos é extremamente complexo, sem futuro, sem nada possivel de fazer com qualidade e confiabilidade e portabilidade.

Sendo assim devo desistir de investir no linux ?

Olha, para uso pessoal infelizmente é Windows, principalmente se for rodar jogo no computador.

Linux é bom para trabalhar, principalmente porque o usuário não vai conseguir instalar muita coisa tipo lixo, porque simplesmente não sabe nem por onde começar, e depois que aprende, fica sabendo que não tem permissão, kkkkkk

mas tirando isso, para servidor o linux é bom, e para alguns nichos de mercado ele funciona bem, ou se você tiver uma equipe de suporte para usuário muito boa o linux funciona também, pq os usuários vão tentar boicotar o linux.

Não me imagino usando o Gumstix rodando Windows embarcado...

o windows mobility é legal, mas é duro você não saber quanto sai a licença do bixo antes de quase terminar o projeto.
chipselect
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 06 Out 2011 20:29

Bom, falando como quem faz coisas e vende, escolhe o que tu sabe usar e funciona. O negócio é colocar a rodar no cliente e receber.
O resto, é viagem.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor andre_luis » 06 Out 2011 20:48

Pra embarcados autonomos, o mais seguro tem sido o Linux, que dá pra recuperar o sistema remotamente.
No Windows, resta pedir pro técnico rebootar pela tomada, e torçer para o sistema subir sem aparecer um messagembox impedindo o Windows carregar algum serviço.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 07 Out 2011 07:47

Existem algumas placas industriais com watchdog assim, se o windows travar, ele acaba voltando - é preciso ter fé.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 12 Out 2011 20:39

chipselect escreveu:
Olha, para uso pessoal infelizmente é Windows, principalmente se for rodar jogo no computador.

Olha, a noticia é triste, os pinguins tb jogam. O linux tem jogos legais, gosto de jogos simples e pequenos. Meu note nao permite rodar um jogo de shooting de ultima geração, mas jogo muita coisa legal no linux:

Esta é a minha lista de jogos de cabeceira:

Foobillard (Leve e 3D maravilha de jogo de Bilhar)
Sopwith (jogava no IBM-XT na decada de 80, agora com rede)
CorsixTH (Clone do Theme Hospital)
Open TTD (Clone do Transport Tycoon)
FreeCIV (Like Civilization 2)
OpenBVE (Simulador de trens)

Aquino, Watchdog é facil de fazer com pic na porta serial, ai é só cortar o powergood da fonte para que a placa desligue e religue novamente (se nao tiver como acessar o botão de reset da placa.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor chipselect » 13 Out 2011 02:00

Wagner de Queiroz escreveu:Olha, a noticia é triste, os pinguins tb jogam. O linux tem jogos legais, gosto de jogos simples e pequenos. Meu note nao permite rodar um jogo de shooting de ultima geração, mas jogo muita coisa legal no linux:

Legal, mas ainda não me imagino rodando Batman Arkaham Asylum no Linux, já é pesadão rodando nativo no Windows, imagina no wine. O jogo fica show rodando num i7 com uma HD5770, ganha do meu xbox360. Talvez o Star Craft II rode legal no Linux, mas a minha licença do jogo já expirou os 6 meses, tenho que fazer upgrade. E quando eu comprar o Diablo III, será que ele vai rodar no Linux? prefiro nem arriscar.

O principal problema é que a radeonzinha mal é suportada pelo driver da própria ATI no Linux... então não rola para quem trabalha com computação gráfica e tá comprando ATI por ser mais em conta, isso porque a minha Radeon ainda nem é top. O que eu faço se eu tiver duas Radeon HD69xx (top de linha) no Linux, se não é suportado?

E quando tentei rodar Blue-ray no Linux então, sem chance... mal rodou direito no Windows... mas se alguém souber como faço pra rodar Blue-Ray no Linux e puder passar as dicas, agradeço, porque formato meu notebook e boto Linux nele de novo.

Outros pontos que vão contra o linux são alguns softwares para o mercado que eu trabalho.

Por exemplo, só tenho uma licença de um player 3D para Windows, não achei nada para Linux, talvez tenha, mas foi muito mais fácil montar a projeção com 3D usando Windows, porque já tinha tudo pronto, era só comprar, e a licença do player era só U$150!

Todos os designers que conseguimos contratar usam Adobe Master Collection para Windows, 3DMax Studio para Windows, e por ai vai... quando eu vou falar do Blender pra eles, não dão nem bola... Tem os "top" que preferem Apple, mas de todos que já trabalhei junto, absolutamente nenhum usou linux pra fazer 3D ou CG. Olha só, um dos designers levou 30 minutos para fazer um render fotorrealista de um modelo 3D no i7 dele em Windows, não tem nem chance de eu falar para ele rodar isso no wine, e obrigar ele a fazer no Blender é pedir pra produtividade dele cair para 1%.

Resumidamente falando, o Linux é muito bom como servidor ou outra coisa pra rede, adoro ele para uso em embarcados, mas para estações gráficas de baixo custo (até 10 mil reais) não rola, dá muita dor de cabeça, e jogos, só os mais medíocres, porque os jogos TOP nem vi versão pro Linux... e se for pra rodar o game no wine, prefiro rodar nativo no windows, porque fps no jogo conta muito.

Gostaria de deixar claro que não odeio o Linux, muito pelo contrário, eu gosto muito dele, tenho ainda as primeiras versões do Slackware que comprei lá fora, porque no Brasil ainda era SCO Unix e ninguém conhecia o Linux, mas infelizmente o Linux não me atende para o mercado de trabalho que estou atuando, e o preço do Windows está até bem aceitável agora, o Windows 7 Home Premium está R$349,00 na Fnac, fora o fato de que alguns clientes exigem que o projeto seja feito em Windows, porque eles não querem se sentir órfãos se a gente usar Linux.

Espero realmente que o Linux avance como plataforma de entretenimento e multimídia, mas por hora, até um professor aqui que é anti windows extremo xiiita já alegou que pra game, "infelizmente" é windows (ou Playstation 3...)
chipselect
Word

Mensagempor Wagner de Queiroz » 13 Out 2011 11:56

chipselect escreveu:Legal, mas ainda não me imagino rodando Batman Arkaham Asylum no Linux, já é pesadão rodando nativo no Windows, imagina no wine. O jogo fica show rodando num i7 com uma HD5770, ganha do meu xbox360.

Batman Arkaham? Se voce gosta deste tipo de jogo, é melhor continuar jogando no windows. Vc esta certissimo disso. Eu tenho que me contentar com o que tenho e com as escolhas que faço.

chipselect escreveu:O principal problema é que a radeonzinha mal é suportada pelo driver da própria ATI no Linux... então não rola para quem trabalha com computação gráfica e tá comprando ATI por ser mais em conta, isso porque a minha Radeon ainda nem é top. O que eu faço se eu tiver duas Radeon HD69xx (top de linha) no Linux, se não é suportado?

raedeonzinha... bem falado, plaquinha ralé é que eu tenho no meu note. Uma raedeonzinha 11porcaria, funciona o desktop3D e o blender. ta bom vc acertou novamente (detalhe: meu note ja vinha com linux instalado)

chipselect escreveu:quando eu vou falar do Blender pra eles, não dão nem bola... Tem os "top" que preferem Apple, mas de todos que já trabalhei junto, absolutamente nenhum usou linux pra fazer 3D ou CG.

Eu estou começando no blender e estou achando o maximo. Deixa os fanboys da adobe viverem no seu mundinho lindo. Uma silicon Graphics bota todos eles no bolso ... (Trollagen necessita de confirmação)

Tem nego (muito doido) fazendo coisas decentes no blender, o Teisson Fróes é agora um expoente do blender hj

http://teissonfroes.multiply.com/video/item/55/Making_of_CG_-_NET_HDTV

e quem nao viu o comercial da fiat 500?

Imagem
http://www.ovnivfx.com.br/?sec=4&vid=8

chipselect escreveu:Resumidamente falando, o Linux é muito bom como servidor ou outra coisa pra rede, adoro ele para uso em embarcados, mas para estações gráficas de baixo custo (até 10 mil reais) não rola, dá muita dor de cabeça, e jogos, só os mais medíocres, porque os jogos TOP nem vi versão pro Linux... e se for pra rodar o game no wine, prefiro rodar nativo no windows, porque fps no jogo conta muito.

Até onde sei a Pixar tem um centenas de servidores Linux em cluster para o programa Render Man. (que tb roda em Mac) Uma maquina só com interface texto fazendo rendenização é mais rapida que qualquer windows rendenizando coisas. Embora tenha tb cluster decentes em mac que trabalham bem com o blender
http://www.atpm.com/10.06/blender.shtml

chipselect escreveu:Gostaria de deixar claro que não odeio, até um professor aqui que é anti windows extremo xiiita já alegou que pra game, "infelizmente" é windows (ou Playstation 3...)

eu sei que voce nao odeia, pq eu sei que vc usa. Só acho que essa troca de trollagens não vai dar muito resultado. O que me deixa mais triste nesta história é que eu estou defendendo a opção que o linux pode ser uma alternativa (apesar de para muita gente isso ser inutil) Tem bons programas para linux (como ja falei, fui escravo do CorelDRAW durante muito tempo e depois que fui pro linux conheci o inkscape), o fato de eu ter migrado para linux indica que sou muito louco e muito macho de abandonar totalmente o windows. Pode parecer xiitismo, o Windows tem suas vantagens assim como o Linux, Apesar de ter seus drawbacks eu vou vivendo do pinguim. Eu sou um cara muito corajoso e louco em afirmar isso, seu professor esta certo em afirmar que para jogo é Windows ou Playstation3. Só gostaria que em vez de jogar pedra no pinguim, vc tivesse um pouco de consciencia sobre a sociedade protetora dos animais (incluindo eu)

Estes posts não serão lidos só por eu e voce e analizando o post inteiro, a conversa ja descambou a muito tempo para o lado politico e a guerra entre windows e linux. Quero deixar a entender que não odeio o Windows ou o mac em detrimento a minha posição de defender o pinguim. Só acho covardia atacar um sistema que infelizmente funciona bem, Tenho plena conviccao que o Linux nunca iria dominar o mercado de desktop ou jogos, mas estou nem ai pra isso. Uso o linux e por enquanto estou feliz com ele. Se um dia ficar ruim vou pro mac (que ainda é uma plataforma mais estavel que o Windows) e faço a minha migração como fiz do windows pro linux e aprendo a me acostumar a usar um mouse com um botao apenas.

Enquanto escrevo este post, meu ubuntu esta sendo atualizado para a versão 11.10. Veremos o que virá pela frente.

Em tempo: Acho bom voltar ao assunto original do tópico que é sobre desenvolvimento grafico para Linux. Alguem testou o quickly para desenvolvimento de aplicacao no linux?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor chipselect » 13 Out 2011 21:15

A Pixar tem as próprias ferramentas (muito avançadas por sinal), compilou o que precisava para Linux e mandou bala, já que ela tem profissionais de sobra (mais de 1500). Isso está muito longe da realidade de quem tem que usar Blender ou 3dmax, ou alguém acha que a Pixar usa Blender, 3dmax ou algo similar? Tá bom.

As alternativas mais próximas que encontrei para substituir o delphi/cbuilder ou o vistual studio são Code::blocks + wxWidgets e lazarus, mas só o wxWidgets com GCC dá pra considerar uma ferramenta madura, pois o lazarus ainda não chegou nem na versão 1.0 e daqui a pouco vai virar velhinho. E mesmo assim estas soluções não são tão completas. Infelizmente o Omnis Studio é mais para sistemas empresariais, não vi nada multimidia com ele. Kylix nem nasceu direito e já foi enterrado.

Um componente interessante é o videolab da Mitov, tem alguns componentes de tempo real, mas é dotnet ou é pra radstudio... não tem versão pra linux... não achei similar pra linux também e, apesar de ser dotnet 2.0, duvido que ele seja totalmente compatível com o mono. Este componente é muito legal, atenderia com sobra o que o autor do tópico deve estar pedindo, mas é pra windows... só que usando isso, você leva uns 2 dias pra fazer um datalogger plotando gráfico (temperatura, ph ou seja lá o que for), salvando em arquivo, carregando do arquivo e dando play sem ligar o pc no equipamento... com painel de configuração e conexão com o equipamento (desde que o protocolo do equipamento seja simples). Dá pra baixar o componente pra uso não comercial, sem restrições.

Se for pra fazer algo que tenho que plotar dados próximo a tempo real no Linux, eu usaria algo parecido com isso aqui:
http://www.live-graph.org/

é em java...

se não for usar nada pronto, outra opção é gastar um tempão escrevendo algo em c++ pra wxWidgets, qt ou gtk.

Levou um mês para fazer os componentes de plotagem em Java totalmente customizado, permitindo anotações em tempo real no próprio grafico, janelas arrastáveis e etc, mas o que foi feito é apenas um ítem do videolab, que custa só U$1.500 com os fontes dele. Então desisti de reinventar a roda em produtos comerciais.
chipselect
Word

Anterior

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )