RobL escreveu:Então:
O que o Marcelo quis dizer, com toda sua boa preleção, com 32 bits, para operações eventuais com ponto flutuante, faz-se uma FPU por software, com bom desempenho.
Não sejam induzidos a pensar que modernas FPUs operem com os pilares básicos apresentados que por outro lado enriqueceu o post e foi de bom proveito para muitos.
Se você precisar seguir um evento ou fenômeno cinemático, com previsão probabilística de trajetória em várias ciências, como das partículas, astronomia , radares militares ou até mesmo em certos games e fosse necessário pensar no consumo de energia, como no caso de aplicação em satélites ou em bases (locais) sem energia de concessionária, uma FPU pode tornar viável a aplicação, especialmente se necessitar de custo, da ordem de um Kinetis, usando um simples mortal como um Cortex M4 com FPU. Lembramos que nestas aplicações, com FPU, o núcleo fica liberado para outras tarefas.
Portanto, não perca seu emprego ou oportunidade :- Nunca diga ao seu chefe que FPU é coisa de veio.
ah sim, vou chegar amanha para meu chefe e falar que podemos substituir a nossa FPGA low-cost que faz 12GMAC/s por um cortex M4 com FPU! mas jah vendo que ele vai me olhar torto, preciso de algumas informacoes extras... primeira coisa, quanto custa esse cortex M4 com FPU e quantos GMAC/s ele consegue fazer? segunda coisa, o que eu faco com todo o IO de telecom que esta dentro da FPGA? eu tenho coisa que powerpc com quickengine da freescale malemal consegue bater e na vida nao vi processador ateh hoje com um IO que minimamente chegava aos pes de um quickengine em termos de flexibilidade. esse tal cortex M4 com FPU ae tem q ser algo realmente muito incrivel e revolucionario! bom, me ajude a consertar meu emprego!

mas sei lah, eu pensei agora tb, pq eu vou querer uma FPU que trabalha com ponto flutuante se todos os algoritmos de processamento de sinal sao baseados em operacao MAC de 16x16 bits? volto a afirmar: FPU eh coisa de velho babao que na decada de 80 que instalava o 8087 no PCXT para poder usar o autocad! estamos no seculo XXI e tem FPGAs capazes de atingir 500GMAC/s, entao pq eu vou perder tempo com ponto flutuante?