Mentor Graphics ( o que é isso ? )

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor Nitron » 21 Mai 2008 23:40

Olá pessoal,

Na PUC Minas existe um laboratório de eletrônica de potência com o Mentor Graphics instalado numa estação Unix. Como já foi dito acima, a interface gráfica não é muito amigável, mas o mesmo possui uma infinidade de recursos. Para quem geralmente está acostumado com softwares como MultSIM e Protel, usar o Mentor pode ser uma experiência complicada devido às suas particularidades.

Abraços,

Wesley
Nitron
Bit
 
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Mar 2007 02:41

Mensagempor Fandango » 05 Dez 2008 14:55

Em 2006 fiz um curso dessa bagaça e, sinceramente foi perda de tempo. Fico com o P-CAD, com o Protel e com o PADs de antigamente.
A interface gráfica dos antigos PC-XT (com monitor de fósforo verde) não é muito diferente. Fora isso, não acho nada prático, é tudo muito restrito, cheio de regras (colocam isso como ponto forte porque alegam que o software tem que ser "a prova de layoutistas" - o obeso idiota que deu o curso falava isso... aliás, o cara mal sabia interpretar as 4 apostilas do benedito e se achava o Rei da Cocada Preta).
Só pra te dar uma idéia, a instalação no servidor foi um parto. Nem o cara que vendeu (por mais de 50mil pilas americanas) sabia fazer. Acabou rodando stand-alone mesmo (hehehe... ridículo para um software desse preço).
O suporte era uma m****... por telefone custava mais caro que o software e por e-mail demorava 2 dias para a resposta.
Sinceramente, com 50mil dólares compro muitos Altium na CAD-Service e ainda sobra uma grana preta para fazer zilhões de protótipos.
Tá, tudo bem, tem recursos foderosos, tipo análise de integridade de sinais e coisa e tal, mas em contra-partida, se esquecer de fazer um "back-annotation" tá roubado.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte
 
Mensagens: 187
Registrado em: 11 Jun 2007 22:13
Localização: SC - Brasil

Mensagempor andre_luis » 05 Dez 2008 20:58

Fandango

Legal voce ter "ressussitado" esse tópico com essas informações, que são muito relevantes. Afinal de contas, o suporte técnico deve ser considerado também na compra de um produto, e para algo dessa complexidade, realmente é inadmissível isso que voce relatou.

Então, o que entendi, é que esse programa não é para o dia-a-dia, mas para projetos de larga escala, onde não se pode dar ao luxo de errar o alvo, correto ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor Fandango » 06 Dez 2008 11:07

Olha, eu entendo que deve existir um ponto de equilíbrio entre o "controle exercido " e os "resultados esperados". Na minha opinião, deve sempre prevalecer o bom senso.
A "plataforma" Mentor amarra muito e meio que "escraviza" o processo. Com o perdão dos exageros, de um lado exige controle excessivo do engenheiro projetista (através da criação de regras, restrições e coisa e tal) e do outro reduz o papel do layoutista a mero operador de PC, engessando a criatividade e os "insights" de layoutistas experientes.
Creio que cada um tem a sua própria metodologia de projeto, e o Mentor te obriga a utilizar uma metodologia que meia dúzia de engenheiros adotou como sendo o "estado da arte".
Como engenheiro, não me sinto à vontade em utilizar o Mentor, não só pela interface gráfica primária, se não ridícula, mas principalmente pela nada prática operabilidade. Você perde muito tempo pressionando N teclas, acessando N menus e selecionando N regras (que aliás devem ser criadas previamente - só aí é uma semana de trabalho) para fazer coisas simples como colocar um componente no esquemático.
Ao meu ver, em se tratando de aplicações profissionais, o mais simples e prático é o P-CAD. O Altium Designer, que tráz o Protel, é tecnicamente superior (inclusive te permite realizar algumas análises), mas lamentavelmente não é tão prático quanto o P-CAD. Contudo, depois de se habituar, se torna uma ferramenta poderosa e indispensável.
Ambos apresentam instalação simples e preços competitivos. Já o Mentor... Fora isso, parece que criaram todo um mistério em cima do Mentor (algo sagrado, divino, sei lá) e você encontra pouca ou quase nenhuma informação prática por aí. Já do P-CAD e do Protel, a Internet está lotada de material, e o acesso ao suporte técnico é bem tranquilo também.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte
 
Mensagens: 187
Registrado em: 11 Jun 2007 22:13
Localização: SC - Brasil

Mensagempor andre_luis » 28 Out 2009 20:49

pessoALL,

Alguem sabe como definir no PCB, o DRC online ?
Estou incomodado com o fato de ainda não ter encontrado essa funcionalidade na ferramenta. ( Ela não me impede de traçar uma trilha em cima de um componente que não pertence àquela conexão ).

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor B-EAGLE » 29 Out 2009 08:35

eita.... coveiro hein andré!

hehehehehe

fiz um teste com um inversor 7404 besta uma vez no pads2k5... achei legal e não taaao complicado...
eu uso atualmente o Kicad, que alé de código-aberto, atende e muito bem todas as necessidades....
B-EAGLE
Word
 
Mensagens: 847
Registrado em: 19 Out 2006 14:12
Localização: Campo Grande - MS

Mensagempor andre_luis » 30 Out 2009 03:45

Poisé....

O problema é que me passaram uma alteração num projeto que já está pronto. Não tenho o grau de liberdade para escolher o CAD.

Aproveitando a oportundade, também não estou conseguindo localizar a funcionalidade DRC online, que no Protel99 me impedia de routear componentes não conectados.

Voce saberia de mais essa funcionalidade no PCB do Mentor Graphics ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Anterior

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron

x