por sergiotronic » 27 Ago 2014 19:12
Pessoal, comprei um motoredutor de portão eletrônico 1/3 HP 220 volts, 3 fios, um principal e os outros dois com capacitor de 12 uF para rotação num e noutro sentido. Liguei o principal na fase 1, e peguei um dos outros fios e coloquei na fase 2 através de um contato mecânico limpo. Notei que ao abrir o contato (e muitas vezes também ao fechar) ocorria o nosso famoso arco voltaico dado a carga ser indutiva. Aí começou meu dilema, coloquei circuito RC das duas formas possiveis, em paralelo com a carga ou em paralelo com a chave. Variei muito os valores de C e de R. Nada deu jeito. O consumo do motor com eixo vazio é pouco, 1,14 ampéres. Sempre algum centelhamento esteve presente em todos os testes que fiz. Fiquei imaginando como pode a literatura falar tanto em circuito RC para dar fim a este efeito e na prática não ocorrer este fim ?
Peguei um triac BTA-12-400 e liguei ele sozinho com um único DIAC (E MAIS NADA) e pronto, decidi chavear o gate do triac. É um triac 12 ampéres, liguei sem dissipador, ou usarei um mísero qualquer só para garantir quando ele estiver com carga. Acionei umas dezenas de vezes e só de sacanagem fiquei pulsando o fio com a mão mesmo, funcionou todas as vezes sem o triac sequer aquecer sem dissipador.
Será então impossivel zerar de vez o arco em contatos mecânicos apenas com RC ?
Valeu pessoal.