Como queimar um STM32F051C6T6.

Software e Hardware para uC STM

Moderadores: andre_luis, 51

Como queimar um STM32F051C6T6.

Mensagempor julian camargo » 15 Out 2019 15:48

Como queimar um STM32F051C6T6 só olhando pra ele.

Roteiro:
1- Solde numa plaquinha adaptadora LQFP48/DIP48 o processador acima.
2- Interligue corretamente todos os pinos VSS e VDD e coloque os devidos capacitores de desacoplamento (100nF).
3- Ligue o pino BOOT ao GND (VSS)
4- Deixe TODOS os outros pinos de I/O e pino RESET livres, sem conexão alguma com qualquer coisa.
5- Coloque a ponta do osciloscópio no pino RESET (pino 7) , ligue a garra GND da ponta no GND (VSS) da placa.
6- Energize a placa com tensão de 3,3VDC (pode ser 2,8 2,9 3,0 3,1 3,2 3,25) ah, vc entendeu.
7- Ao energizar a placa, vc verá no osciloscópio o pino RESET (7) subir para nível lógico 1.
8- Continue observando a tela do osciloscópio por 5 minutos.
9- Em algum momento dentro destes 5 minutos vc verá o pino RESET cair para nível lógico 0 (zero).
10- Quando isso acontecer acredite, vc acaba de danificar o processador.

Já perdi quase 20 chips nessa brincadeira. Comprados na Mouser e Digikey.

Eis então que vc me pergunta: Porque isso acontece?

Essa pergunta eu faço questão de responder: EU NÃO SEI !

Suporte técnico da ST no Brasil?
Esquece.
julian camargo
Nibble

Re: Como queimar um STM32F051C6T6.

Mensagempor rafael » 15 Out 2019 15:54

Olha amigo, sem esquemático e fotos da placa/montagem eh impossível informar o que está ocorrendo... pode ser inclusive tua fonte dando uma espécie de impulso infinito de nano-segundos ao energizar ...

Pode ser bug no ci, mas digamos que confio mais na foundry que em ti... hehehe

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
/***************************************
Rafael Gebert

TEWAC Tecnologia
e-mail: rafael@tewac.com.br
***************************************/
rafael
Nibble

Mensagempor vtrx » 15 Out 2019 17:12

Qual a utilidade de fazer tudo isso aí que voce citou?
Se eu fosse um CI e voce me ligasse a nada,eu me queimaria...
vtrx
Dword

Mensagempor ze » 15 Out 2019 17:19

só não entendi pq em sã consciência vc fez o teste em 20 chips e ficou olhando por 5 minutos cada um totalizando 1H:40M kk

Amigo, permita opinar. De fato passei por situação quase semelhante quase agora há pouco. Registrei isso na minha saga:...
viewtopic.php?f=13&t=18500&start=15
O que acontece é que esta mrd tem a tal situação da proteção protection level 2 que "mata" o chip. Se ativa, "no more communication is possible" que não deixa mais gravar o chip. No seu caso, pode ser que em algum momento aleatório esta condição é satisfeita o que impede em definitivo a regravação da flash. De repente isso acontece quando o chip está vazio.

Mas não se desespere (por enquanto): Tenta gravar (stlink utility ou st visual programmer tenta os 2) e logo depois de clicar em programm ou erase perceba que ele dá um tempinho. É o momento pra vc dar jeito de dar um pulso no reset: p.ex. um botãozin pro gnd. E claro não te esqueças do pullup. Avisa se der certo que te mando a conta pra depósito. :P
ze
Dword

Mensagempor julian camargo » 15 Out 2019 18:41

O VTRX perguntou: Porque fiz isso com quase todos os chips?
Uai, para certificar se estavam com o mesmo problema.

Oi Zé. No tópico apontado por vc, parece que seu problema aconteceu depois que o codigo foi gravado.
No meu caso, nem cheguei a gravar nada.

A proteção level 2 mencionada por vc me parece meio suicida não? Tipo: Estou armado, não se aproxime. Se vc se aproximar eu me mato! :D

Na verdade muitas vezes não precisa esperar 5 minutos. Em muitos deles, logos após uns 30 a 50 segundos o problema ja aparecia. Em alguns outros demoravam mais, de 3 até 5 minutos.

Vc pergunta: Qual a utilidade de fazer tudo isso aí que voce citou?

Na verdade tudo começou quando montei o chip na placa pela primeira vez. Antes de energizar a placa, conferi se havia alguma coisa em curto.

Depois energizei a placa e conferi as tensão, estavam todas certas como deviam.

Ai o telefone tocou. Deixei a placa energizada e fui atender. Enquanto falava ao telefone, fui na cozinha fazer um café pois sou Multi Task.

Quando voltei pra placa e conectei o Jtag para gravar o codigo, erro de comunicação.

Conferi os sinais da Jtag que chegam na placa e percebi o pino RESET em zero. Dai começou tudo.

Será que o problema esta no telefone? :lol:
julian camargo
Nibble

Mensagempor vtrx » 15 Out 2019 20:27

Tenho certeza que esta usando uma fonte chaveada,tente com fonte isolada.
vtrx
Dword

Mensagempor milordy » 15 Out 2019 21:45

julian camargo escreveu:O VTRX perguntou: Porque fiz isso com quase todos os chips?
Uai, para certificar se estavam com o mesmo problema.

Oi Zé. No tópico apontado por vc, parece que seu problema aconteceu depois que o codigo foi gravado.
No meu caso, nem cheguei a gravar nada.

A proteção level 2 mencionada por vc me parece meio suicida não? Tipo: Estou armado, não se aproxime. Se vc se aproximar eu me mato! :D

Na verdade muitas vezes não precisa esperar 5 minutos. Em muitos deles, logos após uns 30 a 50 segundos o problema ja aparecia. Em alguns outros demoravam mais, de 3 até 5 minutos.

Vc pergunta: Qual a utilidade de fazer tudo isso aí que voce citou?

Na verdade tudo começou quando montei o chip na placa pela primeira vez. Antes de energizar a placa, conferi se havia alguma coisa em curto.

Depois energizei a placa e conferi as tensão, estavam todas certas como deviam.

Ai o telefone tocou. Deixei a placa energizada e fui atender. Enquanto falava ao telefone, fui na cozinha fazer um café pois sou Multi Task.

Quando voltei pra placa e conectei o Jtag para gravar o codigo, erro de comunicação.

Conferi os sinais da Jtag que chegam na placa e percebi o pino RESET em zero. Dai começou tudo.

Será que o problema esta no telefone? :lol:

Se gravar alguma coisa,acontece isso?
milordy
Nibble

Mensagempor ze » 16 Out 2019 11:50

julian camargo escreveu:A proteção level 2 mencionada por vc me parece meio suicida não? Tipo: Estou armado, não se aproxime. Se vc se aproximar eu me mato! :D

Tipo isso. Lá menciono que transforma a flash que essencialmente é uma eeprom numa prom ou OTP. De fato não consigo vislumbrar uma utilidade prática pra isso. A não ser aplicação militar, médica, aeroespacial ou em algum equipamento extremamente secreto e caríssimo. Mesmo assim.. tipo.. sei lá .. entende?

Sobre o pino reset em zero.. não seria apenas a falta de pullup? Me lembro vagamente que, dependendo do programador, ele vem dele ou ele pode contar com o pullup do seu circuito. No meu ele envia apenas a comunicação (2 sinais). Vcc e reset uso o do circuito. Se achar que deve adapte isso nos seus e tenta o procedimento que mencionei. Ah sim, ele não resolve o level 2. E não te esqueças de no programa não usar o pino de comunicação como saída
ze
Dword

Mensagempor julian camargo » 16 Out 2019 15:36

milordy escreveu:Se gravar alguma coisa,acontece isso?

Quando consigo gravar antes que o RESET vá para zero, a coisa funciona normalmente.
julian camargo
Nibble

Mensagempor julian camargo » 16 Out 2019 15:42

Oi Zé. O pino reset já possui pull up interno. Possui também um FET ligado a ele internamente para receber comandos de Reset enviados por periféricos com Watgh Dog Timer, Brown Out Detector entre outros.

Conclui que algum periférico interno esta zerando o pino reset atraves desse Fet. Mas por quê ? Já que não há nada gravado ainda e nenhum periférico esta inicializado.
julian camargo
Nibble

Mensagempor andre_luis » 16 Out 2019 21:59

Vou de carona na hipotese de que a fonte esteja com problema de isolamento. Quanto á deixar o pino do resset flutuando, nao acho uma boa ideia mesmo que possua pull-up interno, e pode ser que o cabo do osciloscopio esteja atuando como antena. A proposito, o pino terra do cabo de alimentação do osciloscópio está conectado na tomada?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Guri » 16 Out 2019 22:28

Ola´a todos

Eu aprendi a fazer assim para esse chip:
Sem título.jpg

A mesma regra serve para o stm103 também e acredito que para qualquer outra linha STM...Se eu estiver enganado me corrijam por favor.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor ze » 17 Out 2019 11:43

Ainda não li que vc fez o teste que mencionei e com pullup externo mas enfim...
Meça com multímetro entre o reset e gnd. Se der beep, sim provavelmente o tal mosfet já era. De fato, tudo a ver o lance do pino flutuante sensivel + fonte com isolação precária + osciloscópio COM TERRA.
E se algum dia resolver fazer o teste que falei, use outra fonte ou bateria pra alimentar o mc.
ze
Dword

Mensagempor julian camargo » 17 Out 2019 17:05

ze escreveu:Ainda não li que vc fez o teste que mencionei e com pullup externo mas enfim...
Meça com multímetro entre o reset e gnd. Se der beep, sim provavelmente o tal mosfet já era. De fato, tudo a ver o lance do pino flutuante sensivel + fonte com isolação precária + osciloscópio COM TERRA.
E se algum dia resolver fazer o teste que falei, use outra fonte ou bateria pra alimentar o mc.

Ao energizar, o pino Reset vai para 3V3, isso indica que resistor Pull Up interno esta atuando. Logo em seguida, uns 3 segundos, o pino Reset vai pra Zero indicando que o fet embutido neste pino esta atuando.

Com Pull Up externo acontece a mesma coisa. O fabricante especifica valores entre 43k até 68K para esse Pull Up interno. Medi 47K.

Minha fonte de bancada esta OK, minhas fontes chaveadas tambem. Alimentado esse chip com bateria de 3v3 o problema acontece da mesma forma.

Isso só esta acontecendo com esse STM32F051. Fiz os mesmos testes com STM32F407 , STM32F103, STM32F100 e STM32F030. Todos funcionaram OK.

Só essa desgraça que faz isso.
julian camargo
Nibble

Mensagempor ze » 17 Out 2019 19:11

julian camargo escreveu:uns 3 segundos,.

Como último suspiro meu...
3 segundos é uma eternidade. Este é o tempo que tens pra fazer o procedimento que mencionei. Mas de fato isto já ficou xato. Afinal o interesse é 99.99999999% teu. Do que sobra, 99,99999% seria algo como agregar conteúdo ao forum. O restante seria nossa satisfação em contribuir...
ze
Dword

Próximo

Voltar para STMicroelectronics