fabim escreveu:hehe, poizé andremo. nunquinha mesmo...
por dois simples motivos.
1° não uso auto router."esse é o mais importante de todos"
2° trabalho com estudos de EMI/RFI, então experiencia em PCI.
3° não fui direto para uC, sendo assim conheço muito bem. analogicos, fontes, reguladores, cuidados, táticas, macetes.
4° como conheço pic a anos, sei o que ele gosta e não gosta, aí meo amigo junta com o que tem ai encima.. Ja era..
ops, eram 2.. na verdade são 4..
Á intão. O renesas é imune a emi/rfi ? isso não ecsiste isto é fanactismo de personas desacreditadas...
Pega um power-pc fudidão, de centenas de dolares. Faz um layout de qualquer geito "pela falta de experiencia e conhecimento para fazer o mesmo". O bixim vai dar pau kinem doido.....
Em 2001 fiz um projeto usando um uC da holtek de 1K e 64 bytes de ram. ele era alimentado por uma fontezinha bulk de 12 a 48vdc..
eu fiz a parte de controlador, e interfaces, e o paulo fez o bulk e eu só passei a bola dos tipos de capacitores, trilhas, formatos, por onde passarem etc. ele fez 15 placas destas dedicadas ao cliente dele. Nunca nenhuma deu disparo em falço ou qualquer outra coisa por ruido ou campo magnetico induzido.
Quer ver outro FDP bom bagarai, pra fazer layout que é macaco velho bagarai porque veio da uXip ? o Junior "Putex".
não sei se ja viram algum layout que ele projetou ? mesmo aqueles com centenas de pads.. Pergunta pra ele se ja teve problema com ruido em PIC, pergunta pra ele se ele pelo menos em sonho pensa em usar o alto router do altium..? Nem em sonho.... fica 1 semana desenhando, mudando tirando, mais faz trilha a trilha com todos os cuidados possiveis, de separação de sinal e source, evitando paralelismo, de malha de terra, de equipotencialização de componentes de corrente de alimentação, etc etc..
é exatamente isso que eu faço,,, tudo na unha.. Por isso nunca tive problemas..
Abraços..
OBS: 68K-powerpc-blackfin é tudo porcaria que não presta pra nada..
Certo, layout realmente é mandatório não importa a MCU usada no projeto, quanto mais cuidado, menos problema! Auto router realmente é coisa do capeta! Eu também não uso.
Mas mesmo assim, PIC é complicado, entra ruído por tudo que é canto, e, é claro que dá para proteger, mas e o custo disso? Um capacitor a mais, um indutor na linha de alimentação, mais não sei o que lá, multiplica isso por 100k peças, já ficou caro demais!
Agora, realmente, nenhum micro é imune a EMI, mas alguns aguentam menos desaforos que os outros! E tem também o caso da emissão, que nos micros da Renesas também é muito baixa.
Mas me diz uma coisa, por que tanto ódio com o Blackfin? Também já teve problema com entrada de ruído pelo AD que trava até o watchdog?