fabim escreveu:chipselect escreveu:Depois de instalar o Ubuntu em duas máquinas diferentes e configurar tudo de novo para o Gumstix com todas as libs, o que consumiu uns 3 dias de dor de cabeça para cada instalação baixando pacote e corrigindo arquivo, eu acabei fazendo a VM... só que fiz ela para usar com Glade, nunca usei QT.
Levei os 3 dias pra fazer a vm com o projeto rodando liso, inclusive no desktop para debugar mais comodamente, mas agora levo 1 hora pra ficar copiando ela pra qualquer hd, só a imagem que é gigante.
Usando o VMWare player (que é de graça) dá até pra botar o bluetooth na VM, conectar via ssh por link de bluetooth com o Gumstix e até rotear a rede IP local entre a VM e o Gumstix via bluetooth para internet, assim o Gumstix "navega" na net também...
Depois que Glade, GTK, PThread, Sqlite, Bluez, WebKit, GLib e etc está "rodando", tanto na VM quanto no Gumstix, o resto é alegria.
Juro que eu tentei entender sobre o que estão falando, mais eu sequer entendi uma terminologia que seja!!!
Vamos ver se a gente faz uma comparação grosseira, não totalmente correta com o MS Windows + Delphi...
GLADE = User Interface Designer (http://glade.gnome.org/). Tradução para iniciantes que vieram do windows/delphi: o glade é uma espécie de editor gráfico para você fazer suas telinhas, como o editor de formulários do delphi, onde você "desenhava" suas telinhas... Diferente do delphi (que fazia tudo pra você), o glade gera um arquivinho (.glade ...) que você pode carregar no seu código usando uma "biblioteca" do glade para montar as telas usando o tal do GTK. Aqui veja que você tem um arquivo de "tela" meio que independente do seu código, basta que os IDs dos "widgets" que você botou no Glade seja o mesmo quando você referencia no código... a vantagem disso é que, se quiser trocar o layout da tela sem compilar o código, basta trocar o arquivo .glade que vai junto com os binários...
GTK = Gimp Toolkit (http://www.gtk.org/). Tradução para iniciantes que vieram do windows/delphi: imagine o gtk como algo quase próximo à vcl do Delphi. Muito grosseiro essa analogia, mas o gtk tem componentes para você construir sua interface gráfica, fornecendo uma API para não se matar tentando fazer tudo à mão.
GLIBC = GNU C Library. Tradução pra iniciantes: biblioteca com funções padrões pra gente usar, funções cômodas. Biblioteca "essencial", me dá o "stdio.h", implementa system calls... imagina que é sua lib de C básica mais muita coisa que tem no Windows.h e etc,
PThread: Posix Threads Programming. Pra quem adora threads, é um prato cheio, nome já é auto explicativo...
SQLite: http://www.sqlite.org ... sem comentários... não imagino um programador que se preze que não conheça ou tenha ouvido falar do sqlite... é default no android, tem no iphone... é meio padrão para database embarcado...
BlueZ: implementa o protocolo Bluetooth...
Webkit: projeto opensource que te fornece recursos para você construir um browser WEB. Eu uso para apresentar as telas de ajuda do aplicativo embarcado, assim não preciso ficar sofrendo e formatando formulários em Glade toda vez que mudam o manual ou o help... falo pros caras me mandarem o help em HTML, só troco o arquivo nos binários, nem compilo. Quando fica pesado, falo pros "fazedores de manuéis": ow, seu html tem que rodar num 486, tá pesado do jeito que tá, limpa o html simplifica e otimiza, deixa de querer dar uma de "designer" e não use transparências...
Agora, na boa, já estou achando que o Fabim tá tirando onda com essas perguntas dele...