MPLABX Compilador

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

MPLABX Compilador

Mensagempor vtrx » 28 Abr 2020 12:03

Alguém aqui usa ou usou?
vtrx
Dword

Re: MPLABX Compilador

Mensagempor cfreund » 28 Abr 2020 12:14

Quer saber se mais alguém ta passando raiva?
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor mrgadotti » 28 Abr 2020 15:13

Larguei mão dos compiladores XC por ser pago e na versão free não ter a otimização de código...
mrgadotti
Byte

Mensagempor vtrx » 28 Abr 2020 15:43

cfreund escreveu:Quer saber se mais alguém ta passando raiva?

Vamos ver se consigo duas solução na mesma pergunta.
Nunca tive coragem de tentar usar um PIC como USB Host,mas agora na 'quarentena' vou me arriscar.
Encontrei na net o método simples,que é usando o MAL da Microchip e MPLABX+XC16.
Instale OK,compila OK os exemplos mas aparece alguns 'erros',tipo,as vezes aparece alguma diretriz em vermelho,mas mesmo assim compila.
se eu for abrindo todos os .inc ou .h do projeto,as vezes aparece vários trechos em vermelho,com a mensagem unable to resolve... ,mas mesmo assim compila e gera o Hex,mas deste modo vai me confundir quando tentar criar um projeto.
Não sei se tenho que setar algo,pois num exemplo usando o PIC24FJ64GB004,dava um aviso em vermelho que o include dele não foi encontrado,procure e copiei numa pasta do exemplo e consertou,mas o resto não achei o problema.
Alguem?
2-qual compilador usar como alternativa para o PIC que citei usando USB HOST?
vtrx
Dword

Mensagempor rafael » 28 Abr 2020 21:21

Tchê, tirando os bugs, o MPLABX é uma excelente ferramenta. Trabalhei mais de 10 anos com a família PIC24 (são excelentes microcontroladores e muito mais poderosos e mais barato que os pic18)

1) esses erros e enganos são normais, após apanhar MUITO, descobri que se você clicar com o botão direito do mouse sobre o “projeto->code assistence-> reparse” conserta tudo (antes era necessário abrir e fechar o mplab e até reiniciar o pc).

2) O XC16 no nível 1 de otimização reduz bastante o código redundante e até uns 2 anos atrás era gratuito até esse primeiro nível. Do nível zero para o nível “s” (melhor nível de otimização) o compilador reduz até 40% o código compilado. Mas do nível 1 para o nível “s” a redução é de uns 20%...25% então eu fiquei satisfeito com o XC16 no nível 1 de otimização .

3) Particularmente eu recomendo que use esse tempo para os STM32 com o STM32CubeIDE. O alto desempenho, baixo custo e disponibilidade compensam muito mais.

Espero ter ajudado

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
/***************************************
Rafael Gebert

TEWAC Tecnologia
e-mail: rafael@tewac.com.br
***************************************/
rafael
Nibble

Mensagempor vtrx » 29 Abr 2020 07:43

1.jpg
rafael escreveu:Tchê, tirando os bugs, o MPLABX é uma excelente ferramenta. Trabalhei mais de 10 anos com a família PIC24 (são excelentes microcontroladores e muito mais poderosos e mais barato que os pic18)

1) esses erros e enganos são normais, após apanhar MUITO, descobri que se você clicar com o botão direito do mouse sobre o “projeto->code assistence-> reparse” conserta tudo (antes era necessário abrir e fechar o mplab e até reiniciar o pc).

2) O XC16 no nível 1 de otimização reduz bastante o código redundante e até uns 2 anos atrás era gratuito até esse primeiro nível. Do nível zero para o nível “s” (melhor nível de otimização) o compilador reduz até 40% o código compilado. Mas do nível 1 para o nível “s” a redução é de uns 20%...25% então eu fiquei satisfeito com o XC16 no nível 1 de otimização .

3) Particularmente eu recomendo que use esse tempo para os STM32 com o STM32CubeIDE. O alto desempenho, baixo custo e disponibilidade compensam muito mais.

Espero ter ajudado

A dica do code assistence não funcionou...
O caminho do .inc esta correto no projeto,mas mesmo assim tive que copiar um .h para a pasta do projeto.
Veja as imagens que existe um 'erro' num #DEFINE,mesmo com o arquivo .h incluindo e mesmo com o compilador achando o DEFINE quando clica em cima dele...
Sobre o STM,sei que é mais fácil,mas o meu problema é que o PIC24FJ64GB004 existe em DIP 28 pinos...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
vtrx
Dword

Mensagempor xultz » 29 Abr 2020 10:06

Eu estou trabalhando com XC32 com ATSAME54P20A (ARM), e a quantidade de erros que ele indica no código passa do ridículo, não tem nem palavras. Ele consegue achar erro de código até dentro de comentários, ele indica erro na declaração int main(void), ele acha erro em tudo, menos nos erros. É absolutamente inútil. E o código foi todo gerado pelo Harmony 3.
Mas o compilador funciona e estou conseguindo desenvolver nele, o que já é um alento.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor vtrx » 29 Abr 2020 10:43

xultz escreveu:Eu estou trabalhando com XC32 com ATSAME54P20A (ARM), e a quantidade de erros que ele indica no código passa do ridículo, não tem nem palavras. Ele consegue achar erro de código até dentro de comentários, ele indica erro na declaração int main(void), ele acha erro em tudo, menos nos erros. É absolutamente inútil. E o código foi todo gerado pelo Harmony 3.
Mas o compilador funciona e estou conseguindo desenvolver nele, o que já é um alento.

Muitos 'erros' eu 'corrigi' alterando em alguns includes diretrizes tipo.
No meu caso o arquivo usb_host_hid.h tinha o seguinte trecho:
Código: Selecionar todos
#ifndef USB_ENABLE_TRANSFER_EVENT
  #error USB_ENABLE_TRANSFER_EVENT not defined
#endif

Isso fazia que todo o código abaixo de #error ficasse sem uso gerando vários 'erros' nos outros arquivos.
Procurando muito achei uma alternativa:
  #pragma message ( "USB_ENABLE_TRANSFER_EVENT nao definido" )
#endif

Que é isso?
vtrx
Dword

Mensagempor Guri » 29 Abr 2020 15:26

Uma opinião de um velhinho ...

Eu usei muito MPLAB só que para programar em ASM é muito bom, exceto pelos bugs no simulador/debugador...(derrepente era meu PC veio, vai saber).

Depois que comecei a mexer com ARM, não quero muita conversa com PIC não...ainda mais agora que aprendi a mexer com a única coisa que me tirava o sono, o bendito AD...

E vou mais além, agora estou mexendo com o uVision que um amigo daquí me passou as dicas :D
Não sei ainda se existe a vesão para PIC mas se existir, vá logo para esse compilador é ótimo.

Uma das coisa que achei muito boa é o simulador, bem enxuto e não dá PAL...
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor vtrx » 05 Mai 2020 15:59

Voltando ao assunto,instalei também o MPLAB 8.92 + C30 e baixei os exemplos da Microchip.
Achei um exemplo que utiliza PIC24 + USB HOST com teclado.
Alguém já se aventurou?
vtrx
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 06 Mai 2020 08:10

vtrx escreveu:
xultz escreveu:Eu estou trabalhando com XC32 com ATSAME54P20A (ARM), e a quantidade de erros que ele indica no código passa do ridículo, não tem nem palavras. Ele consegue achar erro de código até dentro de comentários, ele indica erro na declaração int main(void), ele acha erro em tudo, menos nos erros. É absolutamente inútil. E o código foi todo gerado pelo Harmony 3.

Muitos 'erros' eu 'corrigi' alterando em alguns includes diretrizes tipo.
No meu caso o arquivo usb_host_hid.h tinha o seguinte trecho:
  #error USB_ENABLE_TRANSFER_EVENT not defined
#endif

Isso fazia que todo o código abaixo de #error ficasse sem uso gerando vários 'erros' nos outros arquivos.
Procurando muito achei uma alternativa:
  #pragma message ( "USB_ENABLE_TRANSFER_EVENT nao definido" )
#endif

Que é isso?
Isso não é erro do compilador. Simplesmente o cara que Fez o código quis garantir que você definisse o valor do define , talvez para garantir consistência do código por dependências de outros testes feitos no pré processador do código .

---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor omarlopez » 14 Mai 2020 15:04

good post!
omarlopez

Voltar para PIC