DIMMER ou PWM ?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor fabim » 25 Nov 2011 07:00

Sergio.
Larga mão de ser carente, e faz favor de montar ai de umas 3 formas diferentes e a que melhor se adequar a sua necessidade, vai se mostrar como melhor forma.
Animal, num tavendo que angulo de faze com 80A é um inferno na rede ?

PWM ? com AC ?

VÀVÀ !!! OOOO !!!

Nem sei se existe nome pra tecnica que divide o numero de ciclos por segundo em passos...

BHA
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor sergiotronic » 25 Nov 2011 09:49

Caraca galera, cada um respondendo uma coisa, isso é que é debate. Mas acho que na pergunta inicial deixei de passar muitas informações mesmo. Mas agradeço a todos, rona, fabim, andre e demais colegas. Só que a questão é a seguinte:

Vou montar um secador com resistências, este secador é aberto (e não fechado como um forno), já faço o comando dele com o BTA-40-600 mas só como relé de estado sólido, ou seja, ligo alguns BTAs em paralelo e tudo funciona bem na potência máxima. Agora que apenas dar um luxo no projeto, quero então variar a potência de zero até o máximo, é só isso, não tem termopar, não tem PID, não tem nada. O tal secador não precisa de nada disso, ele fica 5 minutos ligados e pronto a missão dele está cumprida. Quero apenas dar a opção de ao invés de reduzir o tempo visando gastar menos, reduzir a potência. E aí queria saber se para os TRIAC´s não aquecerem tanto, para a rede não sofrer tanto, qual o melhor método DIMMER ou pulsos ? É apenas isso pessoal, sei que o conhecimento de vocês vai muito além e por isso vieram respostas muito técnicas, mas a coisa é muito simples porém estou AINDA na maior dúvida pois envolve criação de placas,etc, e um método é completamente diferente do outro é claro. Quanto a quantidade de pulsos, a resolução, eu não saberia dizer, não é necessário um controle muito fino. Eu jamais precisarei passar de 60 graus (ou digamos 3400 watts) para 65 graus (ou digamos 3555 watts), até porque não tenho que medir nada disso. Responde aí turma. E mais uma vez obrigado. A propósito é aquecer menos os triacs e não poluir tanto a rede, mas quero variar sem ver a luminosidade das resistências tremer (são lâmpadas).

Valeu
sergiotronic
Byte

Mensagempor sergiotronic » 25 Nov 2011 10:00

A potência total deste secador dá uns 80 A por fase, uso 3 triacs em cada fase ciente de que se um queimar os outros dois queimarão na sequencia. Até hoje nunca nenhum queimou (é o risco).

Postei dois circuitos, um com pulsos e outros com DIMMER isolado com LDR. Este do DIMMER + LDR seria mais fácil montar, mas o outro também não é tão dificil, o que usa MOC 3043.

Enfim, qual dos dois vocês sugerem visando ter um ajuste legal mas principalmente poupar os triacs e a rede.

Valeu, pessoal, bom final de semana a todos.
sergiotronic
Byte

Mensagempor sergiotronic » 25 Nov 2011 10:01

A potência total deste secador dá uns 80 A por fase, uso 3 triacs em cada fase ciente de que se um queimar os outros dois queimarão na sequencia. Até hoje nunca nenhum queimou (é o risco).

Postei dois circuitos, um com pulsos e outros com DIMMER isolado com LDR. Este do DIMMER + LDR seria mais fácil montar, mas o outro também não é tão dificil, o que usa MOC 3043.

Enfim, qual dos dois vocês sugerem visando ter um ajuste legal mas principalmente poupar os triacs e a rede.

Valeu, pessoal, bom final de semana a todos.
sergiotronic
Byte

Mensagempor fabim » 25 Nov 2011 10:05

Bom, só não minta pra gente falando que liga triac em paralelo e funciona...
Deus castiga viu, e ainda mentir para algumas centenas de pessoas...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Nov 2011 10:22

Bom.
Se é só ligar por 5 minutos e desligar.
Coloque um timer de 5 minutos acionando relês. Um relê para cada lâmpada.
Coloque chaves L/D na alimentação dos relês.
Controle a energia com as chaves.
Mais simples que isso, só colocando chaves L/D em série com as lâmpadas e esperar 5 minutos para desligar as que ainda estejam ligadas.
Tudo vai depender de quanto você quer gastar e quanto tempo você quer investir nisso.
Parece que o pessoal já te deu todas as dicas possíveis. Agora é colocar a mão na massa e postar um retorno de como você resolveu.
O retorno é essencial para nos motivar a postar respostas.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor rona123 » 25 Nov 2011 11:18

Sergio,

Me parece que você está querendo sofisticar o que já tem. Esse secador é fechado?
De repende você ganha mais fechando e aumentando a eficiência da secagem e aplicando algum controle pronto como o foi sugerido. Se for o caso, o que você vai investir volta na conta de luz ...

Concordo com o Mol-Al no sentido de incentivar a gente a escrever. É muito chato quando o sujeito joga dúvidas ou perguntas a esmo e não se envolve na solução - simplesmente some. Nesse sentido foi agradável participar. Sem que a gente saiba o que se precisa, a gente comenta o que experimentou e as vezes não tem nada a ver.

Fabim também tenho arrepios com TRIAC em paralelo e já tive problemas com o TIC263 (um entrou em curto e foi potência máxima para a carga. Quando troquei começou a queimar direto e modifiquei o circuito para SCR em contra-fase e esqueci - presumo que lote diferentes criaram diferenças na equalização de tempo de acionamente e corrente). Mas andei vendo o pessoal fazer dimmer de chuveiro e aquecedor de hidromassagem de marca com dois TRIAC em paralelo (Acho que a empresa não faliu - ainda - rsrs). Presumo que houve evolução nos procesos de produção desse componentes ou vais acontecer o mesmo que aconteceu comigo ...

[]'s
Editado pela última vez por rona123 em 25 Nov 2011 12:58, em um total de 2 vezes.
rona123
Byte

Mensagempor xultz » 25 Nov 2011 12:22

Sérgio, conte ciclos da rede, e acione alguns e desacione outros. Coisa mais simples. Não dimmerize o teu trem porque é colocar chifre em cabeça de cavalo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor sergiotronic » 27 Nov 2011 08:18

Legal pessoal, usarei TRIAC, talvez um para cada lâmpada neste secador que é aberto (não posso fechá-lo), e usarei PWM ao invés de controlar ângulo. Obrigado a todos, de verdade.
sergiotronic
Byte

Mensagempor edison » 27 Nov 2011 21:50

MOR_AL escreveu:Bom.
Se é só ligar por 5 minutos e desligar.
Coloque um timer de 5 minutos acionando relês. Um relê para cada lâmpada......MOR_AL

Quando ele explicou melhor o projeto ,isso tb me veio a mente.
Aproveita-se a inércia termica e faz um L/D por tempo.

Concordo com a simplificação da "coisa" mas um termostato é tão barato e creio tornar o projeto no mínimo mais profissional.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor sergiotronic » 02 Dez 2011 16:03

Pessoal, digam aí, na boa, se no lugar da porta lógica no pino 2 do MOC eu colocar um PIC gerando sinais (PWM) eu não consigo fazer uma lâmpada incandescente variar linearmente (sem trêmulações no meio do caminho) indo de totalmente apagada até totalmente acesa ? Ou precisa de mais alguma coisa no circuito ?...obrigado

Imagem
sergiotronic
Byte

Mensagempor xultz » 02 Dez 2011 16:27

Só consegue se o início do pulso PWM estiver sincronizado com o zero da rede, e o período do pulso for 1/60 s.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor EvandrPic » 02 Dez 2011 17:01

Você já fez essa pergunta no outro tópico que você abriu...
A resposta é a mesma... é só ler lá.
Você precisa entender o que se passa num controle por alteração do ângulo de disparo de um SCR/TRIAC e o controle por PWM.
PWM seria mais aplicável a um controle DC.

Motor ou Buzina ?
http://www.asm51.eng.br/phpBB/viewtopic ... sc&start=0

sergiotronic escreveu:Pessoal, digam aí, na boa, se no lugar da porta lógica no pino 2 do MOC eu colocar um PIC gerando sinais (PWM) eu não consigo fazer uma lâmpada incandescente variar linearmente (sem trêmulações no meio do caminho) indo de totalmente apagada até totalmente acesa ? Ou precisa de mais alguma coisa no circuito ?...obrigado

Imagem
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 02 Dez 2011 17:16

Circuitos de Controle de Fase

A forma mais prática de se controlar cargas de potência num circuito de corrente alternada é utilizando SCRs ou TRIACs. Esses dispositivos são especialmente indicados para se controlar a potência nessas cargas pelo ajuste do instante do disparo dentro de um semiciclo. Para o controle de fase usando esses componentes existem muitas configurações possíveis.Neste artigo selecionamos algumas delas, sendo que diversas são bastante tradicionais pelas suas qualidades como o desempenho, simplicidade e emprego de componentes, que podem ser obtidos com muita facilidade.

Newton C. Braga

A idéia básica para controlar uma carga de potência num circuito de corrente alternada com um SCR ou TRIAC consiste em se disparar o tiristor em um ângulo de fase apropriado, conforme mostra a figura 1.
Imagem
Se o disparo for feito no início do semiciclo temos a condução da maior parte da corrente e, com isso, a potência na carga é maior. Com o disparo no final do semiciclo, a parcela da energia conduzida é menor e então a potência aplicada à carga também é menor.

Com a escolha do ângulo de disparo apropriado, podemos controlar a potência aplicada a uma carga praticamente numa faixa de 0 a 100%.

Para se controlar uma carga usando SCRs e TRIACs temos diversas opções de configurações, lembrando que enquanto os SCRs conduzem apenas num sentido, os Triacs o fazem nos dois. Essas opções são vistas nos circuitos da figura 2.
Imagem

...
http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/298

Se cadastra lá e leia todo o artigo...
Leia esse também:

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/137
Depois de ler isso você já tem condições de dar uma boa pesquisada no google sobre o assunto e usar o fórum para tirar dúvidas que possam eventualmente surgir...
EvandrPic
Dword

Mensagempor sergiotronic » 02 Dez 2011 17:26

EvandrPic, obrigado por me lembrar. Mas quando eu digo PWM com PIC na verdade eu estou querendo dizer é esse tal controle do TRIAC. Estou me expressando mal. O que eu procuro é a seguinte questão: Um circuito formado por PIC + MOC + TRIAC em que o PIC reconheça o zero corssing e dispare o TRIAC no momento certo a depender do fechamento de dois botões, um UP e um DOWN. A carga é uma lâmpada AC 220 volts incandescente que deve variar completamente e sem tremulações. Pode postar algum circuito assim ?...obrigado.
sergiotronic
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos