Entrar    Registrar

Pesquisar

ESP8266 - Compilando em C com o SDK Espressif no Eclipse/Linux

Autor: andre_teprom • Categoria: Programação C/C++ • Postado em 01 Out 2017 13:39 • Visualizado: 895x

Estou disponibilizando o arquivo .OVA do VirtualBox com o snapshot de um ambiente de desenvolvimento em C++ com o Eclipse no Lubuntu:
https://drive.google.com/file/d/0B1Pk4ZxWGXeVQ2M1SDFOT3R6ZHM/view?usp=sharing ( Usuário: user / Senha: andre )

Imagem

Devido á um "bug" do syntax highlighter do Eclipse com codigo C++ de não reconhecer o tipo nativo uint8_t do GCC, não consegui remover esse Warning da IDE, mas que ficou presente apenas no Eclipse, sendo que na compilação do GCC não afetaou em nada. Nos foruns da área, cada um resolveu isso de um modo diferente, mas não quis perder tempo com isso.

Inicialmente utilizei como base o video do AMMAURO #3, que ensina detalhadamente todos os passos necessários para instalação do SDK da Espressif e toolchain de Xtensa para compilação em C para o microcontrolador ESP8266 ( o final do video anterior dele AMMAURO #2 também é util, mostrando como compartilhar arquivos entre Linux/Widows ):



Entretanto, considerando que ele se baseou na distribuição server, adicionei em cima dessa instalaçao, a interface GUI, o Synaptic, a partir do qual instalei o Eclipse CDT e todas as suas dependências, nomeadamente o Java.

A proposito, o mesmo resultado poderia ter sido obtido muito mais facilmente pelo Unnoficial Development Kit, que instala automaticamente os patches no sistema para fazer um cross-compilation no Windows, mas por uma questão pessoal, insisti no Linux, De qualquer modo, caso interesse, um passo-a-passo da instalação desse kit no Windows pode ser seguido aqui ( por favor, não assistir o vídeo ! ):

ESP8266 Eclipse Development

A triste conclusão depois disso tudo foi perceber que a maneira como as dúzias de programas exemplos foram implementados pareceu assustadoramente confuso, aparentemente misturando no código-fonte informações que deveriam ser restritas á configuração do linker.

Por sorte, graças á coloaboração de alguns ( em especial, igrr ), há opção dessas bibliotecas wi-fi disponivel para Arduino com vários exemplos, que se observarmos o Log gerado durante a compilação em modo -verbose, podemos notar claramente o xtensa-lx106-elf-gcc trabalhando ativamente em todas as etapas, de modo que o Arduino parece ser na verdade apenas um "front-end", uma interface com o programador. E assim, minha experiencia pessoal com esse casamento ESP8266+Arduino foi bastante satisfatória, não tendo nada a reclamar desta migração para um ambiente "toy-oriented", exceto obviamente o fato desse IDE não dar suporte para interrução serial, de modo que ainda assim não pretendi continuar com a compilaçao para o ESP8266 direto no SDK.

No mais, espero que esse arquivo seja útil para alguem, porque deu trabalho...
O que motivou á compartilhar foi o fato de não ter encontrado nada "pronto" na Web, e assim quem o utilizar vai by-passar diversas etapas demoradas e massantes.

Adicionar comentário

Registrar or Efetue login para comentar

por andre_teprom » 18 Jul 2018 16:19

Fico contente que para alguem tenha servido para algo....rsrs. Para mim a comodidade do Arduino me seduziu o suficiente para meus projetos atuais com Espressif serem todos nesta plataforma.
Avatar do usuário
andre_teprom
Registrado em: 11 Out 2006 18:27

por pdsilva » 17 Jul 2018 23:43

Muito obrigado por compartilhar.. est'a sendo muito util
pdsilva
Registrado em: 17 Jul 2018 23:36
cron