ARCO VOLTAICO EM CHAVE MECÂNICA

Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Motores, Geradores, etc....

Moderadores: 51, guest2003

ARCO VOLTAICO EM CHAVE MECÂNICA

Mensagempor sergiotronic » 27 Ago 2014 19:12

Pessoal, comprei um motoredutor de portão eletrônico 1/3 HP 220 volts, 3 fios, um principal e os outros dois com capacitor de 12 uF para rotação num e noutro sentido. Liguei o principal na fase 1, e peguei um dos outros fios e coloquei na fase 2 através de um contato mecânico limpo. Notei que ao abrir o contato (e muitas vezes também ao fechar) ocorria o nosso famoso arco voltaico dado a carga ser indutiva. Aí começou meu dilema, coloquei circuito RC das duas formas possiveis, em paralelo com a carga ou em paralelo com a chave. Variei muito os valores de C e de R. Nada deu jeito. O consumo do motor com eixo vazio é pouco, 1,14 ampéres. Sempre algum centelhamento esteve presente em todos os testes que fiz. Fiquei imaginando como pode a literatura falar tanto em circuito RC para dar fim a este efeito e na prática não ocorrer este fim ?

Peguei um triac BTA-12-400 e liguei ele sozinho com um único DIAC (E MAIS NADA) e pronto, decidi chavear o gate do triac. É um triac 12 ampéres, liguei sem dissipador, ou usarei um mísero qualquer só para garantir quando ele estiver com carga. Acionei umas dezenas de vezes e só de sacanagem fiquei pulsando o fio com a mão mesmo, funcionou todas as vezes sem o triac sequer aquecer sem dissipador.

Será então impossivel zerar de vez o arco em contatos mecânicos apenas com RC ?

Valeu pessoal.
sergiotronic
Byte

Re: ARCO VOLTAICO EM CHAVE MECÂNICA

Mensagempor andre_luis » 27 Ago 2014 23:02

Acredito que o arco tenha sido eliminado pelas "capacitancias e resistencias" parasitas do tiristor, o que não é uma noticia boa, já que essas descargas estarão sendo dissipadas no dispositivo. Queira ou não, um snubber externo continua sendo necessário, e o fato de o componente não ter queimado ainda, náo quer dizer que não esteja sendo sobrecarregado.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor sergiotronic » 28 Ago 2014 07:55

Valeu André, mas o triac está totalmente frio, sem nenhum dissipador, e mesmo eu pulsando o fio do motor no gate dele. Mas o que eu gostaria mesmo é que os colegas postassem suas experiências com RC direto nos contatos mecânicos ou em paralelo com motores já que tudo que se pesquisa na internet diz que basta isso para eliminar os centelhamentos, será tudo mentira ?
sergiotronic
Byte

Mensagempor xultz » 28 Ago 2014 08:20

Não é mentira, o que você precisa é fazer um correção do fator de potência, se conseguir deixar tem motor com fp=1, ele não deve abrir arco. O duro é conseguir isto sem ter um medidor de fp.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 28 Ago 2014 08:54

O Triac corta quando a corrente, por ele, passa por zero
logo, não há Arco Voltaico.

Não esquecer da proteção DV / Dt (Snubber) pois, transientes da rede podem fazer
gatilhamento espúrio, o que é muito prejudicial ao Triac

Dj
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 28 Ago 2014 09:21, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor sergiotronic » 28 Ago 2014 09:15

Valeu pessoal, vamos esquecer o triac pois já vi que soluciona o centelhamento.

O dificil é ver na internet um monte de afirmações sobre eliminar com RC e isso nem de longe ocorrer na prática, e olha que estou com um motor de baixa potência...

Meu próximo teste será pôr um filtro de linha destes usados em informática em série com o motor e ver se ocorre ou centelhamento.
sergiotronic
Byte

Mensagempor andre_luis » 28 Ago 2014 09:18

O fato de não estar saindo arco voltaico com o Tiristor, significa apenas que esse surto de energia está sendo absorvido por dele. Se não está aquecendo, não significa que está operando dentro das especificações do valor maximo absoluto permitido, como inclusive odv/dt, e o componente poderá em algum momento queimar devido á isso. Repare que diferentemente de uma chave ou rele -onde a isolação é definida pelo AR, no caso de componentes de silicio, a propria estrutura do dispositivo ( o substrato ) acaba atuando nesse amortecimento devido ás suas capacitancias parasitas, mas o preço disso é a propagação desse surto no material além do que foi projetado.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Silvio51 » 04 Set 2014 22:46

Sergio...começou com o valor básico de 100nF + 100R (em série) ligados em paralelo com cada contato do relé/contactor?

Este problema aconteceu comigo sometimes, pero sempre consegui contornar com este snubber..
Silvio51
Byte

Mensagempor sergiotronic » 05 Set 2014 07:08

Agradeço a todos que se manifestaram.
Diante de tantas variáveis de RC só fui consegui bom resultado colocando 220 nF x 400 volts em série com 0,56R x 3 watts em paralelo com o motor de 1/3 HP 220 volts acionador de portão eletrônico. Mas para chegar neste resultado eu testei centenas de combinações e quebrei uma chave fim de curso para ver o arco voltaico ocorrendo. Com estes valores de RC não deu arco em momento algum do chaveamento. Note que foi em paralelo com o motor e não com a chave. Já havia feito testes em paralelo com a chave. Acreditem, fiz centenas de testes. Então chegamos a conclusão que filtro RC é individual, ou seja, o que funciona para um motor pode não funcionar tão bem para outro. O jeito é ir testando na bancada, e o melhor instrumento é o olhômetro, digo, ficar olhando para os contatos no ato do chaveamento. No meu caso fiz 50 chaveamentos repetidos e nenhum arco ocorreu. Com outros valores de RC gerava arco logo entre a primeira e a quinta tentativa.

Valeu pessoal, post resolvido.
sergiotronic
Byte

Mensagempor xultz » 05 Set 2014 08:34

Sérgio, meu palpite é que o resistor de 0,56 pode ser eliminado. O que aconteceu é que você encontrou, na tentativa e erro, o valor do capacitor que corrige o fator de potência, tanto que você ligou ele em paralelo com o motor, que é a ligação normal para capacitor de correção de fp.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2014 10:14

Minha opinião:
O conjunto RC em // com a chave até tenderia a reduzir o arco sobre ela. Isso fechando o circuito através da rede (motor, chave, fase e neutro). É um baita percurso.
O motor é o dispositivo que devolve a energia acumulada ao se cortar o circuito fora da corrente zero. Com o RC em // com o motor, a componente da corrente em alta frequência gerada pela abertura da chave possui um percurso restrito entre o RC e o motor, contribuindo para reduzir a centelha na chave.
O valor de C tem que ser tal que possa absorver essa energia. O capacitor vai se carregando e sua tensão fica dentro das especificações dele, que é inferior à produção de um arco.
O valor de R (em série) tem que ser tal que limite o pico de corrente dentro de valores aceitáveis. Qual é este valor? Tem a ver com a vida útil do capacitor e tem a ver com a máxima tensão no par RC, ou no motor.
Um resistor de maior valor deve ser colocado em paralelo com o capacitor, para que este possa ser descarregado lentamente. O ideal é prever o período mínimo entre uma desligada e a "ligada" seguinte e fazer o capacitor se descarregar antes deste período. Isso permite um mínimo de consumo deste resistor no período em que o motor estiver ligado.
Para motores com potências maiores os valores dos capacitores também aumentarão. Talvez fique mais interessante utilizarem-se triacs ou tiristores.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Eletrotécnica