Entrar    Registrar

Soldar SMD WSON

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: aluis-rcastro, guest2003, 51, Renie

  • Autor
    Mensagem

Soldar SMD WSON

Mensagempor MOR_AL » 08 Ago 2019 17:34

Olá!
Acho que me subestimei legal.
Projetei um amplificador para fones de ouvido com o CI LM4916.
Ele tem dois tipos de acondicionamento, o WSON, com contatos na parte inferior do dispositivo e o VSSOP, com perninhas.
Acontece que comprei o WSON, sem as perninhas.
Mesmo considerando que eu conseguisse fazer os pads da PCB no local certo, ainda assim tem um grande problema. Ao posicionar o componente, nem os pads e nem os contatos ficam visíveis.
Será que essa montagem é somente feita por máquinas?
Será que há um meio de montar um protótipo com as disponibilidades existentes em casa?
Minha última opção seria colocar o componente de cabeça para baixo, deixando a mostra os contatos, e soldar fios bem finos entre o componente e os pads, mas esta seria a última opção.
Lembro que os contatos são retangulares medindo 0,5mm x 0.25mm. O tamanho total do componente é de 3,0mm x 3,0mm e tem duas colunas com 5 contatos de cada lado.
Segue o desenho do componente.
MOR_AL
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2818
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Soldar SMD WSON

Mensagempor Aquino » 08 Ago 2019 17:38

Pasta de solda e estação de ar quente soldam esse encapsulamento.
Buscando um coach para me tornar coach em sistemas embarcados.
Avatar do usuário
Aquino
Dword
 
Mensagens: 1919
Registrado em: 12 Out 2006 22:24

Re: Soldar SMD WSON

Mensagempor MOR_AL » 08 Ago 2019 18:14

Aquino escreveu:Pasta de solda e estação de ar quente soldam esse encapsulamento.


Olá Aquino!
Grato pelo rápido retorno.
Mas como mencionei, o problema é de posicionamento do componente, já que nem os contatos e nem os pads ficam visíveis.
Já vi um vídeo em que o componente se auto-posicionava ao ser aplicado calor, mas eram componentes com apenas dois pads, como resistor e capacitor. Mesmo assim, os pads eram maiores. Estes pads são retângulos de 0,5mmx0,25mm.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2818
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Soldar SMD WSON

Mensagempor tronico » 08 Ago 2019 23:44

Talvez ajude: https://www.youtube.com/watch?v=L-C8aEYJg0I
Já soldei alguns componentes do tipo com essa técnica.
tronico
Nibble
 
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Set 2011 07:48
Localização: Blumenau SC

Re: Soldar SMD WSON

Mensagempor MOR_AL » 09 Ago 2019 09:11

tronico escreveu:Talvez ajude: https://www.youtube.com/watch?v=L-C8aEYJg0I
Já soldei alguns componentes do tipo com essa técnica.


Boa técnica.
Estou fazendo o desenho das ilhas e do componente. Vou incluir a dica do vídeo (pontos guias nos vértices) e o pré-estanhamento em baixo perfil das ilhas.
Valeu pela dica.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2818
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes