Gostaria de uma explicaçao plausível

Software e Hardware para uC PSoC

Moderadores: andre_luis, 51

Gostaria de uma explicaçao plausível

Mensagempor Hermecildes » 22 Dez 2006 19:18

:x Por que os escritores estao dando preferencia para a liguagem de programação C. Quando se estuda um microcontrolador devemos conhecer bem sua arquitetura, e estudando o assembly dele facilita bastante, e quando se passa para uma liguagem de alto nível a segurança é bem maior, os livros sobre C deveriam ser tratados separadamente, como por exemplo 'Microcontroladores Pic. Programaçao em C' de Fabio Pereira, acho que não tem nem desculpas : os autores até lucrariam mais com o lançamento de 2 livros. Comprei o livro Microcontroladores MSP430 e confesso que se fosse só em assembly eu gostaria bem mais dele.
Atitude em tempo real.
Hermecildes
Nibble

Mensagempor KrafT » 22 Dez 2006 22:14

Escreva voce mesmo em assembler.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor lucaszampar » 22 Dez 2006 23:50

Não sei com relação aos autores de livros, mas minha opinião pessoal:

Com certeza é necessário ter o domínio do ASM para que se possa programar, otimizar e resolver os paus dos programas em C.
Mas pense comigo: Imagine um grande projeto feito em asm. Enquanto você está trabalhando nele todos os dias é relativamente fácil dar continuidade à lógica de pensamento.
Agora imagine se tiver que dar manutenção daqui um ano... Irá lembrar de como fez aquilo? e por fez daquela maneira...
Um caso ainda pior, e se outra pessoa tiver de dar continuidade ao projeto?
Sem contar que o tempo de desenvolvimento diminui muito...

Essa é a minha opinião... nao sei com relação aos outros colegas...
lucaszampar
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 23 Dez 2006 07:39

depois que eu aprendi C, nunca mais eu programei em assembler ( nunca mais precisei ) todos meus problemas eu Resolvo em C, além do código ser mais portável e eu não ficar amarrado a uma arquitetura
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 23 Dez 2006 08:09

Olá Hermecildes,

Bom, sobre o meu livro Microcontroladores PIC: Programação em C, você tem de observar que o objetivo do mesmo não é ensinar a teoria dos PICs e sim como programá-los utilizando a linguagem C. O meu outro livro sobre PICs (Técnicas Avançadas) aborda apenas o assembly.

Concordo com você que assembly é importante, por isso, todos os meus livros sobre arquiteturas abordam também a linguagem assembly da CPU.

A única exceção é o livro sobre HCS08, pois o conjunto de instruções foi abordado no livro sobre HC908Q. Neste caso específico, a inclusão de um capítulo sobre as instruções assembly iria aumentar o custo do livro, o que não era o meu objetivo.

Agora, o meu livro sobre MSP430 aborda assembly sim e bastante, traz até a construção dos opcodes. Apenas os exemplos não foram feitos em assembly pois no meu ponto de vista, assembly é uma linguagem para se utilizar apenas quando necessário.

Além disso, se eu fosse utilizar assembly nos exemplos, existiriam duas alternativas: ou os livros iriam ficar muito mais caros (pois os programas seriam maiores e consequentemente o custo e preço dos livros também) ou o livro não teria a listagem dos programas (o que, para mim, seria bem pior do que o programa ser em C).

É isso,

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 23 Dez 2006 12:06

Senhores.
Na minha opinião o bom programador deve conhecer muito bem o assembly e o C, e de preferência uma linguagem de alto nível orientada a objeto. Não foram poucas as vezes em que programei um microcontrolador e depois fui obrigado a fazer uma interface para o usuário em um PC.
O Caso do PSoC a maioria das funções já estão prontas em C e Assembly, o que torna a programação em assembly mais sossegada, mas temos que concordar que a linguagem C é extremamente mais produtiva, ou seja o foco das aplicações industriais.
É essencial conhecer o assembly, uma vez tive que tratar a interrupção da PWM do PSoC, e meu código estava todo escrito em “C”, não tive opção, a rotina de interrupção teve que ser escrita em assembly, pois deveria ser tratada muito rapidamente pelo uC.
Mas posso afirmar que o compilador C do PSoC é fantástico, reduz absurdamente os códigos, quase que como o assembly, tanto que o datasheet do compilador do PSoC não chama de compilar C, mas sim de “Cross-Assembly”. Pelo que pude entender é um meio termo entre alto e baixo nível. Muito mais otimizado.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Hermecildes » 23 Dez 2006 18:34

Bah! de maneira alguma eu estou dizendo que o assembbly é melhor que o C, é claro que para o desenvolvimento hoje em dia a velocidade do término de um projeto e óbvia, mas para o aprendizado na minha opiniao é necessário o assembly, para ser completo o conhecimento. Tenho um conhecimento superficial do C e estou me esforçando e estudadndo os compiladores da CCS porque é necessário, mas se eu nao tivesse o conhecimento do assembly do pic, seria mais difícil.
Valeww!!!
Atitude em tempo real.
Hermecildes
Nibble

Voltar para Cypress