Fonte simétrica 35v/6A

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Fonte simétrica 35v/6A

Mensagempor B-EAGLE » 13 Jan 2010 09:45

Vou montar um sistema de som pra mim usando integrados, classe AB, vou ligar ele somente na rede de 127v/220v.

O detalhe está sendo a fonte, compensa mais pegar um trafo parrudo e fazer uma fonte linear ou fazer uma fonte chaveada? Será que a chaveada vai gerar muito ruído? qual gasta mais $?

Alguém conhece fornecedor desses trafos grandes?

Obrigado!
B-EAGLE
Word

Mensagempor MOR_AL » 13 Jan 2010 14:32

Olá B-EAGLE.

Antigamente eu era um audiófilo. Inclusive estudava os diagramas esquemáticos dos aparelhos existentes.
Bom. O que eu quero lhe dizer é que, até aquela época, vi apenas UM amplificador de áudio com fonte regulada e estabilizada. Era o fabricante NACIONAL do amplificador "Spectro". Até os fabricantes estrangeiros Kenwood, etc possuiam apenas fonte retificada e filtrada.
Não sei como é hoje, mas sei que a influência do ripple da fonte de alimentação na distorção é mínima.
Sei também que um sistema de áudio em HI-FI é análogo a uma corrente retezada. O elo mais fraco é o que rebenta. De nada adianta você ter um amplificador de áudio com 0,1% de distorção harmônica (com carga resistiva e à potência nominal), se uma excelente caixa acústica tem uma distorção por volta de 2%. Pior ainda é ter que ouvir algumas músicas com qualidade duvidosa.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

ripple

Mensagempor menegola » 14 Jan 2010 06:37

MOR-AL

O que signifca ripple na fonte?
menegola
Word

Mensagempor MOR_AL » 14 Jan 2010 08:14

Ripple é o valor da tensão CA (principalmente 120Hz), presente na tensão retificada e filtrada (diodos e eletrolítico).
Normalmente se projeta o capacitor eletrolítico da fonte, para uma componene AC (retificação completa), com 15% da tensão CC.
Menor valor de capacitor produz ripple excessivo. Menor ripple, necessita de capacitor com valor muito grande.
Existe uma fórmula para se calcular o valor do capacitor de uma fonte com retificação de onda completa:
C(uF) = 52 * I(mA) / Vcc
Para uma fonte com 12V e 1A, tem-se:
C = 52 * 1000 / 12 = 4333 --> 4700uF

Certa ocasião deduzi esta expressão. Se não me engano a expressão é essa mesmo.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor renatokodaira » 14 Jan 2010 13:13

Complementando o que o amigo Moral explicou, esse ripple (ondulaçao) existe porque o capacitor de filtragem/armazenamento se carrega (quando há o ciclo de subida da senoide retificada) e se descarrega (nos "vales" da senoide retificada) quando submetido a uma carga. Essa ondulaçao é suprimida quando colocamos um circuito de regulaçao de tensao (desde que abaixo da tensao de pico).

Em amplificadores de audio, nao existe muito a preocupaçao em se fornecer uma alimentaçao regulada ou regulada por chaveamento porque os amplificadores (principalmente os integrados) sao projetados para terem uma rejeiçao de ripple bem alta, de forma que uma fonte linear bem filtrada e com capacitores suficientemente dimensionados para fornecer as correntes em momentos de pico, podem dar conta do recado.

Verifique na datasheet do seu amplificador integrado qual a razao de rejeiçao de ripple da fonte, deve ser um valor bem alto.

Por exemplo o TDA1515 que é um amp de 2x12W tem rejeiçao tipica de 50dB, ou seja vai reduzir o ripple em 10^(50/20) = 316 vezes

Já o TDA7294 que é um amp de 100W tem rejeiçao de ripple da fonte tipico de 75dB (100Hz) o que daria uma redução de 5623 vezes.

Isso se explica porque o 1515 é um amp para som automotivo (alimentado por baterias) enquanto que o 7294 é para fonte com ripple, portanto sujeito a maior ondulaçao na alimentaçao).
renatokodaira
Byte

Mensagempor B-EAGLE » 15 Jan 2010 10:11

Obrigado pelas respostas pessoal!

Vou utilizar justamente o TDA7293 ou o 94 mesmo! estou com umas caixas da Logitech MUITO boas.... só o sub que vou ter que montar caixa e tudo mais, vou me aventurar nisso pq nunca mechi! hehehehe

abraço!!
B-EAGLE
Word

Mensagempor renatokodaira » 19 Jan 2010 19:55

renatokodaira
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos