GD32F103CBT6 Ler I2C

Software e Hardware para uC STM

Moderadores: andre_luis, 51

GD32F103CBT6 Ler I2C

Mensagempor daniellp » 23 Jun 2022 17:56

Caros.

Caí na imbecilidade de acreditar que esse pastel de flango seria uma substituição direta do STM32F106CBT6... Ledo engano... muitas funções ele até faz normalmente (já testei o ADC, UART - até 115200 bps, SPI, e escrita via I2C), como se fosse o original, porém estou empacado na leitura via I2C... quando chamo rotinas de leitura via I2C o filhote de xinês dá piti e trava...

Já pesquisei em diversos foruns, blogs, GitHub e meia internet e não consegui achar nenhuma solução definitiva (nem a causa aparentemente) para este problema. Achei um documento de um site russo que menciona uns flags malucos que seriam diferentes neste processador. Mesmo definindo como sugerido no documento a leitura pela I2C não foi... Mandei email para o fabricante e fui ignorado solenemente (não que eu esperasse algo diferente disso).

Questiono-vos, algum de vós já se deparou com este pequeno pedaço de depravação alienígena de baixo custo (e qualidade) nesta situação e conseguiu resolver esta encrenca?

Ressaltando que o mesmo código num STM32F103CBT6 (de qualidade menos duvidosa) funciona corretamente.

Forte abraço...

Daniel.
Sat-freak....

Visite meu blog e deixe um comentário:
http://antenasesatelites.blogspot.com
daniellp
Byte

Re: GD32F103CBT6 Ler I2C

Mensagempor vtrx » 23 Jun 2022 20:26

Ressaltando que o mesmo código num STM32F103CBT6 (de qualidade menos duvidosa) funciona corretamente

Testou com o mesmo .hex?
Sei que qualquer STM32F103 tem um bug de Hardware na linha I2C que mantém aleatoriamente em estado Busy depois da primeira leitura.
Existe um meio por software para 'burlar' isso.
vtrx
Dword

Mensagempor daniellp » 24 Jun 2022 07:54

vtrx escreveu:
Ressaltando que o mesmo código num STM32F103CBT6 (de qualidade menos duvidosa) funciona corretamente

Testou com o mesmo .hex?
Sei que qualquer STM32F103 tem um bug de Hardware na linha I2C que mantém aleatoriamente em estado Busy depois da primeira leitura.
Existe um meio por software para 'burlar' isso.

Sim... Só troquei o STLink de uma placa BluePill com STM32 para outra com GD32 e carreguei o mesmo .Ino...
Sat-freak....

daniellp
Byte

Mensagempor andre_luis » 24 Jun 2022 10:12

Pelo datasheet do STM32F1XXCx indica que nem todas as variantes possuem I2C, enquanto que o datasheet do GD32F1XX dá a impressão que toda a familia possui; pode ser que num dos modelos que voce está usando a biblioteca pode estar usando a opção de I2C por hardware e no outro usando o I2C por 'software'. Como por questão de portabilidade sempre usei minhas proprias bibliotecas I2C por software, evito esses tipos de problemas; dá uma olhada pra ver se tem como configurar essa opção.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor daniellp » 24 Jun 2022 14:12

aluis-rcastro escreveu:Pelo datasheet do STM32F1XXCx indica que nem todas as variantes possuem I2C, enquanto que o datasheet do GD32F1XX dá a impressão que toda a familia possui; pode ser que num dos modelos que voce está usando a biblioteca pode estar usando a opção de I2C por hardware e no outro usando o I2C por 'software'. Como por questão de portabilidade sempre usei minhas proprias bibliotecas I2C por software, evito esses tipos de problemas; dá uma olhada pra ver se tem como configurar essa opção.

a Giga Devices (pastelaria que vende o GD32F103CBT6) vende ele como reposição direta do STM32F103CBT6. Ambos tem I2C nativo por hardware. no GD eu consigo fazer a escrita normalmente. O problema só dá quando chamo as rotinas de leitura via I2C. Isso é algo bem mais profundo. Não descarto, ainda, a possibilidade desse meu pastel de flango ser falsificado ainda (falsificação do clone, tem algo pior que isso?). Se bem que, na gringa, a reclamação é geral com relação ao I2C desse GD32. Pena que o suporte do fabricante não exista...

Vou fazer uns pendurica(ra)lhos com eles... tirar o escorpião do bolso e comprar os STM originais (ou falsificações de boa qualidade).

Abraços.

Daniel.
Sat-freak....

daniellp
Byte

Mensagempor vtrx » 25 Jun 2022 20:35

Não sei porque tanto drama.
se o preço vale a pena,melhor usar I2C por software,ja que esta usando ferramenta Arduino,é o que parece,se não esta usando existe um contorno para evitar o travamento na leitura I2C.
vtrx
Dword

Mensagempor daniellp » 27 Jun 2022 19:27

vtrx escreveu:Não sei porque tanto drama.
se o preço vale a pena,melhor usar I2C por software,ja que esta usando ferramenta Arduino,é o que parece,se não esta usando existe um contorno para evitar o travamento na leitura I2C.

Não é drama, é competência mesmo... Eu não sou essa Brastemp toda em programação, então busco soluções meio prontas... Sempre que possível procuro usar as soluções por hardware para não comprometer processamento...

Vou dar uma procurada em possíveis soluções por software.. é possível que resolva sem.maiores traumas.

Valeu.
Sat-freak....

daniellp
Byte

Mensagempor andre_luis » 27 Jun 2022 20:06

Por acaso já tentei também usar o I2C no PIC por hardware e não funcionou numa ocasião com um compilador meia-boca e sem osciloscopio pra debugar, nao perdi tempo e parti direto pra opção por software, catei a primeira i2c.c que achei na web e funcionou de cara. Aliás, essas API's obscuras são um problema se quiser simular no Proteus, dá sempre diferença pro mundo real.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor sync » 06 Jul 2022 12:53

Outra alternativa que promete compatibilidade

Geehy APM32F103 clone of STM32F103 MCU has been tested to work without PCB or code modifications

https://www.cnx-software.com/2022/07/04 ... fications/
sync
Byte

Voltar para STMicroelectronics