Um computador com 89S52 - Agora com saida de video.

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

To olhando

Mensagempor sisae » 20 Fev 2010 14:04

Marcelo Samsoniuk escreveu:tem uns componentes antigos que sao bem simples de interfacear e geram video em modo texto e grafico para tv. dah uma olhada nessa pequena thread de 350 posts, que aqui tem umas dicas:

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=87

Agradeco, vou dar uma olhada agora.
sisae
Nibble

Atualizacao 20/05/2010

Mensagempor sisae » 22 Mai 2010 06:48

Tem mais fotos no site, agora com saida de video composto.
Implementei o Tiny Basic 51, ficou muito legal, adicionei o comando CLS que nao existia, e quero colocar SAVE/LOAD Tambem.
Pena que meu tempo é pouco. Mas to aprendendo muita coisa nova, e na prática, sobre arquitetura.
Se alguem quiser se aventurar, tenho placas novinhas, posso vende-las montadas ou nao.

http://www.enog.com.br/sisae
sisae
Nibble

Mensagempor Iran » 22 Mai 2010 07:56

Quanto custa montada ?
Iran
Word

Sobre o SI51 e custos

Mensagempor sisae » 22 Mai 2010 11:52

Bom,
Sao tres placas que compoe o sistema, mas duas sao fundamentais.
no site tem a foto do conjunto, nestes dias vou remodela-lo (site) para colocar ja as funcoes, documentacao, codigos, exemplos, o Tiny Basic e muito mais para disposicao de todos.
Minha ideia é de que outras pessoas aprendam, manipulem os codigos para cada vez mais melhorarmos o sistema.
Ja fiz alguns programinhas em assembler, em C, que compilados e copiados no formato BIN para o SD Card, eles executam direto no SI51.
Tem alarme, contador (com os display 7 segmentos), o Tiny Basic que modifiquei para que funcionasse no SI51, usando o video e o teclado em vez de precisar de um terminal no PC, agora vou montar um Monitor Debugador para poder verificar os dados na memoria e modifica-los.
E gostaria muito de que mais pessoas me ajudassem. Isso é tanto pelo prazer de construir um computador, como tambem aprender bem sua estrutura e tenho certeza que outras pessoas vao achar muitas coisas interessantes de se fazer com ele.

Quanto ao Preço das peças:

cada placa limpa sai por R$45,00
(todas metalizadas, dupla face, em fibra e mascara verde)

Montadas:
Main Board: R$120,00 (Com SD Card de 1Gb)
Video/Teclado/Audio: R$80,00
Expansao/Display duplo: R$80,00

Meu principal interesse é criar grupo de estudo e implementacao em arquitetura para o SI51.
sisae
Nibble

Mensagempor Iran » 22 Mai 2010 17:09

Te enviei messagem privada.
Iran
Word

Mensagempor enigmabox » 23 Mai 2010 11:46

sisae,

Ficou bonita as placas, com este sistema de flat-cable, fica bem expansivel o sistema. É a mesma ideia que uso com minhas placas.
Conseguiu fazer algo com o MC6845?
enigmabox

Mensagempor sisae » 24 Mai 2010 07:17

enigmabox escreveu:sisae,

Ficou bonita as placas, com este sistema de flat-cable, fica bem expansivel o sistema. É a mesma ideia que uso com minhas placas.
Conseguiu fazer algo com o MC6845?

Nao tive tempo para testar, ate o chip consegui. mas depois vou aprimorar e vou partir por ele tambem.
ficou bem expansivel mesmo, tudo pode ser mapeado, os registros da BIOS ficam em um espaço reservado para o sistema na RAM. Estou organizando ao maximo a estrutura.
Vlw
sisae
Nibble

Mensagempor enigmabox » 24 Mai 2010 07:22

sisae,

Mantenha um padrao basico de hardware, assim fica possivel, varias pessoas colaborarem com o software do seu projeto.
enigmabox

Mensagempor sisae » 24 Mai 2010 07:35

enigmabox escreveu:sisae,

Mantenha um padrao basico de hardware, assim fica possivel, varias pessoas colaborarem com o software do seu projeto.

Extamente, to fazendo o maximo para isto, com um padrao, todos vao poder aprender e mudar o sistema,
ate a RAM esta organizada para isto, com espaco reservado para o sitema, o novo salto das interrupcoes, afff, o trem é bem cheio de detalhes, quando é a gente que cria, ai se ve como tem.
agora eu até perdou o Bill Gates por ter erros nos Seus SOs. ehehehe.
detalhe demais.
sisae
Nibble

Mensagempor enigmabox » 24 Mai 2010 18:59

O SO não era dele não, no inicio comprou e remendou pra vender pra IBM....Por isso que trava! :shock:
enigmabox

Mensagempor sisae » 24 Mai 2010 19:35

enigmabox escreveu:

O SO não era dele não, no inicio comprou e remendou pra vender pra IBM....Por isso que trava! :shock:

Sim, eu sei, mas ja viu quantas sub versoes so o 4.x e o 6.x ja teve, e o Windows.
Na verdade, qualquer sistema operacional nao escapa de Bugs.
sisae
Nibble

Nova foto com as duas placas

Mensagempor sisae » 10 Jun 2010 16:17

Aqui esta as duas placas, CPU e Perifericos juntas, achei uma caixa da Patola que encaixou como luva vai ficar do tamanho de um ADSL D-link, bem pequeno.
Ja estou implementado o comando Timer (com RTC). que por sinal podemos aproveitar os 200 bytes de RAM do RTC para configuracoes. Ja que vai permanecer com bateria.

Imagem
sisae
Nibble

Mensagempor brasilma » 10 Jun 2010 18:14

Muito bom mesmo SISAE, Parabéns!!!

Pela qualidade das PCIs vc não está levando esse assunto como hobby, né?
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

More or Less

Mensagempor sisae » 10 Jun 2010 18:23

brasilma escreveu:Muito bom mesmo SISAE, Parabéns!!!

Pela qualidade das PCIs vc não está levando esse assunto como hobby, né?

Na verdade tambem é um hobby, mas claro, to aprendendo muito com sistemas FAT e Chamadas de BIOS, e, um computador.

A placa CPU eu ja tinha feito ela ja uns anos atras, esta dos perifiericos (de baixo) fiz agora, ta um trem que não tenho dó é de gastar com hobby e na profissão.

e na gelada (eheh).
sisae
Nibble

Ja pode usar o SDCC ou outro compilador

Mensagempor sisae » 11 Jun 2010 16:37

Agora, testei programas que foram compilados no SDCC, usando serviços da BIOS do SI51, ficou perfeito, basta saber onde ficas os registros dos eventos, como onde armazena o setor lido ou escrito, numero do serviço.
o usuario tem 30Kb para desenvolver seu programa, eu por exemplo, vou criar um compilador assembler que o usuario executa ele (transferindo do SD para a RAM), como um computador qualquer, ai ja pode-se desenvolver no proprio SI51.
sisae
Nibble

AnteriorPróximo

Voltar para 8051