por Fandango » 06 Dez 2008 11:07
Olha, eu entendo que deve existir um ponto de equilíbrio entre o "controle exercido " e os "resultados esperados". Na minha opinião, deve sempre prevalecer o bom senso.
A "plataforma" Mentor amarra muito e meio que "escraviza" o processo. Com o perdão dos exageros, de um lado exige controle excessivo do engenheiro projetista (através da criação de regras, restrições e coisa e tal) e do outro reduz o papel do layoutista a mero operador de PC, engessando a criatividade e os "insights" de layoutistas experientes.
Creio que cada um tem a sua própria metodologia de projeto, e o Mentor te obriga a utilizar uma metodologia que meia dúzia de engenheiros adotou como sendo o "estado da arte".
Como engenheiro, não me sinto à vontade em utilizar o Mentor, não só pela interface gráfica primária, se não ridícula, mas principalmente pela nada prática operabilidade. Você perde muito tempo pressionando N teclas, acessando N menus e selecionando N regras (que aliás devem ser criadas previamente - só aí é uma semana de trabalho) para fazer coisas simples como colocar um componente no esquemático.
Ao meu ver, em se tratando de aplicações profissionais, o mais simples e prático é o P-CAD. O Altium Designer, que tráz o Protel, é tecnicamente superior (inclusive te permite realizar algumas análises), mas lamentavelmente não é tão prático quanto o P-CAD. Contudo, depois de se habituar, se torna uma ferramenta poderosa e indispensável.
Ambos apresentam instalação simples e preços competitivos. Já o Mentor... Fora isso, parece que criaram todo um mistério em cima do Mentor (algo sagrado, divino, sei lá) e você encontra pouca ou quase nenhuma informação prática por aí. Já do P-CAD e do Protel, a Internet está lotada de material, e o acesso ao suporte técnico é bem tranquilo também.
... e assim falou Zaratustra !