fonte para experimentos

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

fonte para experimentos

Mensagempor mugangalinux » 20 Jul 2010 09:14

pessoal...acabei de adquirir alguns itens como pic, motor assincronos, modulos RF, leds e gostaria de saber qual a melhor fonte de energia a utilizar para os experimentos? Fonte para celular? fonte para computadores?

Muito obrigado

Muganga
mugangalinux
Nibble

Mensagempor xultz » 20 Jul 2010 09:39

Se você quer ter uma bancada para experimentos de eletrônica, se não comprar uma fonte de bancada, como essas da Icel ou Minipa pelo menos, e tentar usar fontes adaptadas (como de computador ou celular) só vai passar raiva. Tira o escorpião do bolso e compra uma fonte melhorzinha, vai.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor renatokodaira » 20 Jul 2010 09:56

Ou monta uma fonte. Na revista Elektor desse mes, tem um projeto de fonte de 0-30V @3A com componentes faceis de se achar (o principal eh o LM2576T-ADJ).
renatokodaira
Byte

fonte

Mensagempor mugangalinux » 20 Jul 2010 15:49

ate quantos amperes?

obrigado
mugangalinux
Nibble

Mensagempor jorgeluiz » 21 Jul 2010 01:28

uma fonte de 3 A pra grande marioria de projetos ja' serve. De preferencia variavel. Faz uma saida fixas de 5 V pro micro, e uma variavel, com um Lm317 que e' faciel de achar. Tem muitos projetos na net.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 21 Jul 2010 11:44

tem essa ... controle de tensão e de corrente.

http://www.electronics-lab.com/projects ... index.html

dá uma boa lida pois me parece que possuem modificações, melhorias sobre alguns problemas.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor cristian » 01 Ago 2010 23:14

pq fonte de pc nao serve para bancada???

penso assim : uma placa mae exige muito de um boa fonte , entao pq num pic seria problema??

me explica pois estou usando uma fonte de pc na bancada e estou neste momento modificando a bancada , se tiver q mexer a hora é agora
cristian
Word

Mensagempor chipselect » 02 Ago 2010 09:28

sei lá, já usei fonte de pc pra testes, mas não acho legal não.

a proteção contra "curtos acidentais" é baixa, tipo quase nula, não tem limitador de corrente e um modo de variar a tensão, só se você fizer um nela, não é uma fonte de baixo ruído, a tensão não é tão estável assim, não vai servir para testar projetos onde o requisito sobre a fonte é muito exigente... só é barata, mas feia que dói.

Eu tenho uma fontezinha véia de bancada, varia de 3 a 15V com 30A de capacidade de corrente e não é tão feia quanto a fonte de pc... até combina com meu scopezinho bixado

Um colega meu carrega bateria direto nela, já fecharam curto na saída dela diversas vezes e ainda tá lá, firme e forte, só fica piscando uns avisos quando vc faz merd* na saída.
chipselect
Word

Mensagempor xultz » 02 Ago 2010 18:06

Uma prática muito saudável, ao ligar um protótipo pela primeira vez, é setar a fonte (desconectada do circuito) para a tensão desejada (como por exemplo 5V), e colocar o knob da corrente no mínimo (a tensão da fonte tende a zero). Daí conecta no circuito e aumenta a corrente beeeeem devagar, até atingir os 5V, sempre observando a corrente, verificando se ela não sobe a valores muito acima do esperado.
Isso pode salvar placas com erros, algum componente em curto, etc. Se tacar uma fonte com alta potência de saída (como de PC), e tiver um erro, pode ter uma sequência de queimas, e preju pode ser grande.
Por esse motivo, uma fonte de bancada, mesmo essas da Icel ou Minipa, são ideais porque têm este tipo de controle e display que mostram a tensão e corrente que estão sendo fornecidas.
Eu considero uma fonte destas um investimento muito bom.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 03 Ago 2010 01:51

Eu considero uma fonte destas um investimento muito bom

está aí a palavra chave, ou certa ... investimento ... as vezes é preciso mudar os conceitos.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor cristian » 03 Ago 2010 09:04

Investimento realmente é a palavra chave , mas para hobby isso é complicado , eu tento utilizar tudo ao meu alcance para montar minha bancada , moro no interior e aqui nem pic se acha nem protoboard , ate multimetro so aqueles do paraguai , tudo vem de fora e entra frete ...é dificil
cristian
Word

Mensagempor msamsoniuk » 03 Ago 2010 11:27

cristian escreveu:Investimento realmente é a palavra chave , mas para hobby isso é complicado , eu tento utilizar tudo ao meu alcance para montar minha bancada , moro no interior e aqui nem pic se acha nem protoboard , ate multimetro so aqueles do paraguai , tudo vem de fora e entra frete ...é dificil

um hobby interessante seria fazer uma fonte de bancada! :D hehehe
msamsoniuk
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 03 Ago 2010 11:54

cristian

Investimento realmente é a palavra chave , mas para hobby isso é complicado , eu tento utilizar tudo ao meu alcance para montar minha bancada , moro no interior e aqui nem pic se acha nem protoboard , ate multimetro so aqueles do paraguai , tudo vem de fora e entra frete ...é dificil

apoio o que o Marcelo Samsoniuk disse,
Código: Selecionar todos
um hobby interessante seria fazer uma fonte de bancada!
... tente aproveitar suas necessidades de equipamento para implementar em sua bancada sistemas de baixo custo, na internet existe esquemas para montagens caseiras de scope, frequencímetro, gerador de sinais, fontes ... não vejo tanta complicação assim...frete? pq é difícil? isso é uma facilidade!! a alguns anos isso nem existia!! então nem a opção de escolher onde comprar vc tinha ... ou compra na lojinha do zé da esquina (qdo tem) e paga caro, ou vai para a cidade vizinha (e paga caro e ainda tem despesa de traslado) ... ou fica sem ... daí é bom... não gasta nada, não perde tempo, não se aborrece, o circuito não funciona, e vc não aprende bosta nenhuma...
Vc mora no interior e diz que não tem nada aí ... vc pensa que morar na em grandes centros é tão melhor? tudo tem um preço!!! apesar de a cidade onde resido ser muito grande, os preços aqui praticados são muito maiores do que algumas lojas careiras da Sta. Efigênia ... as vezes mais do que o dobro do preço, então também garimpo na internet ... um exemplo .. um GLCD q comprei .. pague cerca de 60 reais ... aqui na minha cidade ... só por encomenda ... 2 dias para chegar, 180 reais !!!!!
Multímetros ... sem opção .. ou vc comprar aquele porquera de déréáu que veio da chinabosta... ou fica sem ... pq um multímetro melhorzinho mesmo da china ... não tem ... só por encomenda e demora 2 a 3 dias ...
Não sei ... mas pensar que tudo é difícil termina tudo impossível mesmo.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor cristian » 12 Ago 2010 09:08

bom vcs me convenseram a fazer minha fonte

mandei fazer um transformador de 15+15 6A nele vou colocar uma ponte ret com 2x4700uf ela vai ser simetrica

dai vai sair as seguintes tensoes

+3,3
+5v
+12v

-5v
-12v

e 2 fontes regulaveis de 0-40v do link acima

pergunto como tirar estas tensoes ? com LM317 ? ou diodo zener?
vou colocar um transistor para suportar as correntes

tb quero colocar um display para medir a corrente e a tensao q esta consumindo ...
cristian
Word

Mensagempor _blackmore_ » 15 Ago 2010 13:14

vc pode tirar as tensões com o LM317 sim, mas também pode utilizar os 78XX e 79XX para os 12 e 5 volts ... já para os 3,3volts ... tem um LM1117 se não me engano ... a internet aqui está lenta .. nao consegui ver um datasheet ...
use bons dissipadores de calor, e se possível use ainda um cooler para melhorar a dissipação do calor.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para Circuitos Diversos