Moderadores: 51, guest2003, brasilma
RobL escreveu:Uma das possibilidades é o programa rodar após gravar e a porta do reset; for configurada como saída, pelo programa.
Se os 12Vcc não sair de lá, pode fundir o diodo de proteção interno ou a própria saída.
brasilma escreveu:De onde está vindo os seus 12V? É estabilisado?
brasilma escreveu:Ok.
O que poderia ser feito é verificar com um osciloscopio se o programador está acionando a gravação da forma indicada pela Atmel, principalmente a questão de alimentar o uC com VCC antes de injetar os 12V.
Não resolvendo também é possivel tentar outro projeto.
Com certeza o algoritmo da Atmel não estava sendo seguido pois o ledinho ficava aceso direto durante o teste, não por falha do projeto mas sim por algum erro meu.
Não estava tentando gravar nada, apenas tentando ler os fuses.
O PIC só grava com 12V no pino do reset e nunca pifou um PIC.
Estou vendo outros esquemas , mas não vou desistir deste.
bug escreveu:brasilma escreveu:Ok.
O que poderia ser feito é verificar com um osciloscopio se o programador está acionando a gravação da forma indicada pela Atmel, principalmente a questão de alimentar o uC com VCC antes de injetar os 12V.
Não resolvendo também é possivel tentar outro projeto.
Com certeza o algoritmo da Atmel não estava sendo seguido pois o ledinho ficava aceso direto durante o teste, não por falha do projeto mas sim por algum erro meu.
Não estava tentando gravar nada, apenas tentando ler os fuses.
O PIC só grava com 12V no pino do reset e nunca pifou um PIC.
Estou vendo outros esquemas , mas não vou desistir deste.
Espúrios; parasitas; etc. podem pifar o uC ?
Fazendo testes na plaqueta com fonte estabilizada e com indicação de corrente, percebi que ao ligar , o consumo da plaqueta era normal (5 mA) , e ao dar um leve toque com a chave de fenda na base de Q4 o consumo subia para 45 mA, desligando a plaqueta a corrente voltava ao normal.
Moral da estória: o circuito tem que ser montado com os RNs originais, ou com BCs e uma placa melhor elaborada.
Não desisti do Resistor, acho que se tivesse, o chip não teria pifado.
Como diria um Amigo: Em eletrônica 1 metro a mais ou um kilometro a menos não faz diferença
Acho qui to pricizano dum ispequitro ana laize.
Brigado pessoal!
Mais uma: Se os gravadores da Atmel fossem mais baratos eu não compraria um, gosto de montar.
Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante