Cortex M4 sem FPU !!!

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Cortex M4 sem FPU !!!

Mensagempor msamsoniuk » 13 Out 2013 13:48

RobL escreveu:Então:
O que o Marcelo quis dizer, com toda sua boa preleção, com 32 bits, para operações eventuais com ponto flutuante, faz-se uma FPU por software, com bom desempenho.
Não sejam induzidos a pensar que modernas FPUs operem com os pilares básicos apresentados que por outro lado enriqueceu o post e foi de bom proveito para muitos.
Se você precisar seguir um evento ou fenômeno cinemático, com previsão probabilística de trajetória em várias ciências, como das partículas, astronomia , radares militares ou até mesmo em certos games e fosse necessário pensar no consumo de energia, como no caso de aplicação em satélites ou em bases (locais) sem energia de concessionária, uma FPU pode tornar viável a aplicação, especialmente se necessitar de custo, da ordem de um Kinetis, usando um simples mortal como um Cortex M4 com FPU. Lembramos que nestas aplicações, com FPU, o núcleo fica liberado para outras tarefas.
Portanto, não perca seu emprego ou oportunidade :- Nunca diga ao seu chefe que FPU é coisa de veio.

ah sim, vou chegar amanha para meu chefe e falar que podemos substituir a nossa FPGA low-cost que faz 12GMAC/s por um cortex M4 com FPU! mas jah vendo que ele vai me olhar torto, preciso de algumas informacoes extras... primeira coisa, quanto custa esse cortex M4 com FPU e quantos GMAC/s ele consegue fazer? segunda coisa, o que eu faco com todo o IO de telecom que esta dentro da FPGA? eu tenho coisa que powerpc com quickengine da freescale malemal consegue bater e na vida nao vi processador ateh hoje com um IO que minimamente chegava aos pes de um quickengine em termos de flexibilidade. esse tal cortex M4 com FPU ae tem q ser algo realmente muito incrivel e revolucionario! bom, me ajude a consertar meu emprego! :D

mas sei lah, eu pensei agora tb, pq eu vou querer uma FPU que trabalha com ponto flutuante se todos os algoritmos de processamento de sinal sao baseados em operacao MAC de 16x16 bits? volto a afirmar: FPU eh coisa de velho babao que na decada de 80 que instalava o 8087 no PCXT para poder usar o autocad! estamos no seculo XXI e tem FPGAs capazes de atingir 500GMAC/s, entao pq eu vou perder tempo com ponto flutuante? :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor RobL » 13 Out 2013 14:52

Coisa de velho babão é o cara que insiste em confundir e desviar o foco. O contexto está limitado a possibilidade do uso de um simples Cortex M4 com FPU e o custo irrisório deste chip hoje em relação ao seu poder de processamento (US$1.50 por 10K). Pode até tornar viável e compensador (talvez, a pesquisar) um super sistema com dezenas ou até uma centena desses chips. Ainda pode ficar com baixo custo e baixo consumo de energia. Não faz sentido comparar, neste contexto, DSP ou FPGA com núcleos ARM, etc. Portanto, estamos falando de Hum dollar e meio e coisa bem menor para ROM.
Nota: Núcleo ARM é só para provocar.

Frase pro teu sono de hoje:
O M0+ vai te pegar e pela década !!!
RobL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Out 2013 16:31

RobL escreveu:Coisa de velho babão é o cara que insiste em confundir e desviar o foco. O contexto está limitado a possibilidade do uso de um simples Cortex M4 com FPU e o custo irrisório deste chip hoje em relação ao seu poder de processamento (US$1.50 por 10K). Pode até tornar viável e compensador (talvez, a pesquisar) um super sistema com dezenas ou até uma centena desses chips. Ainda pode ficar com baixo custo e baixo consumo de energia. Não faz sentido comparar, neste contexto, DSP ou FPGA com núcleos ARM, etc. Portanto, estamos falando de Hum dollar e meio e coisa bem menor para ROM.
Nota: Núcleo ARM é só para provocar.

Frase pro teu sono de hoje:
O M0+ vai te pegar e pela década !!!

ah sim, tou morrendo de medo do ARM... mas afinal, quantos MFLOPS, MIPS e MMAC/s o seu chip de 1.5USD faz? eu li que ele tem um **** "poder de processamento", mas nao vi numeros, bem pq o unico chip q eu encontrei no octopart por 1.5USD eh um ARM de 50MHz! daih por esse preco eu jah tenho uma FPGA que me fornece 1GMAC/s... ateh o ARM me pegar, acho que eu jah vou estar aposentado ou vou ter morrido de tanto rir dessa galera que acha que ARM eh bom! huahuahua :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 13 Out 2013 19:29

Arm é bão dimais !!! :D

.
proex
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Out 2013 20:10

Marcelo Samsoniuk escreveu:...podemos substituir a nossa FPGA low-cost que faz 12GMAC/s por um cortex M4 com FPU...

Marcelo,

Conforme citou o RobL, você está desviando o foco da atenção, que é o fato de uma determinada família de Cortex vir sem FPU.
Inclusive, quando começei a mexer com os Cortex, me chamou a atenção o M4 ter como diferencial para o M3 praticamente aoenas a ALU c/ FP.

É fato que com Lógica Programável podemos implementar circuitos com performance bem superior aos produtos de preteleira, como os M4.
Porém isso é alcançado á um custo proporcionalmente bem superior aos M4, que dos FPGA low cost que você informou.

Enfim, o preço da flexibilidade de poder ter um design exclusivo, é ter de pagar mais por cada microcélula no silício.
O mesmo circuito do seu chefe capaz de processar á 12GMAC/s, se fosse produzido na mesma escala que os M4, teria um custo bem menor.

Espero que agora fique claro para você que ninguém aqui está duvidando do poder de processamento e do que pode ser feito com um FPGA.
É como comparar um PIC(8bits) com um ARM(32bits), cada um foi concebido para um propósito diferente, embora em certos casos ambos atendam.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 13 Out 2013 22:08

..podemos substituir a nossa FPGA low-cost que faz 12GMAC/s por um cortex M4 com FPU..

Cuidadado que os Arduinos tão evoluindo!
Logo estará dizendo que não troca seus FPGArduinos por nada!
vtrx
Dword

Anterior

Voltar para ARM