por phophollety » 01 Set 2008 21:50
Qual a taxa de compressão dele (eu chuto que deve ser algo perto dos 9 : 1)
Óia, uma vez eu experimentei colocar um pouco mais de álcool para ver como ia ficar ( na injeção original e com carro original ) a minha carroça é um 306, 1.8, 16V, 112cv taxa de 10,4 : 1, nossa gasolina tem 25 % de álcool, antes de entrar no posto eu fiz umas regrinhas de três e coloquei um pouco de alcool para ficar 30% alcool e 70% gasolina (só 5% a mais), não senti muito a dirença, nem no bolso nem no consumo e nem na performance...
Rodei um pouco, coloquei 40% de alcool, comecei a sentir o carro perder torque em baixa (ainda mais carro 16V que tem pouco torque em baixa e o 306 até os 2800 rpm é comportado (depois também hehe, o papo muda sobe rapidinho até cortar depois, nos 6300rpm ), quando eu coloquei 50% ficou uma @#$%^, andei uns 2Km e guardei o carro, no dia seguinte estava meio frio, não pegou na primeira, parei para colocar mais gasolina, até chegar nuns 35% por ai, voltou a ficar normal...
Quando eu testei denovo na semana mais quente, o carro também perdeu torque, insisti e apesar das médias meio mal calculadas (é complicado calcular média com esse trânsito de SP ) eu achei que o carro gastou mais..
É complicado dizer o quanto pq eu sei que meu carro precisa de uma limpeza de bicos, troca de velas e filtro de combustível (ele tá fazendo 9 quando era para fazer 11 na cidade), assim que eu fizer, vou testar denovo com mais álcool...
Eu fiz uns testes no clio da minha mãe (1.0 8V) quando coloquei mais que 40% alcool ficou uma $%^&*, mas muito muito $%^&*( desisti )
Motor original menor que 10:1 e menor que 1.3 ( essas referências eu tiro do 206 1.4 flex 8v 11:1 que tem 82 cv e um ótimo torque em baixa ) não presta fazer isso, foi o que eu conclui...
Agora quero fazer uns testes com o meu motor, mesmo tento taxa menor que 11 (10,4 já é alguma coisa) e eu acho que com o aumento da mistura e correção por lambda e temperatura vai melhorar um pouco mas, ainda vai ficar uma $%^*( e eu vou ter que instalar partida a frio...
Vou pensar bem antes de adotar a idéia...
No carro da minha mãe eu não faria o teste..
A caca de quem rebaixa o cabeçote é depois ter que tomar muito cuidado na hora de por gasolina, se colocar gasolina vagabunda, vai dar pré detonação (e como os carros não flex geralmente não tem o sensor de detonação, pode detonar o seu comando de válvulas, na pior das hipóteses (mas, se você colocar uma gasolina de 1a, vai andar pra caramba... )
Diria que se o seu Gol fosse 1.6 para tentar fazer o teste, já 1.0 com taxa original eu acho que não vai valer a pena.
Mas faça assim, coloque um pouco de álcool no seu carro (uns 40%, uma vezsinha não estraga nada) e diga o que acha do teste...
Abraço!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.