Estrela-Triângulo

Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Motores, Geradores, etc....

Moderadores: 51, guest2003

Estrela-Triângulo

Mensagempor sergiotronic » 07 Out 2014 10:43

Galera, sabem aquelas questões que você sabe a resposta mas precisa confirmar com outros ? rsrs, pois é. Alguém diria: "Então você não sabe". Sei, mas preciso confirmar, rs.

Tenho 3 lâmpadas industriais para secagem, são lâmpadas infravermelho. Na verdade tenho um banco de lâmpadas, vou dizer três apenas para simplificar já que cada banco está em paralelo. Elas funcionam com 220 volts. Aonde elas irão trabalhar se eu usar o neutro a tensão entre fase-neutro será 127 volts. Me restou então ligar em triângulo. Só que a multiplicação por raiz quadrada de 3 impôs óbviamente o uso de cabos elétricos bem grossos (e caros). Controlo estas lâmpadas com relés de estado sólido (eles apenas liga e desliga). Pergunto se eu poderia ligar em estrela sem neutro e quais seriam as consequencias disso ? Se as consequencias forem poucas acho que pode valer a pena pois o comprimento dos cabos é grande e daí o custo também.

Valeu, agradeço quem puder opinar com comentários mais práticos, não queremos discutir aqui as teorias da eletricidade. Pelo menos não neste momento.
sergiotronic
Byte

Re: Estrela-Triângulo

Mensagempor edsont » 07 Out 2014 11:51

Eu ACHO (frisando que não sou engenheiro) que enquanto as cargas estiverem balanceadas, sem problema. Mas se uma lâmpada queimar o circuito ficará desbalanceado. O resultado não sei. As lampadas que restarem nesta ponta da estrela ficam sobrecarregadas e queimam?
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor Jairo15 » 07 Out 2014 14:16

Se a tensão onde você fará a instalação for de 220V entre fases e 127V entre fase e neutro, você ficará com 127V sobre as lâmpadas ligando em estrela, usando ou não o neutro. Como você comentou que suas lâmpadas são 220V só vai funcionar se ligar em triângulo.

Tem outra, como o Edson comentou se as cargas forem iguais não precisa de neutro, mas se queimar alguma lâmpada vai causar um desequilíbrio e a tensão no centro do triângulo não será mais 0V, nesse caso o neutro manteria esse equilíbrio que passaria a ter corrente.

2cr4jef.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Jairo15
Nibble

Mensagempor brasilma » 07 Out 2014 15:02

Se as lâmpadas são 220V creio que ligando em estrela a diferença de potencial sobre cada uma será de 127V, ou não?
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor sergiotronic » 07 Out 2014 18:29

É isso aí pessoal, todos tem razão, vai dar 127 volts e aí não há alternativa.
Não sei se tópicos resolvidos são fechados mas este já foi.

Obrigado
sergiotronic
Byte

Mensagempor brasilma » 07 Out 2014 22:02

Se a rede fosse 380V daria certo...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor norad58 » 09 Nov 2014 11:36

Já vi aplicação similar onde no lugar das lâmpadas eram 3 grupos de resistências de aquecimento. Mas cada grupo é formado por resistências em ligação paralelo. O primeiro grupo era ligado nas fases RS, o segundo nas fases ST e o terceiro nas fases RT. Se queimar alguma resistência/lâmpada somente haveria um pequeno desequilíbrio de corrente, mas todas resistências/lâmpadas ainda estariam alimentadas com a tensão nominal.
Não é recomendável ligar grupos de resistências ou lâmpadas em serie e paralelo, pois a queima de um elemento provoca diferença de carga/corrente neste grupo e acarreta queima de outros elementos. Pior no caso da lâmpadas, se duas lâmpadas estiverem com vida útil diferentes, sempre uma vai conduzir mais que a outra, provocando desequilíbrio de carga.
Estrela-triangulo normalmente usam para partida de motores AC e fechamento de trafos, com sistema de contatores, atualmente usam soft-start eletrônico de partida para motores.
norad58
Word

Voltar para Eletrotécnica