Altium Designer 14.3

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Altium Designer 14.3

Mensagempor rocknroll » 30 Jun 2014 10:47

Bom dia a todos,

A nova versão do Altium Designer vem com uma nova ferramenta de Polígonos (meio que importado do PCAD). Agora você pode deixar o polígono Poured ou Unpoured. Até ai tudo bem, é útil em alguns casos.

O grande problema está sendo o seguinte. Eu quando monto um painel com várias placas, nas versões anteriores (até a 14.2) eu simplesmente copiava toda a placa e colava em um novo arquivo (paste special > Duplicate designator) e tudo dava certo. Apesar de eu perder as informações dos nets (que não me interessavam neste caso) todos os poligonos eram copiados exatamente como na placa orginal. Bastava então colar a quantidade de placas necessárias e montar o painel.

Agora infelizmente o Altium ao colar ele configura o poligono automaticamente para Unpoured e ai pronto, fica tudo zuado uma vez que você não poderá perder as informações dos NETs, caso contrário não conseguire refazer os poligonos. Fora que agora vc tem um problemão uma vez que neste novo arquivo você não tem as regras configuradas e o risco de algum problema entre as placas.

Alguem sabe me dizer como faço para o Altium agir como na versão anterior? Ou seja, sempre trazendo os poligonos da forma como estão na placa original?

Se eu não achar uma solução, terei que ter 2 versões do Altium, ou simplesmente voltar para versão anterior... é a velha história de que nem toda atualização facilita o trabalho...

Obrigado a todos.
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Re: Altium Designer 14.3

Mensagempor xultz » 30 Jun 2014 11:01

Eu ainda trabalho com o Altium 10, porém eu faço painéis de forma diferente, verifica se o Altium 14 tem esta opção.
Quando eu termino a placa, eu crio um novo arquivo de PCB, e clico em Place -> Embeded Board Array/Panelize, seleciono o arquivo da placa que fiz, e vou colocando quantas eu quero na ordem que quero, e não dá zica.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor rocknroll » 30 Jun 2014 11:19

Xultz,

No 14 tem a opção de penalize, porém gosto de montar meus painéis na unha rs

Mas é uma opção com certeza.

Valeu cara!
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor rocknroll » 30 Jun 2014 13:26

Acabei optando por fazer o penalize. Essa placa em questão não demandava um painel mais bem trabalhado.

De qualquer forma preciso encontrar uma forma de evitar este problema. Gostei muito desta nova versão do Altium 14.3, pois parece até que fizeram sob demanda para algumas das minhas criticas... rs

Pontos que gostei:

- Mudança na forma de editar um poligono. Agora é possível simplesmente clicar nas bordas e fazer a edição que quiser sem precisar ir na opção de editar Vertices. Outro ponto é o snap que facilita muito criar angulas de 45 ou 90 graus.

- Novo painel para edição de clearence. Várias vezes precisei criar 3 ou mais regras de clearance para poder ter mais controle no layout. Agora com este novo painel muitas das regras já estão ali na mão, basta colocar o valor desejado.

- Rotação de componente em Polar Grid - Essa sem dúvidas foi uma mão na roda para mim.

- Atualização para IPC-7351B na criação de footprint por wizard

- Finalmente uma melhora significativa na ferramenta de Teardrop

- Melhora da edição de trilhas no layout.

Há muito tempo não via atualização realmente úteis no Altium.

Abraço
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )