MPLAB X e Atmel

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

MPLAB X e Atmel

Mensagempor pamv » 21 Jun 2019 10:40

Fui atualizar o Mplab X e vi que agora ele suporta Atmel via o tool chain do ATMEL Studio.
Além disso parece que ele importa e converte sketches do Arduino para o formato do MPLAB X.
Só não instalei AVR porque estava com pressa mas tudo indica que a Microchip vai investir bastante na linha AVR e ARM da Atmel, a Sparkfun e a Adafruit tem lançado produtos com o SAMD51, só falta os chineses começarem a copiar e vender mais barato.
pamv
Word

Re: MPLAB X e Atmel

Mensagempor Red Neck Guy » 21 Jun 2019 14:47

Depois de muitos anos sem fazer nada com PIC precisei fazer código pra um PIC12F1840. Comecei a ler o datasheet e vi que os registradores ainda eram familiares mas mesmo assim precisaria de um tempo lendo o datasheet pra fazer o que eu precisava. Foi então nesta hora que pensei:"Pegarei um atalho", então eu utilizei o gerador de código para configurar uma interrupção do timer 1 a cada 1ms, configurei o PWM e o ADC.
Não é que tudo funcionou de cara? Pior, a estrutura de código é até bonita, colocando um ponteiro para a função que vai tratar cada IRQ.
Eu tinha aqui um PIC KIT3, resolvi tentar debugar com ele. Não é que deu até pra ver o valor das variaveis? Claro, não chega a ser o debug com JTAG ou BDM, (ou até aquele da ZILOG dos eZ8) mas pra resolver coisas simples é uma mão na roda.
Então tiro PIC da minha lista de coisas que odeio.
No lugar coloco pessoas que usam camisa com aquela hashtag lá.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor pamv » 22 Jun 2019 14:21

Instalei o ATMEL Studio e fiz uns testes com alguns programas do Arduino, ele importa e compila direitinho. No Linux ele usa o toolchain do Arduino IDE.
Eu não tinha reparado mas o MPLAB X também importa projetos do IAR e do próprio ATMEL Studio. Essa fusão com a Atmel fez bem pra microchip, não apenas a colocou no mundo ARM como arejou um pouco o MPLAB, só não encontrei ainda se ele sabe usar o USBasp ou só o PICKIT4 com os AVR e ARM da Atmel
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 22 Jun 2019 18:03

pamv escreveu:fiz uns testes com alguns programas do Arduino, ele importa e compila direitinho

Demora a mesma eternidade para compilar ? É de arrancar os cabelos...
No avr-gcc sao menos de 10s, mesmo pra um programa grande.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor pamv » 22 Jun 2019 18:30

Com target Arduino UNO eu achei mais rápido que o IDE do Arduino, mas não comparei um com o outro. O MPLAB imprime o tempo, mas o IDE do Arduino, não. E eu não tenho nenhum programa grande o suficiente pra cronometrar externamente o tempo de compilação. Ainda não testei com o DUE.
pamv
Word

Mensagempor milordy » 23 Jun 2019 00:20

Aquino escreveu:Depois de muitos anos sem fazer nada com PIC precisei fazer código pra um PIC12F1840. Comecei a ler o datasheet e vi que os registradores ainda eram familiares mas mesmo assim precisaria de um tempo lendo o datasheet pra fazer o que eu precisava. Foi então nesta hora que pensei:"Pegarei um atalho", então eu utilizei o gerador de código para configurar uma interrupção do timer 1 a cada 1ms, configurei o PWM e o ADC.
Não é que tudo funcionou de cara? Pior, a estrutura de código é até bonita, colocando um ponteiro para a função que vai tratar cada IRQ.
Eu tinha aqui um PIC KIT3, resolvi tentar debugar com ele. Não é que deu até pra ver o valor das variaveis? Claro, não chega a ser o debug com JTAG ou BDM, (ou até aquele da ZILOG dos eZ8) mas pra resolver coisas simples é uma mão na roda.
Então tiro PIC da minha lista de coisas que odeio.
No lugar coloco pessoas que usam camisa com aquela hashtag lá.

Para configuração é muito simples,rápido e pratico,único problema que não suporta os pic dinossauros,e infelizmente no brasil só encontra esses basicamente. No exterior os novos pics são mais barato que os antigos,mesmo com mais periféricos.
milordy
Nibble

Voltar para AVR