controle motor AC

Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Motores, Geradores, etc....

Moderadores: 51, guest2003

controle motor AC

Mensagempor rcakto » 19 Jun 2013 02:37

Olá pessoal,

Desapareci mas estou vivo...
Eu e um amigo meu estamos montando um carro eletrico, e estava estudando sobre o controle de motores AC.
A minha duvida é o seguinte, em motores de passo, para diminuir a corrente de pico alimentace as bobinas com a metade da corrente nominal geralmente, mas e nos motores a indução?? é possivel ter uma pre-alimentação sem rotação??
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Re: controle motor AC

Mensagempor proex » 19 Jun 2013 07:27

Motor de passo é um motor a indução.
proex
Dword

Mensagempor andre_luis » 19 Jun 2013 08:12

rcakto escreveu:...nos motores a indução?? é possivel ter uma pre-alimentação sem rotação??

Não consigo imaginar como isso poderia ser feito...
Mas em se tratando de carro elétrico - que supostamente vai extrair a energia das baterias - porque realizar um controle AC ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 19 Jun 2013 08:37

Os acionadores de motores desses veículos são justamente o segredo do sucesso deles - alta tecnologia - frenagem regenerativa,...

Alguma coisa básica poderia partir de um acionamento PWM.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 19 Jun 2013 10:54

rcakto escreveu:Olá pessoal,
...
Motores a indução?? é possivel ter uma pre-alimentação sem rotação??

Se rotação não há, pra que ?

O Motor mais indicado no caso seria o Trifásico

trifásico e síncrono.
DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 21 Jun 2013 14:25, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor andre_luis » 19 Jun 2013 12:01

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:...O Motor mais indicado no caso é o Servomotor...

Achei que esse tipo de motor fosse melhor indicado para posicionamento estático.
O caso do rcakto envolve tracionamento provavelmente em regime continuo, mas posso estar enganado.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ELFS » 19 Jun 2013 23:12

Procura "Brushless Motors" da uma olhada na DX tem algumas coisas para brincar com estes motores.

http://dx.com/p/mystery-bec-esc-for-bru ... -12v-13025
ELFS
Byte

Mensagempor ELFS » 19 Jun 2013 23:20

rcakto escreveu:Olá pessoal,

Desapareci mas estou vivo...
Eu e um amigo meu estamos montando um carro eletrico, e estava estudando sobre o controle de motores AC.
A minha duvida é o seguinte, em motores de passo, para diminuir a corrente de pico alimentace as bobinas com a metade da corrente nominal geralmente, mas e nos motores a indução?? é possivel ter uma pre-alimentação sem rotação??

Uma pre-alimentação pra que?
Sem rotação é jogar energia fora!
O motor de passo é um tipo especial de motor Brushless, " motor AC com ímã permanente".
ELFS
Byte

Mensagempor rcakto » 20 Jun 2013 04:02

Bom, vamos por parte.

Estamos usando como base o FIAT UNO do meu colega.

De acordo com ele a rotação do "motor" varia de 3000 a 5000 rpm e o torque de +-10 kgfm
Conversando com o pessoal do detran, é quase impossível ser aceito um carro elétrico com brushless por causa das exigências de segurança e afins (resumindo a m**** do brasil só fode quem quer parar de usar combustível fóssil) .
Para se ter uma ideia, é PROIBIDO do carro ser auto sustentável, sendo assim não posso colocar um pequeno gerador 3F de 1kW, pois no papel o consumo do carro esta sendo de -1KW com luz e radio ligados.
Conversando com o pessoal da WEG, o vendedor me informou que para trabalhar com uma rotação de no máximo 5000 rpm, um motor de 10HP iria atender junto com um inversor de frequência, mas a partida do motor seria de uns 5s. De acordo com a m**** do meu professor, iria levar uns 20s para o carro chegar a 100 Km/h e como não entendo nada de carro, a maioria esta achando ruim pois esta tendo o mesmo desempenho que o motor a combustão.
posteriormente vou adaptar um gerador caso o consumo seja baixo (2-5KVA).

Para tentar diminuir o tempo de partida do motor, estava pensando em deixar pre alimentado... outra solução seria liga-lo a uma frequencia de 1-5Hz.
mas sera que com a baixa frequencia nao acabe tendo o mesmo efeito de alimenta-lo com corrente continua??
rcakto
Word

Mensagempor ELFS » 20 Jun 2013 14:58

rcakto escreveu:Bom, vamos por parte.

Estamos usando como base o FIAT UNO do meu colega.

De acordo com ele a rotação do "motor" varia de 3000 a 5000 rpm e o torque de +-10 kgfm
Conversando com o pessoal do detran, é quase impossível ser aceito um carro elétrico com brushless por causa das exigências de segurança e afins (resumindo a m**** do brasil só fode quem quer parar de usar combustível fóssil) .
Para se ter uma ideia, é PROIBIDO do carro ser auto sustentável, sendo assim não posso colocar um pequeno gerador 3F de 1kW, pois no papel o consumo do carro esta sendo de -1KW com luz e radio ligados.
Conversando com o pessoal da WEG, o vendedor me informou que para trabalhar com uma rotação de no máximo 5000 rpm, um motor de 10HP iria atender junto com um inversor de frequência, mas a partida do motor seria de uns 5s. De acordo com a m**** do meu professor, iria levar uns 20s para o carro chegar a 100 Km/h e como não entendo nada de carro, a maioria esta achando ruim pois esta tendo o mesmo desempenho que o motor a combustão.
posteriormente vou adaptar um gerador caso o consumo seja baixo (2-5KVA).

Para tentar diminuir o tempo de partida do motor, estava pensando em deixar pre alimentado... outra solução seria liga-lo a uma frequencia de 1-5Hz.
mas sera que com a baixa frequencia nao acabe tendo o mesmo efeito de alimenta-lo com corrente continua??

Em motor elétrico não existe a possibilidade de pre-alimentação como mencionou o que poderia ser pensado é uma embreagem para deixar o motor girando. Não vejo ganho algum numa gambi deste tipo. Considere um sistema de controle com um motor DC ou um motor sem escova onde se controla o torque de partida para que a corrente fique abaixo da corrente maxima que tua fonte fornece.
Quanto aos tempos de partida e velocidade final é isto ai "Cavalo corre cavalo come" Quer desempenho maior? Motor com potencia e bateria maior.
Não entendi a questão de segurança em relação ao motor brushless.
ELFS
Byte

Mensagempor rcakto » 20 Jun 2013 15:34

Obrigado a todos pela ajuda.

ELFS, tambem não entendi sobre o problema com relação a segurança. Para se ter uma ideia, fui em uma empresa que trabalha fazendo alterações nos carros como turbo e afins, e me informaram que um carro deles nao foi aceito na vistoria do detran pois trocaram o alternador para um modelo brushless.

Resumindo irei precisar fazer o controle escalar e vetorial para manter o torque/rotação e torce para ter os 100km/h em no maximo 20s pela perda de peso.
rcakto
Word

Mensagempor proex » 20 Jun 2013 17:56

rcakto, procurei no site do Contran e não achei nada sobre a proibição de Carros auto sustentáveis e nem a proibição de alternadores sem escovas.

VC saberia me dizer onde acho essas leis descritas?

.
proex
Dword

Mensagempor ELFS » 20 Jun 2013 19:50

rcakto escreveu:Obrigado a todos pela ajuda.

ELFS, tambem não entendi sobre o problema com relação a segurança. Para se ter uma ideia, fui em uma empresa que trabalha fazendo alterações nos carros como turbo e afins, e me informaram que um carro deles nao foi aceito na vistoria do detran pois trocaram o alternador para um modelo brushless.

Resumindo irei precisar fazer o controle escalar e vetorial para manter o torque/rotação e torce para ter os 100km/h em no maximo 20s pela perda de peso.

São os tupiniquins em ação, considerando que a evolução dos ímã permanente permite a fabricação de motores e geradores mais eficientes porque não usa-los.
ELFS
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 21 Jun 2013 14:28

andre_teprom escreveu:
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:...O Motor mais indicado no caso é o Servomotor...

Achei que esse tipo de motor fosse melhor indicado para posicionamento estático.
O caso do rcakto envolve tracionamento provavelmente em regime continuo, mas posso estar enganado.
+++

Correto André Teprom

Já editado e corrigido.

Abraço e obrigado.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor edison » 21 Jun 2013 21:34

Existem inversores de frequencia trifásicos com entrada p/ baterias.

Video :Motor AC funcionando com inversor e baterias

Ele usou um inversor da Bergeselectronic modelo ACM

Nesse forum pode obter algumas dicas:
http://evectra.blogspot.com.br/

Mais um.
http://ivanbennett.com/forum/index.php
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Próximo

Voltar para Eletrotécnica