por Fábio Pereira » 23 Dez 2006 08:09
Olá Hermecildes,
Bom, sobre o meu livro Microcontroladores PIC: Programação em C, você tem de observar que o objetivo do mesmo não é ensinar a teoria dos PICs e sim como programá-los utilizando a linguagem C. O meu outro livro sobre PICs (Técnicas Avançadas) aborda apenas o assembly.
Concordo com você que assembly é importante, por isso, todos os meus livros sobre arquiteturas abordam também a linguagem assembly da CPU.
A única exceção é o livro sobre HCS08, pois o conjunto de instruções foi abordado no livro sobre HC908Q. Neste caso específico, a inclusão de um capítulo sobre as instruções assembly iria aumentar o custo do livro, o que não era o meu objetivo.
Agora, o meu livro sobre MSP430 aborda assembly sim e bastante, traz até a construção dos opcodes. Apenas os exemplos não foram feitos em assembly pois no meu ponto de vista, assembly é uma linguagem para se utilizar apenas quando necessário.
Além disso, se eu fosse utilizar assembly nos exemplos, existiriam duas alternativas: ou os livros iriam ficar muito mais caros (pois os programas seriam maiores e consequentemente o custo e preço dos livros também) ou o livro não teria a listagem dos programas (o que, para mim, seria bem pior do que o programa ser em C).
É isso,
T+